Carreira

Salário Jovem Aprendiz 2023: confira os valores e benefícios

Você sabe qual é o valor do salário oferecido através do programa Jovem Aprendiz? O salário atualiza anualmente, conforme é feita a atualização do salário mínimo, por isso ele está em constante atualização e esse valor deve ser acompanhado.

O Jovem Aprendiz é um programa que oferece grandes oportunidades para jovens que ainda não tiveram a oportunidade de ingressar em seu primeiro emprego.

Ou seja, é uma forma de capacitar novos profissionais, garantir que tenham experiência e o aprendizado necessário para serem bem sucedidos no que decidirem fazer de suas carreiras.

Se você é um jovem, que tenha entre 14 e 24 anos de idade, saiba que você pode estar dentro dos requisitos necessários para participar do programa Jovem Aprendiz.

Por isso, vamos conhecer qual é o salário Jovem Aprendiz 2023 e mais detalhes sobre este programa? Confira.

Leia também:

Salário Jovem Aprendiz 2023

Para o ano de 2023, o salário de Jovem Aprendiz ficou definido como sendo R$ 653,00 a média salarial e podendo chegar a, no máximo, R$ 1.581,00.

É preciso lembrar que o contrato de Jovem Aprendiz diz respeito a meio horário de trabalho, cerca de 6 a 8 horas de trabalho por dia, de segunda à sexta.

Assim como nos demais cargos e posições da empresa, o salário do Jovem Aprendiz pode variar de acordo com sua posição, grau de escolaridade, dentre outras particularidades.

Caso esse profissional seja contratado após o período em que trabalhou como Jovem Aprendiz, vindo a ser um profissional efetivo da empresa, seu salário irá mudar para o referente ao novo cargo e posição.

Consulte a empresa na qual você irá trabalhar como Jovem Aprendiz para saber qual será o salário que receberá, seus benefícios, horários e outras informações no mesmo grau de importância.

O que é Jovem Aprendiz?

O Jovem Aprendiz é um programa que foi criado com o intuito de oferecer a oportunidade do primeiro emprego para pessoas que ainda não tiveram essa experiência na vida, voltado para os nossos jovens.

É uma ótima solução para a questão da dificuldade de conseguir uma vaga de emprego hoje em dia, em vista que a grande maioria das empresas pedem experiência profissional para realizar uma contratação.

Há uma Lei que obriga as empresas a acatarem o programa Jovem Aprendiz, contratando jovens que tenham entre 14 e 24 anos para terem sua primeira experiência empresarial.

Deve haver uma porcentagem, que fica entre 5% e 15%, na empresa de jovens trabalhando neste cargo de Jovem Aprendiz. É uma forma do governo garantir que eles sejam incluídos no mercado de trabalho e não sofram com a falta de experiência na hora de conseguir um emprego fixo.

Através desse programa, eles aprendem a trabalhar em equipe, passam a entender os processos que ocorrem dentro de uma empresa, também têm a oportunidade de conhecer algumas áreas e, assim, até mesmo escolher a profissão que irão exercer através disso.

Ou seja, é um benefício para a empresa e para o jovem que precisa dessa experiência inicial para ser bem sucedido lá na frente.

Pré-requisitos para fazer parte do Programa Jovem Aprendiz

Existem alguns pré-requisitos que devem ser cumpridos pelos jovens que tiverem interesse em se inscrever no programa. São eles:

  • Ter entre 14 e 24 anos. Se for PCD (Pessoa Com Deficiência), não há limite de idade;
  • Estar estudando, seja no ensino fundamental ou no ensino médio;
  • Ter boas notas e poucas faltas na escola;
  • Se dedicar nas atividades teóricas e práticas que são oferecidas pelo programa e também pela empresa na qual estiver trabalhando;
  • Ser um bom aluno e um bom profissional, se dedicando em ambos.

Benefícios que podem ser ofertados pelas empresas que contratam através do programa de Jovem Aprendiz

  • Férias remuneradas (no mesmo período das férias escolares);
  • Assistência médica e odontológica;
  • Vale-Transporte;
  • Vale-Refeição ou Vale-Alimentação;
  • FGTS;
  • 13º Salário;
  • Cursos oferecidos pelo SENAC.

E, claro, sem contar com o salário que também fará parte dos benefícios recebidos por esse período de trabalho e aprendizado. O Jovem Aprendiz terá contrato assinado, podendo ser de até 2 anos, e irá trabalhar apenas de segunda à sexta.

Quais as vantagens de participar do programa Jovem Aprendiz?

Pouco se fala sobre o que acontece com os jovens depois que o período de participação no programa se encerra. Pois bem, muitos desses jovens conseguem permanecer na empresa em que realizaram seus trabalhos neste cargo de aprendizado.

Isso porque eles conseguem se destacar, através da dedicação e esforço que eles oferecem à empresa, o que faz com que eles vejam o potencial desses jovens e queiram contratá-los de uma vez.

Outra vantagem de fazer parte deste programa é que você já sairá com um amplo conhecimento sobre o mercado de trabalho, terá garantido sua primeira experiência e terá aprendido a lidar com as responsabilidades.

Muitas portas podem se abrir para você se tiver demonstrado interesse e preocupação com essa fase de estudos e trabalho.

Como participar do programa Jovem Aprendiz

Se você preenche os pré-requisitos que foram citados acima, terá a oportunidade de garantir uma vaga no programa Jovem Aprendiz.

O programa foi feito para todos os jovens que buscam experiência profissional através de uma boa base de aprendizado e confiança.

Você poderá fazer a sua candidatura através do site do Jovem Aprendiz e ficar por dentro de todas as informações sobre o programa.

Conclusão

O programa Jovem Aprendiz tem mudado a vida de muitos jovens estudantes em nosso país, oferecendo oportunidades que talvez, muitos deles, não veriam tão cedo.

O objetivo é capacitar o maior número de jovens possíveis para que haja menos desemprego, mais facilidade para conseguir o primeiro emprego e mais profissionais capacitados e preparados para o mercado de trabalho.

Como citamos acima, muitos deles se mostram tão competentes e prestativos para a empresa em que trabalharam como Jovem Aprendiz, que acabam sendo contratados efetivamente por elas.

Busque se capacitar, estudar, melhorar o seu currículo profissional e aprender com quem já está há muitos anos no mercado e, dessa forma, terá grandes chances de ser bem sucedido em sua vida profissional.

Comece fazendo sua inscrição para o programa Jovem Aprendiz 2023.

Deixe seu Comentário