Carreira

Como trabalhar em Farmácia: Principais vagas e Carreiras

Como trabalhar em Farmácia

Como trabalhar em farmácia? Essa é uma das dúvidas que mais assombram os brasileiros.

Será que o mercado também abre as portas para pessoas sem formação na área? Para responder a essas e outras questões super importantes sobre a profissão, nós do Recursos & Humanos decidimos produzir um artigo super completo para te ajudar na sua jornada.

Trabalhar em uma farmácia é a oportunidade perfeita para quem busca iniciar uma carreira de sucesso. A área é uma das que mais crescem no Brasil, além de ser uma das mais influentes em solo nacional.

Apesar da experiência profissional ser um ponto extremamente importante no mercado nacional, a área de farmácia é conhecida por ser extremamente democrática. Por isso, as posições hierárquicas neste ambiente de trabalho ajudam os diversos níveis de profissionais presentes no mercado.

Se você tem o sonho de trabalhar em farmácia e deseja se destacar na sua área de atuação, acompanhe aqui alguns dos principais pontos que podem te ajudar a alavancar a sua carreira.

E então, pronto para descobrir como trabalhar em farmácia? Vamos lá!

Como trabalhar em farmácia: principais requisitos e diferenciais que o ajudarão a se destacar na área

Como toda e qualquer área de atuação, trabalhar em farmácia exige uma série de requisitos super importantes que devem ser seguidos por todos os profissionais. Por isso, abordaremos todos aqui para que você já possa se preparar imediatamente.

Ah, e não se preocupe. Aqui, também falaremos sobre alguns diferenciais super interessantes que podem te ajudar, e muito, na sua jornada.

Requisitos

Como você já deve saber, não é necessário ter concluído o ensino superior para atuar em uma farmácia. O cargo de atendente pode, simplesmente, ser preenchido por um profissional que tenha completado pelo menos o Ensino Médio.

Ainda assim, é necessário entender que, graças ao sistema hierárquico tão característico da área, esse grupo de funcionários sem especialização é acompanhado e supervisionado por farmacêuticos plenos. Afinal, essa é uma exigência imposta pela legislação.

Esses profissionais são responsáveis por todos os atos praticados e autorizados na farmácia ou drogaria. Ainda assim, é preciso entender que, por motivos óbvios, você se sentirá bastante limitado.

Diferenciais

Toda a praticidade de poder atuar na área sem a necessidade de formação é acompanhada também por uma limitação natural.

Muitos profissionais sem formação acabam se vendo estagnados na farmácia. Para que isso também não aconteça com você, é necessário que você faça um curso profissionalizante da área em questão.

Cursos profissionalizantes podem lhe dar perspectivas mais animadoras, fazendo com que você se destaque em meio aos demais profissionais. Contudo, esse não é o único ponto que pode ajudá-lo a se destacar.

Uma excelente forma de se destacar em meio a tantos profissionais é possuir um conhecimento amplo de medicamentos. É claro que você não precisa ser um especialista na área, mas ter um bom conhecimento pode lhe dar uma certa autoridade no assunto.

Outra forma de se destacar é possuir uma boa noção de primeiros socorros. Muitas pessoas acabam recorrendo às farmácias em casos de acidente, como faltas de ar e ferimentos diversos.

Ter o conhecimento de tais técnicas pode ajudá-lo a se destacar facilmente entre os diversos funcionários.

Como trabalhar em Farmácia

Veja vagas relacionadas a área da saúde:

Como começar a trabalhar em farmácia?

Depois de conhecer alguns pontos super importantes sobre a área, chegou a hora de saber como começar a trabalhar em farmácia.

Como dissemos anteriormente, trabalhar em uma farmácia não é uma tarefa tão difícil assim. O sistema de empregabilidade da área é um dos mais convidativos e promissores do mercado de trabalho.

Vagas CLT em Drogarias e Farmácias

Um dos meios mais simples de se começar a trabalhar em uma farmácia é conseguir uma vaga como atendente em uma farmácia ou drogaria. Afinal, a vaga é uma das mais tranquilas de se ocupar, já que a mesma pode ser preenchida por profissionais sem formação na área.

Concurso Público

Outro método bastante eficiente de ingressar na área é através dos concursos públicos.

Muitas vagas se encontram disponíveis no sistema público de saúde, como nos diversos postos de atendimento espalhados por todo o país. Para saber mais sobre as vagas, basta ficar de olho no site do Ministério da Saúde ou nas secretarias de saúde do seu Estado.

Os concursos públicos são o método mais eficiente para aqueles que buscam por estabilidade e, é claro, um salário bastante amigável.

Contudo, é necessário lembrar que os concursos públicos só podem ser realizados por profissionais devidamente certificados.

Programa de Estágio

Fazer uma faculdade em Farmácia é o meio mais eficiente para aqueles que buscam por um leque de opções ainda maior. Afinal, são diversas áreas que podem ser ocupadas pelos profissionais da área.

Contudo, é impossível falarmos de universidade sem falarmos de estágio, não é mesmo?

Os programas de estágio são uma excelente porta de entrada para quem deseja ingressar na área. Afinal, a iniciativa de inserir jovens estudantes no mercado profissional é uma oportunidade e tanto.

Trainee

As vagas para trainee também são uma boa forma de ingressar na área. Diversos estudantes que acabaram de se formar terão um lugar de destaque.

Com a ampla segmentação da profissão, não há um meio melhor de se iniciar a carreira do que com uma vaga de trainee.

Prepare-se com essas dicas:

Quais cargos existem em uma farmácia?

Um dos maiores enganos, presentes no imaginário popular, é a de que só dá para atuar em farmácias e postos de saúde como farmacêuticos. Porém, isso não poderia ser mais equivocado.

Pessoas formadas em Farmácia (e mesmo pessoas de outras formações) contam com um leque extremamente amplo de oportunidades de serviço em um local como esse. Veja, em seguida, algumas das inúmeras opções:

  • Acupuntura;
  • Auditoria Farmacêutica;
  • Bancos de sangue e de órgãos;
  • Controle de pragas urbanas;
  • Fitoterapia;
  • Farmácia Veterinária;
  • Gerenciamento de Recursos do Serviço de Saúde;
  • Caixa;
  • Balconista.

Apesar de citarmos algumas das principais áreas que podem ser ocupadas por um farmacêutico, ainda existem uma série de outras áreas que também podem ser ocupadas por tais profissionais. Além disso, pessoas com formações distintas também podem ocupar papéis importantes em uma farmácia.

Veja mais vagas e dicas para sua carreira:

Deixe seu Comentário