Entrevista

Dicas para entrevista de emprego: como se dar bem?

Dicas para entrevista de emprego

Receber uma ligação marcando uma entrevista de emprego causa muita felicidade, porém muita ansiedade também. Afinal de contas faltam poucas horas para que o seu valor e experiência seja demonstrado, a fim de fisgar de uma vez por todas o recrutador. Conquistar a oportunidade que foi ofertada é o objetivo central de uma entrevista ou processo seletivo. A seguir você vai poder conferir algumas dicas para entrevista de emprego e como se dar bem na hora certa.

14 melhores dicas para entrevista de emprego

1 – Prepare o seu currículo com dedicação

A preparação para você conseguir se dar bem em uma entrevista de emprego ou processo seletivo, começa na escrita do seu currículo. Esse documento é o primeiro elo que se forma entre você e o seu recrutador.

O primeiro passo é fazer a estrutura do seu currículo, escreva de forma eficaz. Exponha de maneira clara, toda a sua trajetória profissional.

Evidencie os seus resultados na vida profissional, é importante mostrar não apenas os conhecimentos, mas sim as atividades que foram exercidas.

2 – Mantenha-se confiante

Quando escrevemos sobre melhores dicas para entrevista de emprego, a confiança costuma aparecer entre os destaques. Isso acontece, porque a maioria dos recrutadores afirmam que os candidatos que tiveram mais confiança, geralmente foram os mais escolhidos.

3 – Cuidado com as primeiras impressões

A ciência através de diferentes estudos, já comprovou que as primeiras impressões é a que fica. Portanto, tome muito cuidado como você se apresenta perante um recrutador. Esse será o seu primeiro contato presencial com quem tem o poder de te contratar.

Alguns especialistas vão até mais longe, para eles essa primeira impressão é o ponto mais alto de uma entrevista.

4 – Use a linguagem corporal a seu favor

Cuidado com aquela pose fingida que é adotada apenas para passar confiança ao recrutador. Decerto uma postura mais confiante tem mais sucesso na hora de uma entrevista, mas quando ela é forçada demais, o tiro pode sair pela culatra.

Essa pose fingida, pode ser vista com maus olhos pela empresa e o candidato acabar perdendo a chance de conquistar a vaga.

5 – Identifique o estilo do recrutador e imite-o

Essa é uma das dicas para entrevista de emprego que pode parecer mais estranha, mas que na realidade não é! Segundo especialistas no ramo, saber identificar o estilo de linguagem e postura do recrutador e tentar se adaptar a ele, mas sem forçar a barra, pode ser visto como algo positivo na hora da seleção.

É importante ressaltar que isso não é o mesmo que mentir ou mudar a personalidade simplesmente para agradar alguém.

6 – Estruture as suas experiências em etapas

Na parte do seu currículo onde você vai escrever suas experiências profissionais, divida-a por etapas. Por exemplo, comece informando sobre os aprendizados adquiridos e em seguida onde essas ferramentas aprendidas foram de fato utilizadas.

7 – Faça uma pesquisa sobre a empresa que quer trabalhar e o cargo que quer ocupar

Essa é uma das dicas para entrevista de emprego mais importantes que existe na hora de ser aprovado e se dar bem em um processo seletivo.

Os executivos de uma maneira geral não se preparam com antecedência para a entrevista de emprego. Esse sem dúvidas é o maior erro que eles podem cometer.

A empresa precisa saber mais sobre o candidato que quer ocupar aquela vaga que está disponível. Sendo assim, pesquisar sobre a vaga, suas atribuições, atividades da empresa, vale até visita-la e se apresentar como candidato.

Essas ações valem para que a empresa entenda o porque você quer mesmo trabalhar nela.

Dicas para entrevista de emprego

8 – Elabore as suas respostas

Com tantas informações disponíveis na internet fica fácil saber quais são as perguntas mais comuns que os recrutadores utilizam na hora da seleção.

Ensaie como você estivesse fazendo uma peça de teatro, se imagine respondendo essas perguntas. Tais como:

  • Qual o seu interesse em trabalhar na empresa?
  • Cite os seus pontos fortes e fracos.
  • Quais foram as suas maiores conquistas? Você se orgulha do que na sua vida?
  • Onde você se imagina estar daqui 5 anos?

Obviamente que essas perguntas são apenas exemplos e que as empresas podem utilizar outras.

9 – Se mostre interessado em resolver os problemas do recrutador

O recrutador sabe do seu interesse em conquistar a vaga, mas demonstrar que você é capaz de resolver os problemas da empresa é muito importante.

O foco da sua entrevista é se mostrar interessado em resolver os problemas do empregador. O que a empresa precisa?

Por isso que a pesquisa que você fez da empresa é tão importante. Elas que darão o embasamento da sua entrevista.

10 – Prove a sua competência, mostrando resultados

Na apresentação sobre a sua carreira profissional, enriqueça as suas informações falando principalmente dos resultados que obteve durante a sua jornada.

11 – Experimente o método chamado STAR

O significado de STAR é situação, tarefa, ações e resultados. Você pode usar essa estrutura para contar sobre a sua trajetória profissional.

Basicamente não tem segredo, você deverá utilizar essa ordem para fazer a narração dos fatos. Isso te ajuda a não deixar nenhum fato importante de fora da entrevista.

12 – Treine a sua apresentação

Não saber se apresentar, se perder nas falas, sem dúvidas isso é péssimo na hora de uma entrevista. A dica é para que você treine a sua comunicação.

Um dos pontos mais negativos dos candidatos na hora da disputa de vaga é não saber se comunicar.

13 – Não queira ser outra pessoa

Enfrentar uma entrevista não é uma tarefa muito fácil, dá ansiedade, nervoso e outros tantos sentimentos. Mas, é fundamental que você controle todos esses sentimentos para que haja com naturalidade.

Não tente criar um personagem para a entrevista! Agir com naturalidade, passa verdade para o recrutador e consequentemente, a vaga que está em disputa é conquistada.

14 – Procure fazer apenas as perguntas mais relevantes

Não seja intrometido e nem fala mais do que o necessário. Faça perguntas relevantes apenas! No meio do processo seletivo, vai chegar o momento em que o entrevistador vai perguntar se o candidato tem alguma pergunta para fazer.

Esse momento é para fazer perguntas se por acaso você tiver alguma dúvida sobre a vaga ou a empresa, apenas isso.

Não se empolgue, afinal de contas não foi à toa que você aprendeu todas essas dicas para entrevista de emprego à toa. A intenção é que você se dê bem e conquiste a vaga, então não vacile!

Deixe seu Comentário