Entrevista

Entrevista por telefone: saiba como se destacar

Entrevista por telefone

Apesar de não ser mais a forma mais comum e usual de todas, realizar entrevistas de emprego por telefone ainda é algo utilizado por muitas empresas em alguns lugares do Brasil e do mundo.

Hoje em dia os empregadores buscam cada vez mais realizar estas entrevistas de forma presencial com os candidatos às vagas ou, quando esta opção acaba não sendo viável, uma vídeo chamada por Skype, Facebook ou Hangout acaba resolvendo o problema.

As etapas de uma entrevista por telefone

Fique atento: pode ser que você acabe sendo entrevistado para uma vaga de emprego através do celular mesmo. E esta entrevista pode muito bem ser realizada em duas etapas, as quais se dividem em: seleção de candidatos e confirmação.

A seleção é feita quando há muitos candidatos aparentemente aptos e adequados para determinada vaga, e é extremamente comum que esta etapa seja feita por telefone mesmo. É nesta etapa em que os contratantes fazem um “pente fino” em todos os candidatos, selecionando apenas os melhores para uma entrevista – a qual pode ser feita pelo telefone mesmo, ou de forma presencial ou vídeo chamada. Mas fique ligado: esta etapa de seleção costuma ser feita de repente, ou seja, a empresa não concederá um aviso prévio dizendo que haverá a entrevista.

Já a confirmação se trata de uma entrevista um pouco mais extensa. É nela onde o contratante provavelmente fará questionamentos com o objetivo de confirmar os dados e informações apresentados por você no currículo, além procurar conhecer melhor ainda as suas atividades, habilidades e aptidões. Assim como a etapa de seleção, esta também pode ser realizada de forma surpresa, mas, também, pode ser agendada previamente.

Tendo todas essas informações em mente, saiba agora como se comportar em uma entrevista de emprego realizada por telefone:

Se prepare para a entrevista

Não há motivos para você não se preparar para uma entrevista de emprego se você realmente desejar a vaga – seja ela realizada pessoalmente ou por telefone. Então, a não ser que a ligação venha através de uma indicação e você não fazia ideia de que isto iria acontecer, prepare-se (e muito) para a entrevista.

Tenha o seu currículo em mãos na hora da ação, e deixe destacado aqueles pontos os quais você considera os mais importantes para você ou para aquela determinada vaga. Caso você tenha enviado uma apresentação, tenha ela impressa também ou na tela de seu celular ou computador, isso porque possivelmente o contratante estará analisando estes documentos enquanto estiver lhe entrevistando.

Além disso, conheça muito bem e, se possível, tenha em mãos todas as características daquela vaga que já haviam sido informadas pela empresa. Pense bem sobre o porquê de você ter se candidatado para aquele emprego e decore os motivos pelo qual você pode vir a contribuir positivamente com aquela empresa. Se puder ter todas estas informações impressas ou anotadas do seu lado durante a entrevista, é melhor ainda.

Marque outra hora, caso não esteja disponível naquele momento

Não adianta de nada você ficar eufórico e querer a todo custo atender e realizar aquela entrevista de emprego, muitas vezes surpresa, se ela acontecer em um horário em que você está ocupado, seja na rua, no trabalho, dirigindo ou qualquer outro motivo. Isto porque facilmente estes outros fatores irão acabar tirando a sua atenção durante a entrevista, o que pode prejudicar muito o seu desempenho na conversa.

Sendo assim, não hesite ou fique com medo de explicar a situação do momento e pedir para que a entrevista seja marcado em outro horário – tudo isso, obviamente, sempre com muita educação e gentileza. Tente fazer o reagendamento da conversa para outro momento e, já aproveitando, pergunte para o contratante qual será o tempo necessário para que a entrevista seja clara.

Ao desligar o telefone, agradeça pelo interesse e pela compreensão, mostrar-se educado antes mesmo de uma entrevista já faz com que você saia na frente de muita gente.

Esteja confortável durante a entrevista

Se a entrevista por telefone for agendada ou se você souber, pelo menos, o dia no qual ela será realizada, já vá preparando um “terreno”. É sempre bom preparar um lugar confortável, que possua uma boa acústica e pouca interferência de barulho externo para que a entrevista possa ser realizada.

Além disso, mantenha neste lugar aqueles tão citados documentos impressos que podem te ajudar na hora da conversa, com informações sobre a vaga, seu currículo e muito mais. Faça deste ambiente o mais propício e confortável possível para realizar, então, uma boa entrevista.

Esclareça as suas dúvidas

Não tenha medo de perguntar coisas ao entrevistador, caso você não tenha entendido completamente o que ele acabara de dizer. Quanto mais você compreende-lo, melhor você poderá se portar e, consequentemente, melhor se sairá na entrevista.

É comum aparecer na entrevista um termo mais técnico ou que você não conheça, então pergunte, mostre interesse e, quando estiver bem ciente sobre o que é realmente a pergunta, responda.

Mantenha a postura: ouça bem e responda sem enrolar

É compreensível que você esteja ansioso na hora da entrevista – afinal de contas, ela pode determinar o seu futuro no mercado de trabalho. Apesar disso, tente manter a calma o máximo possível. Respire fundo, mantenha-se atento e ouça sempre as questões e os comentários feitos pelo entrevistador, respondendo as perguntas de forma objetiva e somente após o contratante ter finalizado a pergunta.

Cuide também do seu tom de voz, já que ele irá representar, mesmo que você acredite que não, a maneira como você está posicionado e se portando no momento. Fique reto, confortável, haja como se estivesse realizando uma entrevista cara a cara com o entrevistado e, então, responda-o com educação e objetividade.

Apesar disso, você pode aproveitar também o fato de não estar verdadeiramente cara a cara com o contratante, e aproveite para andar pelo espaço enquanto estiver sendo entrevistado. Não hesite em gesticular com as mãos, isso provavelmente lhe dará mais confiança e fará com que você desenvolva melhor as suas respostas. Use do fato de a entrevista ser por telefone ao seu favor, e não contra você.

Deixe seu Comentário