Carreira

7 boas ideias para trabalhar em casa durante a quarentena

Ideias para trabalhar em casa

A disseminação global do COVID-19, o novo coronavírus, está levando as pessoas à procura de ideias para trabalhar em casa. Afinal, a maioria das pessoas do mundo está confinada e, mesmo em lugares menos críticos, as pessoas são incentivadas a ficar em casa.

Assim, sempre que possível, os empregadores estão incentivando ou exigindo que as pessoas trabalhem em casa por um período indeterminado de tempo. Se você é iniciante no estilo de trabalhar em casa, seja por causa de coronavírus ou porque conseguiu encontrar um emprego remoto, precisará alterar alguns de seus hábitos de rotinas e aplicar algumas ideias para trabalhar em casa.

Afinal de contas, todos que trabalham com home office precisa estipular, onde e quando trabalhar, bem como determinar limites entre vida pessoal e vida profissional. Por isso, separamos algumas ideias para trabalhar em casa e tornar seu dia mais produtivo, com base em experiências e aprendizados de quem mantêm esse estilo há mais tempo.

Ideias para trabalhar em casa

1. Mantenha horários regulares

A primeira ideia para trabalhar em casa é, sem dúvida, definir um cronograma e cumpri-lo na grande parte das vezes. Ter direções definidas a respeito de quando trabalhar e de quando encerrar as tarefas do dia é muito útil para praticantes de home office a manter um equilíbrio preciso entre a vida pessoal e a vida profissional.

Assim sendo, um dos benefícios de trabalhar em casa é, de fato, a flexibilidade. Ou seja, às vezes, você precisa estender o dia ou começar cedo para terminar o trabalho antes e ter um tempo livre pra você. Isso pode ser muito benéfico para não ficar sobrecarregado, separando algumas horas de lazer para o seu dia.

Além disso, estão disponíveis para Android e iOS aplicativos de rastreamento automático de tempo, que permitem verificar se você está cumprindo sua agenda. Eles também podem ajudá-lo a descobrir em que horas do dia você é mais produtivo e quando fica mais lento ou relaxado. Assim, você pode usar essas informações em benefício próprio, reservando suas horas de maior concentração para as tarefas mais importantes do dia.

2. Ajuste sua rotina

A segunda dica, sem dúvida, é ajustar ou recriar sua rotinam. Ou seja, definir que você se acomodará em sua cadeira e iniciar o trabalho em um horário determinado é uma coisa. Ajustar uma rotina e cumpri-la é outra. Quer dizer, talvez você precise de um “ritual” antes de começar.

Como, por exemplo, se alongar ou preparar uma xícara de café. Ou talvez você precise de uma corrida pelos quarteirões para ganhar energia e ânimo para iniciar sua rotina de trabalho. Por isso, mais do que definir um horário, você deve definir o que fará para que se disciplinar a cumpri-lo.

3. Estabeleça um conjunto de regras com seus familiares

Ou seja, defina algumas regrinhas básicas com aqueles com com quem divide sua casa ou com aqueles com quem você compartilha o seu espaço de trabalho. Por exemplo, se os seus filhos estão em casa ou chegam do curso ou escola enquanto você está trabalhando, eles tem que respeitar regras determinadas sobre o que não devem e o que está permitido fazer nesse meio tempo.

4. Agende pausas na sua rotina de trabalho

Quando você trabalha formalmente, de forma presencial em uma empresa, você respeita uma política de intervalos. Sem dúvida, o mesmo deve ser feito quando está trabalhando de home office. Assim sendo, uma das ideias para trabalhar em casa é estipular pausas. Seja para fazer um lanche, se alongar, pegar um ar, etc. Essas pausas são indispensáveis.

Assim sendo, se você está trabalhando em casa, não deixe de reservar um tempo na sua rotina diária para sair do computador e do smartphone e abstrair. Por exemplo, trinta minutos de intervalo e cerca de uma hora para almoçar é um bom modo de para manter a dinâmica sem tornar sua rotina estressante e, por consequência, improdutiva.

Ideias para trabalhar em casa

5. Fique atento e respeite o tempo estipulado para pausas

Apesar das pausas serem importantes para a produtividade, você não deve se enganar durante os intervalos, em especial na hora do almoço. Ou seja, não passe mais tempo do que o estipulado e nem se acomode, pois isso pode sair pela culatra.

Para ajudá-lo a determinar esse tempo, você pode usar o cronômetro ou despertador do smartphone. Ou, se preferir, pode baixar aplicativos mais avançados. Existem alguns aplicativos para Windows, por exemplo, que são voltados a desligar o computador por cerca de uma hora.

6. Saia de casa conforme for possível

Na medida em que for seguro e permitido dentro das instruções de proteção do COVID-19, procure sair de casa. Como, por exemplo, pegar um ar e um pouco de sol no jardim. Isto é, desde que você possa manter o distanciamento social estipulado para sua saúde durante esse surto de Coronavírus.

Sem dúvida, o mesmo conselho se aplica igualmente àqueles funcionários que atuam em escritórios mais tradicionais. Ou seja, procure deixar o prédio pelo menos uma vez ao dia. Afinal, seu corpo precisa de movimento, luz natural e ar fresco. Para tanto, você não precisa se misturar em espaços lotados ou públicos. Apenas vá até alguma janela ou lugar onde possa permanecer isolado e se alongar um pouco.

7. Não pestaneje na hora de solicitar o necessário

Se você atua em uma companhia que fornece suporte ao home office, uma das ideias para trabalhar em casa é solicitar sempre que possível o equipamento indispensável.

Ou seja, se possível, é importante definir necessidades com certa antecedência, de modo que possa solicitar o que necessita para a realização de seu trabalho de maneira confortável. Como, por exemplo, software, impressora, cadeira, mouse, teclado, monitor, etc.

Em geral, as empresas que estão habituadas a funcionários home office geralmente possuem um orçamento direcionado a equipamentos home office. Assim, se você estiver trabalhando em casa inesperadamente devido ao coronavírus, peça o que precisa dentro do razoável.

Afinal de contas, se você estiver trabalhando em casa por semanas a fio, deve se sentir confortável, como uma nova cadeira e mesa de escritório, por exemplo.

Considere um mouse e teclado, além de uma almofada de apoio para as costas. Essas são as principais ideias para trabalhar em casa de modo confortável e produtivo, mantendo uma rotina saudável e equilibrada mesmo em tempos de pandemia.

Deixe seu Comentário