Carreira

Como virar caminhoneiro? Dicas e requisitos

Como virar caminhoneiro?

Se tornar um caminhoneiro é muito atrativo principalmente para as pessoas mais jovens. Isso acontece por causa da possibilidade de viver viajando e conhecendo outros lugares. Aventura, liberdade, esses são apenas alguns dos sentimentos possíveis. Algumas pessoas vão encontrar uma certa dificuldade por não terem esses profissionais na família. Para te ajudar, hoje você vai aprender como virar caminhoneiro com as nossas dicas a seguir.

Poder trabalhar viajando, sem ter horários e chefes mandando em você o tempo todo. Essa é a realidade da profissão de caminhoneiro. Mas será que é fácil se tornar um?

Mesmo com condições totalmente desfavoráveis, a profissão de caminhoneiro ainda é desejada por muitas pessoas. Esse fascínio está no imaginário do brasileiro. Inclusive, virou até novela de tv, quem não se lembra de Pedro e Bino, protagonizado por Antônio Fagundes e Stenio Garcia?

Essa paixão por caminhões e pela profissão, se tornou até esporte. A Fórmula Truck hoje em dia, conta com diversos fãs e ocupa um lugar de destaque nos canais de esportes.

Mas, nem tudo são flores, os caminhoneiros encontram muitas dificuldades. Alguns trabalham como autônomos, ou seja, por conta própria. Essa condição implica muitas vezes em atrasos no recebimento de salários e a isenção de alguns direitos fundamentais.

Portanto, se faz necessário aprender um pouco mais da profissão antes de saber como virar caminhoneiro e já começar a trabalhar.

Aprenda como virar caminhoneiro seguindo esses passos

Existem algumas etapas importantíssimas para quem quer aprender como virar caminhoneiro. Caso, o indivíduo não atenda a alguma delas, dificilmente poderá exercer essa profissão.

Listamos algumas dessas etapas a seguir para você conhecer, acompanhe:

1 – Emissão da CNH

Para dirigir um caminhão, obviamente você vai precisar de uma autorização. Portanto, o primeiro passo para exercer essa profissão é a emissão da CNH.

Não é qualquer CNH que você vai tirar. Para dirigir caminhões ou outros veículos de grande porte, será necessário a emissão de outro tipo de categoria.

A primeira habilitação emitida é sempre as categorias A ou B, que permite a condução de motos e veículos. Conheça as categorias que habilitam a condução de caminhões.

Habilitação categoria C

Essa categoria só poderá ser emitida ao motorista, após a permanência de 1 ano na categoria B, o período é contado a partir da obtenção da permissão. Isso significa que logo após vencer a sua permissão para você dirigir, você poderá trocar para a categoria C.

Com essa habilitação em mãos, você está apto a conduzir veículos que sejam de carga e articulados.

Habilitação categoria D

Para essa habilitação, o motorista precisa ter no mínimo 21 anos e pelo menos 2 anos de habilitação na categoria B e 1 ano na categoria C. Com essa CNH é possível guiar caminhões com cargas perigosas e veículos com mais de 8 passageiros.

Habilitação categoria E

Se você quer aprender como virar caminhoneiro, para poder conduzir veículos maiores, com mais de um módulo, então é preciso saber que a categoria E é para você.

A categoria E dessa habilitação, permite a condução de veículos de grande porte, àqueles do tipo cavalo mecânico. É necessário ter uma idade superior a 21 anos, portar a CNH de categoria C ou D com um período de no mínimo 1 ano.

Como virar caminhoneiro?

2 – Escolha a maneira que quer trabalhar

Antes de começar a trabalhar de fato na área, você precisará decidir, como quer fazer isso, ou seja, será de maneira autônoma ou com carteira assinada?

Autônomo

Se o seu interesse é saber como virar caminhoneiro autônomo, o primeiro passo é comprar ou financiar um caminhão. Pense bem nessa aquisição, pois já pensou comprar um veículo velho e de repente, ele quebrar e não funcionar mais?

Essa situação pode parecer simples, mas acontece muito com diferentes tipos de caminhoneiros que adquiriram um veículo velho.

Outro passo importante é solicitar a emissão do RNTRC junto a ANTT. Esse registro é obrigatório para quem transporta mercadorias que não seja de produção própria. Os prazos e custos para a emissão dessa autorização, mudaram desde 2015.

O caminhoneiro que vai trabalhar de maneira autônoma, precisa começar a contribuir com o INSS mensalmente. Esses pagamentos são feitos através de um carnê, que pode ser comprado em Casas Lotéricas mesmo. O pagamento permite diferentes benefícios ao caminhoneiro, como a aposentadoria, auxílio doença, entre outros.

Atualmente, existem muitos aplicativos que facilitam a vida do caminhoneiro, alguns inclusive calculam até o frete dos transportes.

Funcionário de uma empresa

Se o seu interesse é ser um funcionário de uma empresa, então, a elaboração do currículo de maneira assertiva, se faz necessário.

Preste muito atenção, pois erros de português são vistos com olhos muito negativos pelos recrutadores. Se tem dúvidas com relação a alguma palavra, procure o significado no Google.

Busque, enaltecer suas qualidades, como os cursos que você já fez, por exemplo.

Seu currículo precisa ser distribuído às empresas, muitas inclusive costumam colocar as vagas que estão abertas, penduradas do lado de fora da empresa. Vale a pena visita-las fisicamente ou entrar nos sites oficiais, no menu “trabalhe conosco”.

A jornada de trabalho de um caminhoneiro pode ser um pouco pesada para quem vai começar a trabalhar agora. Procure sempre se manter são, evite o consumo de qualquer tipo de droga para te manter acordado. Nessa profissão, pode ser fatal.

Qual é o salário de quem trabalha com carteira assinada?

Uma das dúvidas de quem quer aprender como virar caminhoneiro é justamente em relação ao salário que se pode ganhar. De acordo com sites especializados na busca de empregos como a Catho ou o SINE, a faixa salarial de um caminhoneiro pode variar entre R$ 1300,00 até R$ 5000,00.

Logicamente, que esses valores podem variar dependendo da empresa. Empresas multinacionais, costumam ter um poder maior de pagamento. Os profissionais que conseguirem manter uma estrutura agradável na empresa, conseguem ascender na carreira e com isso, os ganhos aumentam significativamente.

Assim que você entra no mercado de trabalho, seja de maneira autônoma ou com carteira assinada, é muito importante que você seja um ótimo profissional acima de tudo. Acompanhe todas as tendências da profissão. Atualiza-se, faça cursos como direção econômica e defensiva, cuide do seu caminhão, para que ele esteja sempre impecável. Preocupe-se sempre com você e a sua saúde.

Com essas dicas, ficou fácil saber como virar caminhoneiro de sucesso e assim, ter êxito nos seus ganhos materiais.

Deixe seu Comentário