Carreira

Emprego pelo Facebook: saiba como encontrar

Emprego pelo Facebook

O mercado de trabalho no Brasil está bem ruim, vivemos em uma crise econômica, poucas empresas estão contratando o que está nos fazendo concorrer com ainda mais pessoas. O número de desempregados está na casa dos milhões o que exige criatividade daqueles que desejam conquistar uma vaga neste mercado famigerado.

Seguindo a lógica de estar no lugar certo e na hora certa, temos a opção do Facebook, rede social que criou uma área dedicada especialmente para quem está procurando emprego, também existe outras maneiras de conseguir ser empregado utilizando essa famosa rede social.

Lembre-se que o Facebook é a rede social mais utilizada pelos brasileiros, então a chance de encontrar alguém que queira lhe contratar é alta, o único aplicativo que supera o Facebook é o WhatsApp, mas como nele é necessário ter o número das pessoas para interagir, utiliza-lo para encontrar empregos é um pouco mais complicado.

A seguir lhe daremos algumas ideias de como usar o Facebook para chegar no seu objetivo.

Cadastre-se na rede social!

Só é permitido acessar e utilizar essa rede social para quem está cadastrado nela, devido isso é necessário que você crie um perfil. É bastante rápido e simples, basta ter um e-mail e preencher as informações que lhe são perguntadas.

O Facebook também solicitará que você crie uma senha, de preferência algo que seja apenas de seu conhecimento, mas não perca ela, pois para acessar vai precisar usá-la. É possível recuperar, mas isso vai dar certo trabalho.

Entre nos grupos de vagas do Facebook

A maioria das vagas, costumam ser postadas em grupos. Por isso, é necessário que você esteja nesses grupos para poder vê-las, então procure os grupos e peça para entrar neles.

Pesquise por exemplo nomes de grupos que deixem indicado que são para conseguir vaga, como: Vagas em São Paulo, Vagas em SP, Vagas no RJ, Vagas para pedreiro, Vagas de freelance, entre diversos outros.

Ou seja, nomes que indicam que são vagas de emprego, e se achar uma que seja especificamente para algo que você saiba fazer é ainda melhor. Seguir fanpages de alguma profissão ou atividade também pode ser um meio de encontrar uma publicação de oportunidade de emprego.

Curta perfis de agências de emprego e empresas no Facebook

Atualmente existem muitas empresas especializadas em conseguir funcionários para as outras, e muitas delas possuem uma página no Facebook e fazem publicações buscando encontrar interessados em vagas. Por isso, curtindo a página você verá com mais frequência as publicações deles, mas para não perder nenhuma entre com uma boa frequência no perfil deles.

Ative o aviso de publicação

Deixe as notificações de novas publicações ativadas, para que sempre que algo for postado nestes grupos, você seja avisado imediatamente, evitando que deixe a oportunidade passar em branco. Além disso, poderá sair na frente de seus concorrentes.

Aumente o seu número de amigos no Facebook

Ter uma boa rede de amigos é bom para conseguir encontrar uma vaga, procure adicionar aqueles antigos colegas de trabalho, pode ser que eles tenham algo em mente.

É muito comum conseguir empregos por indicação, então tendo muitos conhecidos isso é facilitado. Voltar a falar com pessoas que não fala a muito tempo pode ser uma maneira de conseguir uma oportunidade de emprego.

Responda as vagas no mesmo dia

Quando visualizar uma vaga disponível postada no seu Facebook que se adeque a suas qualificações profissionais, tente enviar o seu CV o mais rápido possível. Pois, o número de pessoas que iram visualizar a oportunidade serão muitas então quanto antes mandar mais chances tem de o empregador ver seu currículo.

Quando mandar a mensagem, especifique como conseguiu ficar sabendo da vaga, os recrutadores gostam de saber qual dos seus métodos funcionou melhor.

Evite fazer comentários sem sentido

Quando for comentar nas oportunidades, evite de falar coisas desnecessárias, pois o recrutador pode achar você inconveniente e acabar lhe descartando, o mesmo vale pra quando for enviar o currículo por e-mail, apenas diga coisas relevantes.

Faça um bom currículo

De nada adianta, seguir todas as dicas se o seu currículo não tiver as informações adequadas para agradar os recrutadores. Um bom currículo apresenta as informações de forma clara e simples, um que possua mais de 2 páginas está absurdamente exagerado.

A primeira parte deve contar com o seu nome em destaque, em seguida as suas informações pessoais e de contato, como a sua idade, estado civil, cidade e o estado, telefone para contato, e o seu e-mail. Na sequência coloque seu objetivo profissional, ou seja, as funções que gostaria de exercer.

O tópico seguinte deve conter a sua formação, onde estudou e o que estudou. Seguindo em frente deve-se colocar seus conhecimentos em línguas estrangerias como inglês ou espanhol, caso não possua não coloque esse tópico.

Uma das partes mais relevantes é o tópico das experiências profissionais, nele coloque suas experiências utilizando os seguintes tópicos: nome da empresa, datas de entrada e saída da empresa, além dos cargos e atividades desempenhadas. Por fim, não esqueça de colocar os seus cursos, partições em congressos e outras experiência que agregam conhecimento para você para melhorar o seu desempenho.

Acesse o seu e-mail com muita frequência

Na maioria das vezes as empresas entram em contato com você por e-mail, por isso é importante que fique atento com as mensagens que recebe. Claro, eles também podem entrar em contato pelo Facebook então fique atento a todas as suas redes.

Mantenha o seu perfil limpo

Como você estará procurando emprego no seu Facebook, evite fazer publicações extremistas, seja elas políticas ou opiniões, afinal existem diferentes pessoas recrutando, então existe a chance de ela não concordar com a opinião que você está expressando.

As pessoas costumam evitar contratar aqueles indivíduos que costumam ter opiniões mais fortes, porque a chance de elas brigarem é maior. Utilize uma foto de perfil que você acredite ser adequada para o trabalho que deseja desempenhar. Publique desenvolvimentos intelectuais que está tendo, como fotos de eventos que está indo, livros que está lendo, ou coisas que está estudando.

Deixe seu Comentário