Como lidar com o conflito no ambiente de trabalho Cultura, Liderança, Relacionamento

conflito-no-ambiente-de-trabalho

Ninguém gosta de lidar com conflito no trabalho. Infelizmente para os representantes de RH, muitas vezes eles têm que lidar com o peso das preocupações da resolução de conflitos. Seja de colegas de trabalho que não gostam uns dos outros, ou de uma relação negativa entre um patrão e empregado, o conflito leva à baixa produtividade e afeta todos no local de trabalho. Para os representantes de RH é importante abordar qualquer conflito com uma ação sistemática que deixa de fora do calor do conflito, para que se possa fazer uma avaliação  imparcial. Para a resolução mais eficaz de conflitos, aqui estão algumas dicas a considerar.

1. Permita um período para tudo se acalmar

Enquanto algumas situações podem exigir interferência imediata, como quando a luta fica física, em geral as  pessoas estarão mais aptas a discutir o que aconteceu depois de terem tido a chance de esfriar a cabeça depois de uma discussão. Tente agendar uma reunião para o dia seguinte, assim os sentimentos não vão desaparecer e todos os envolvidos tem a chance de voltar a reorganizar os seus pensamentos.

2. Converse com as partes envolvidas ao mesmo tempo

É importante, tanto para mostrar aos envolvidos que você não tem preconceito, quanto para prevenir-se de tornar-se tendencioso, evitar conversar com as pessoas sozinhas. Se você conversar com um trabalhador em primeiro lugar, você pode inconscientemente tomar seu partido, porque você ouviu apenas um lado da história. Em vez disso, tenha ambas as partes em sua sala e permita que cada pessoa conte o seu lado sem interrupções. Evite expressar sua opinião em toda essa conversa.

3. Procure um ponto em comum

Uma vez que ambos os lados tiveram a chance de se expressar, tente buscar um ponto em comum. Talvez os dois colegas de trabalho sejam realmente apaixonados pelo sucesso de um projeto e estejam batendo de frente porque ambos são muito preocupados com o sucesso. Talvez um colega de trabalho tenha uma tendência a brincar e está inconscientemente ferindo os sentimentos do outro colega de trabalho. Em ambos os casos, o objetivo não é estabelecer a culpa, a menos que algo realmente ilegal ou abusivo esteja acontecendo. Em geral o objetivo é ajudar os funcionários a compreender o ponto de vista um do outro.

4. Aja com autoridade

Durante a resolução de conflitos, é importante manter a sua autoridade como  gerente de RH. Isso significa aderir às orientações e prazos que você definiu, em vez de ser um chefe ou gerente que quer contornar a situação. Isso é fundamental para manter a resolução justa para os funcionários de nível mais baixo, e deixar as partes envolvidas saberem que as decisões que você toma são definitivas.

5. Mantenha um registro de todas as preocupações legais

Se durante uma resolução você se deparar com qualquer coisa com implicações legais, como assédio sexual, extorsão ou abuso físico, será importante para a parte acusadora fazer uma reclamação formal. Qualquer ação que você tomar depois disso deve ser cuidadosamente pensada e seguir as orientações descritas pela lei. Nenhum representante de RH quer acabar com uma ação judicial e sem evidências para apoiar suas ações.

6. Busque uma solução

Depois de ter feito todo o possível para ajudar as partes em conflito  a encontrar um ponto comum, busque uma solução para o problema. Idealmente, a solução virá das partes envolvidas, mas se eles não puderem chegar a uma resolução, você pode procurar uma de sua preferência. Isso pode significar a definição de diretrizes de como os colegas de trabalho prosseguem em uma tarefa, pedir uma mudança em alguma configuração de equipe, ou talvez ajudar um gerente a estabelecer um novo programa de valorização do funcionário que seja mais eficaz.

7. Dê seguimento

Não se esqueça de acompanhar os funcionários para ver se as novas diretrizes estão sendo seguidas e ver se quaisquer alterações adicionais precisam ser feitas. Tenha sempre em mente que o objetivo final é criar um ambiente de trabalho saudável.

Autor: Jacob Kache

 Artigo publicado originalmente no site Lead Change Group
Como lidar com o conflito no ambiente de trabalho
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Últimos Comentários

Deixe um Comentário