Carreira

8 ótimas dicas de como pedir uma promoção para o chefe

como pedir uma promoção para o chefe

Você sabe como pedir uma promoção para o chefe? Não? Então, este artigo é para você!

Durante nossa jornada profissional, enfrentamos muitos e muitos desafios. Você já se pegou imaginando que talvez mereça um cargo melhor? Porém, como pedir uma promoção para o chefe?

Algumas dicas podem te ajudar nessa tarefa e é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Chefes são bichos-de-sete-cabeças?

Se você tem um chefe, ou seja, se não trabalha por conta própria, provavelmente está louco para responder “sim” à pergunta deste título.

Enquanto, para uns, isso possa realmente ser verdade, visto que há muitos líderes que não sabem exercer seus papéis corretamente, para outros, trata-se apenas de encontrar a maneira mais adequada de abordar seus superiores e lidar com eles.

Estamos vivendo uma época em que muitas pessoas estão decidindo apostar no empreendedorismo. Sim, isso mesmo: muitos querem ser donos de seus próprios negócios, seja como MEI ou como empresário, se livrando da obrigatoriedade de responder a alguém. Ser dono do próprio nariz.

Ao mesmo tempo, muitas pessoas almejam construir uma carreira sólida em grandes empresas ou multinacionais, por exemplo. Para essas pessoas, o esquema de hierarquia, comum nas empresas, funciona melhor – e tudo bem. São essas pessoas que precisam “enfrentar” os chefes diariamente.

Então, voltando à pergunta do título, afinal, chefes são bichos-de-sete-cabeças?

Bem, se você chega atrasado todos os dias, se não faz suas tarefas como deveria, se arruma intrigas no ambiente de trabalho ou faz coisas do tipo, pode ser que o seu chefe realmente não goste muito de você. Aliás, como você ainda está empregado?

Por outro lado, se você é um bom profissional, talvez não seja tão difícil assim lidar com o seu chefe. É justamente para você que as dicas a seguir caem como uma luva!

8 dicas incríveis para quem precisa saber como pedir uma promoção para o chefe

1. Acredite no seu potencial

Só vale a pena pedir uma promoção – e, é claro, você só tem chances de consegui-la – se você tiver potencial para o que está almejando e acreditar nas suas qualidades e habilidades. Se você se mostrar confiante, terá muito mais chances de conseguir.

Nas empresas grandes, onde há muitas pessoas querendo conseguir cargos melhores, você pode encontrar dificuldades em conseguir uma promoção, afinal, a concorrência é maior. No entanto, se você chegar para conversar com o seu chefe com ar de derrota, muito provavelmente alguém vai conseguir a sua vaga. Confiança é essencial.

2. Seja um profissional exemplar

Para ter mais chances de conseguir uma promoção, você precisa ser um profissional exemplar, tanto a nível individual quanto coletivo. Seu desempenho deve ser bom a ponto de não deixar seu chefe com dúvidas na hora de ouvir seu pedido.

Lembra quando dissemos que o seu chefe provavelmente não gosta muito de você se você for um profissional mediano? Então: não seja.

3. Mantenha uma boa postura

Como consequência das duas primeiras dicas, vem essa terceira: mantenha uma postura profissional e decidida. Demonstre através de suas ações e palavras que você não quer a promoção apenas pelo lado econômico. Mostre ao seu chefe que você é um bom profissional, que quer crescer e continuar colaborando com a empresa.

4. Saiba separar o lado pessoal do profissional

Como pedir uma promoção para o chefe pode parecer uma tarefa difícil, muitas pessoas podem tentar utilizar a artimanha de apelar para motivos pessoais como “meu filho está doente” ou “preciso do dinheiro para ajudar minha família”.

Não faça isso. Separe o lado pessoal do profissional e entenda que seu chefe está ali para atender interesses unicamente corporativos.

Além disso, pode ser um erro ainda maior tentar envolver o lado pessoal do seu chefe nesse pedido. Se vocês têm uma boa relação fora do escritório, por exemplo, não misture as coisas.

como pedir uma promoção para o chefe

5. Peça dicas para amigos que conseguiram promoções

Obter dicas de quem já se deu bem pedindo uma promoção para o chefe é uma ótima maneira de aumentar suas chances de se dar bem também!

Pergunte a algum amigo que foi promovido recentemente depois de solicitar um cargo melhor a seu chefe e investigue como a conversa fluiu e quais foram os aspectos mais importantes do bate-papo.

6. Não enrole

Vá direto ao ponto. Seu chefe pode estar com inúmeros problemas para resolver e muitas coisas importantes para cuidar. Objetividade é essencial para pedir uma promoção. Além disso, com objetividade, você demonstra que está seguro a respeito do que deseja, aumentando suas chances de conseguir a promoção.

7. Faça um planejamento

Embora você deva ser direto e objetivo na hora de pedir a promoção, é interessante fazer um planejamento um ou dois dias antes da conversa oficial.

Pense bem sobre o que você vai falar e esteja preparado para responder qualquer pergunta que seu chefe possa fazer. Não adianta chegar para conversar com ele ou, então, resolver fazer isso de repente, pois você provavelmente ficará nervoso e não saberá a melhor forma de abordar o assunto. Esteja preparado de modo que a conversa possa fluir com mais segurança.

8. Escolha o dia certo

Existe hora certa para tudo, inclusive para pedir uma promoção.

Pesquisas feitas indicam que os melhores dias para fazer isso são às terças, quartas e quintas-feiras, por serem no meio da semana. Porém, se você perceber que seu chefe não está em um bom dia ou que está atarefado demais, é melhor deixar para outra hora.

Como pedir uma promoção para o chefe se ele acabou de perder um contrato de um excelente cliente ou quando ele está com o filho doente, por exemplo? Fique atento e observe se você está abordando seu chefe no momento mais adequado. Se não fizer isso, as chances de sair sem a promoção (e com as orelhas fervendo!) são altas.

Considerações finais

E aí, gostou dessas dicas de como pedir uma promoção para o chefe? Não se esqueça que, antes de qualquer coisa, você precisa ser um profissional que merece essa promoção. Seja comprometido, execute seu trabalho da forma correta e, então, parta para a conversa com segurança e objetividade. Boa sorte!

Deixe seu Comentário