Gestão e RH

Contratar bons funcionários: Confira 3 Testes Simples e Essenciais não errar na contratação

Contratar gente competente é uma mistura de ciência e arte. E todos nós, que trabalhamos em RH, sabemos o quanto é difícil realmente acertar “na mosca”.

Se você é um profissional dedicado, deduzo que você leva muito a sério a tarefa de contratar os candidatos que se encaixarão melhor em sua organização. Mas a gente sabe que, na correria cotidiana para encontrar os mais qualificados, não é fácil avaliar o real potencial de cada um.

Esta falta de tempo nos leva muitas vezes a cometer um erro básico: Pensar que boas qualificações educacionais – ou antecedentes de trabalho –  garantem que o candidato será a melhor contratação para a empresa.

E não garantem.

Não é por que o sujeito veio de uma boa universidade, ou mesmo de uma boa empresa, que ele vai se adequar ao cargo. Pelo menos esta é a opinião da profissional de RH Dany Kellman, e eu concordo plenamente com ela.

A verdade é que para complementar as qualificações educacionais e realizações profissionais, os bons candidatos precisam ter competências básicas que garantam que eles trabalhem harmoniosamente com outros membros da equipe e sejam bem sucedidos na empresa.

É por isso que alguns testes de habilidades essenciais precisam ser conduzidos.

Em algumas empresas norte americanas, por exemplo, os candidatos são muitas vezes obrigados a fazer testes escritos e orais que ajudam os recrutadores entenderem se eles possuem habilidades básicas ( de comunicação, técnicas e comportamentais) para trabalhar com sucesso sob pressão e com outros membros da equipe.

Existem vários testes disponíveis, e neste artigo quero falar de 3, que são fáceis de aplicar, não exigem a presença de um psicólogo,  e dizem muito sobre o candidato:

1 – Habilidades básicas de escrita

Em qualquer tipo de trabalho uma pessoa terá que escrever e-mails, memorandos, relatórios, notas e usar outras formas básicas de comunicação que são essenciais para a operação diária da empresa.

Além disso, mesmo a menor lacuna na comunicação pode causar grandes problemas e atrasos.

O ideal é que tenhamos colaboradores com a habilidade de escrever bem e que não tenham que gastar muito tempo na comunicação escrita. A escrita é uma habilidade básica que deve vir com os candidatos naturalmente.

Surpreendentemente, as empresas muitas vezes têm de lidar com profissionais altamente qualificados, que têm formações avançadas, mas não sabem escrever e-mails simples e outras peças de comunicação de  forma coerente.

Um bom teste de escrita  permite que você entenda se os candidatos têm um bom vocabulário, um bom entendimento básico de gramática, e principalmente, se tem a capacidade de se fazer entender facilmente.

Que teste seria este? Uma simples redação, ora!

Dica prática: Peça ao candidato para fazer uma redação simples, explicando porquê ele seria o  candidato ideal e citando, com exemplos, 3 competências que ele usará no dia a dia.

2- Habilidades sociais e de interação

A velha conversa de trabalhar em equipe. Mas fazer o quê? É uma competência essencial.

As empresas estão sempre procurando candidatos que não hesitam em se tornar parte da equipe e que não têm medo de interagir com os outros.

O ideal é ter colaboradores que sejam confiantes sobre si mesmos e que estejam dispostos a assumir o comando quando necessário. No trabalho, geralmente eles terão de lidar com clientes e outras pessoas com as quais não estão familiarizados.

Neste tipo de teste, os candidatos serão solicitados a trabalhar com outros candidatos para terminar uma tarefa. Isso é para testar o quão confiante o candidato é quando outros estão presentes, ou se ele é excessivamente nervoso em situações sociais. Este tipo de teste é uma ótima maneira de filtrar os melhores candidatos a partir de um grande número de concorrentes.

Dica prática: Sempre faça uma dinâmica envolvendo pelo menos 3 candidatos, simulando uma situação  de pressão em que eles precisam da ajuda de outros para realizar a tarefa.

3- Habilidade em fazer apresentações

Habilidades de apresentação são muito semelhantes às habilidades de comunicação, e os testes são geralmente combinados. Muitas empresas testam a capacidade dos candidatos para apresentar a informação de forma coerente. Os candidatos são testados em aspectos como

  • Capacidade de prender a atenção do público
  • Nível de confiança e nervosismo
  • Clareza na organização das informações

Habilidades de apresentação não precisam fazer parte do teste de habilidades essenciais para trabalhos em que o colaborador não tem que interagir diretamente com os clientes. Mas precisam ser testadas SEMPRE para aqueles que estão competindo por trabalhos que exigem interação com clientes e para níveis gerenciais.

Atenção: Você não precisa que o candidato se comporte como um palestrante profissional, ele apenas precisa demonstrar segurança, lógica e clareza frente ao público que o assiste.

Dica prática: Durante a triagem por telefone, diga ao candidato que ele deverá fazer uma apresentação  de 10 minutos sobre “os aspectos mais importantes do trabalho”. Ele pode ou não usar um power point, o importante é o desempenho dele em passar a mensagem.

Resumindo:

  1. Teste as habilidades de escrita: Peça para fazerem uma redação simples sobre o trabalho
  2. Teste as habilidades sociais: Sugira uma atividade em grupo e sob pressão
  3. Teste as habilidades de apresentação: Dê o tema e 10 minutos. Avise previamente.

Usando estes 3 testes você não vai garantir que encontra os melhores candidatos. Mas afirmo com certeza que seu processo seletivo vai se tornar muito mais assertivo.

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