Carreira

Como virar corretor e trabalhar com isso para sempre?

Como virar corretor

A busca em aprender como virar corretor aumenta a cada dia, principalmente pelas pessoas que querem mudar de área profissional. O principal objetivo das pessoas quando entram para essa área é aumentar os seus rendimentos mensais. Existem alguns passos importantes que devem ser seguidos por quem quer atuar na área de corretagem, acompanhe e fique por dentro.

Existe uma regulamentação para a profissão de corretor de imóveis, desde 1978. Para que ocorra a comercialização dos móveis é necessário a emissão de um documento. Esse documento é emitido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis ou CRECI. Sem esse documento, fica impossível se tornar um corretor, além da formação completa na área.

No país, existem diferentes tipos de instituições que oferecem cursos de formação e especialização técnica para corretores. Inclusive, existe opção até de ensino a distância para essa formação.

Embora, os indivíduos busquem muito mais as áreas tradicionais, como as de saúde, direito e educação, o Ministério da Educação (MEC) fez um levantamento sobre a grande procura de profissionais por áreas mais alternativas, com a finalidade de ingresso rápido ao mercado de trabalho.

A profissão de corretor de imóveis, por exemplo é um dos postos de trabalho alternativo e que dão um retorno financeiro bem satisfatório.

Aliás, o que leva as pessoas a buscar esse tipo de trabalho são os ganhos e a formação acadêmica rápida. As comissões variam em cima de cada venda, os valores chegam a aproximadamente 6%.

Antes de entender como virar corretor, o indivíduo precisa conhecer quais são suas competências, obrigatoriedades e responsabilidades.

Quais as funções de um corretor?

Basicamente, o corretor é aquele profissional que trabalha com vendas, locação, troca ou compra de alguma coisa. O corretor mais comum é o de imóveis que podem ser residenciais ou não.

Esse profissional tem uma importância muito grande para o mercado, pois ele que orienta o cliente sobre os melhores processos para a aquisição do imóvel, por exemplo.

O corretor que faz os contratos de compra e venda, oficializando o negócio, garantindo inclusive todas as condições de pagamento. Além disso, ele também faz as vistorias necessárias, como o estado de conservação de todos os bens, e o seu real valor de mercado.

O profissional corretor tem a possibilidade de atuar de diferentes maneiras, como autônomo, em escritórios do setor mobiliário, na construção civil em agências, etc.

Como virar um corretor de imóveis?

O principal questionamento de quem está mudando de área é saber como virar corretor.

O primeiro passo que o profissional deverá ter em mente é a sua formação acadêmica. É preciso estudar para poder trabalhar como corretor. Existem cursos técnicos e de graduação para essa área.

Gestão imobiliária, Negócios imobiliários ou Técnico em Transações Imobiliárias são apenas alguns exemplos de cursos de formação.

Os profissionais assim que se formam nesses cursos, recebem um certificado de conclusão e uma carteirinha com o registro do Creci ou Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Com essa carteirinha, o aval está dado para poder trabalhar na área. Para que ela continue ativa, o profissional deverá manter o seu pagamento em dia. Essa taxa é cobrada anualmente.

Quem busca um ambiente mais dinâmico para se trabalhar, a corretagem de imóveis é uma opção.

Como virar corretor

Como obter o registro no Creci?

Em todos os estados brasileiros, o profissional que quer ser corretor de imóveis precisa tirar a autorização do Creci, para poder comercializar imóveis. Assim que você se forma, comparecer no órgão responsável é uma obrigatoriedade.

A lista de documentos solicitados pode variar entre os estados, mas geralmente os documentos básicos são esses:

  • RG ou qualquer documento oficial com foto;
  • CPF;
  • Título de eleitor com todos os comprovantes de votação das últimas eleições;
  • Homens devem estar em dia com suas obrigações militares, portanto, se faz necessária a apresentação da Certidão de Reservista;
  • Comprovante atualizado de residência;
  • Diploma autenticado e assinado pela instituição de ensino;
  • Fotos 3×4 recentes;
  • Comprovante de pagamento das taxas, emolumentos e anuidade expedida pelo Creci;
  • É o Conselho dessa entidade que avalia os requerimentos de inscrição. Normalmente, esse documento fica pronto e é expedido no máximo em 60 dias.

Aprender como virar corretor envolve diferentes questões, como essa de emissão da carteirinha que autoriza essa atividade profissional.

O que é um corretor de plano de saúde?

Algumas pessoas também tem interesse em saber como virar corretor de planos de saúde. O corretor de plano de saúde como o próprio nome diz, é o indivíduo que faz a comercialização de planos de saúde.

O dia a dia de trabalho de um corretor de planos de saúde vai variar bastante, pois tudo dependerá da quantidade de clientes que ele possui. Ter organização é um dos principais requisitos para ter sucesso nesse meio e poder atender todos os clientes.

É preciso ter em mente, que quanto mais clientes você conquista, maior serão seus rendimentos. O atendimento poderá ser feito a distância, ou pessoalmente, indo até a casa do cliente.

É muito importante que o profissional tenha todos os seus contatos atualizados, pois se por exemplo, o seu telefone estiver com o número errado, os clientes não te encontrarão.

Como ser um profissional diferente e valorizado no mercado?

Um dos atrativos que fazem as pessoas mudarem de área para a de corretagem de imóveis são sem dúvidas, as gordas comissões que recebem em cada venda.

Dificilmente nessa profissão, haverá um salário fixo! Isso obriga o profissional a se destacar se quiser de fato, conquistar clientes. Nem as imobiliárias que seriam fontes de renda, garantem uma remuneração fixa.

Sendo assim, as remunerações de um corretor dependem única e exclusivamente de suas habilidades em fechar contratos.

Não são todos os corretores que conseguem ter grandes rendimentos. Confira a seguir algumas atribuições importantes para que o corretor consiga ter uma carreira de sucesso.

  • Dominar os conhecimentos técnicos a respeito da legislação vigente na área;
  • Saber negociar com o seu cliente, e essa negociação pode envolver outras questões;
  • Saber conversar e principalmente se expressar adequadamente, o corretor precisa transmitir a sua mensagem ao cliente;
  • Aprender a formar uma rede de contatos;
  • Conseguir identificar todas as necessidades que um cliente tem;
  • Ter muita perseverança e paciência.

Agora que você já aprendeu como virar corretor, não perca mais tempo e ingresse na profissão agora mesmo.

Deixe seu Comentário