Entrevista

Como fazer uma entrevista de emprego na sua empresa?

Como fazer uma entrevista de emprego

Como fazer uma entrevista de emprego em sua empresa? Essa é uma dúvida comum no meio empresarial. Afinal de contas, a maioria dos artigos foca no entrevistado, não no entrevistador, esquecendo que uma entrevista é uma via de mão dupla. O potencial empregado está frente às suas perguntas e cabe a você aprender sobre ele e suas habilidades promissoras.

Em troca, é necessário ao empregador preparar um conjunto de perguntas para direcionar ao entrevistador sobre a posição e a empresa. Para, assim, ter certeza de que a vaga será assumida pelo melhor candidato.

Além disso, se o empregador não preparar perguntas inteligentes, corre o risco de o entrevistador assumir que não está interessado ou não está preparado para o cargo. Para tanto, confira a seguir algumas das perguntas mais comuns e mais produtivas e descubra, ao longo desse artigo, como fazer uma entrevista de emprego na sua empresa.

Como fazer uma entrevista de emprego?

Confira algumas perguntas para entrevista de emprego que você pode fazer ao entrevistar um novo candidato a uma vaga na sua empresa.

Perguntas comuns em entrevistas de emprego

Quando você está entrevistando um candidato para uma posição interna, muitas das perguntas que você fará são questões típicas de entrevista que todos os candidatos, internos e externos, devem responder.

Não se prive, por exemplo, de fazer perguntas comuns como “por que você é o melhor candidato para essa vaga?”. Afinal de contas, cabe ao entrevistado convencer o empregador do porquê ele é a pessoa mais adequado para o cargo ao qual concorre. Alguns exemplos de perguntas comuns, mas necessárias, são:

  • Fale-me mais sobre você.
  • Por que você é o melhor candidato para essa posição?
  • Qual o seu maior ponto forte?
  • De que realização pessoal você mais se orgulha?
  • Onde você se vê daqui a cinco anos?

Perguntas sobre o emprego atual

Além disso, ao entrevistar um candidato para uma posição em sua empresa, o candidato deve responder perguntas específicas sobre o porquê deseja deixar seu emprego atual. Perguntas comuns de como fazer uma entrevista de emprego focando no trabalho atual do candidato à vaga podem incluir:

  • Por que você quer deixar seu emprego atual?
  • Por que você quer ser promovido?
  • Seu gerente sabe que você se inscreveu para este trabalho?
  • Seu gerente recomendaria você para esse cargo?
  • Como é trabalhar para o seu supervisor?
  • Se perguntassem às pessoas que trabalham com você por que você deveria ser contratado, o que elas diriam?
  • O que você mais gosta na sua posição atual na empresa?
  • O que você não gosta no trabalho em que está agora?
  • Qual foi a sua maior história de sucesso no departamento em que trabalhava?
  • Quais outros cargos você ocupou na empresa?

Lembre-se de que, quando falamos de como fazer uma entrevista de emprego, as melhores perguntas a serem feitas são focadas e abertas. Ou seja, uma dica profissional é evitar perguntas afirmativas. Em suma, não se prive de perguntas amplas que sejam difíceis de responder à primeira vista. Afinal de contas, é a partir dessas linhas de raciocínio do entrevistado que você descobrirá seu potencial para sua empresa.

Ainda não sabe como fazer uma entrevista de emprego na sua empresa? Não se preocupe. Temos mais alguns exemplos comprovados de boas perguntas para fazer em uma entrevista.

Como fazer uma entrevista de emprego

Como fazer uma entrevista de emprego com boas perguntas?

1. Você entende as responsabilidades diárias desse trabalho?

Esta é sua chance de saber se o candidato compreende as responsabilidades de assumir a possível função, para que o entrevistador possa decidir se o candidato é adequado. Isto é, se o entrevistado tiver consciência do que a vaga implica, o empregador também obterá mais informações sobre as habilidades e pontos fortes específicos do entrevistado.

2. Quais você diria que são qualidades mais importantes para alguém se destacar nesse cargo?

Essa pergunta geralmente pode levar a informações valiosas que não constam na descrição da vaga. Ela pode ajudar o empregador aprender sobre as expectativas do entrevistado e descobrir se elas estão alinhadas ao que a empresa requer.

3. Quais são suas expectativas para esse cargo durante os primeiros meses?

Assim, através dessa pergunta, o empregador descobre quais são os planos a longo prazo do candidato que presumivelmente assumirá o cargo na empresa.

5. Onde você pretende estar daqui a cinco anos?

Se o empregador procura um candidato comprometido a exercer um cargo por muitos anos, ele deve verificar quais as expectativas do entrevistado e como ele se vê dali alguns anos. Afinal, isso garante que o entrevistado está disposto a crescer junto da empresa.

6. O que mais atrai você nesse emprego?

Ao colocar isso em perspectiva, o empregador descobre o que trouxe o entrevistado até ali. Ou seja, ele obtêm, de forma menos genérica, o que o candidato espera dessa vaga que pretende exercer. Assim, você tem uma espécie de feedback, compreendendo a visão que o candidato tem da empresa e porque ele a escolheu para se candidatar.

7. Qual seria seu plano de carreira ao assumir a função nessa empresa?

Ao assumir uma função, é importante garantir que o candidato tem um plano para crescer dentro da empresa. Isso demonstra não apenas comprometimento, mas ambição e disposição para se superar dentro de um cargo. Afinal de contas, é suposto que aquele que assumirá essa vaga pretende ser promovido em algum momento, subindo degraus dentro da empresa, com um plano de carreira centrado.

8. Por que você acha que se destaca em relação aos demais candidatos a essa vaga?

Esta, de fato, é uma pergunta ousada quando o assunto é como fazer uma entrevista de emprego. Afinal de contas, o empregador pergunta, indiretamente, quais são os pontos fortes em comparativo aos seus concorrentes. Nesse caso, cabe ao entrevistado convencer o empregador de que é merecedor da vaga e que está disposto a dar o seu melhor para fazer jus ao cargo na empresa.

Sem dúvida, com essas oito perguntas de como fazer uma entrevista de emprego mais eficiente, você terá um panorama profissional mais claro e revelador sobre o entrevistado candidatado a vaga em sua empresa.

Deixe seu Comentário