Trainee Carreira

O que é Trainee? Descubra o significado e as vantagens

O que é Trainee

Muitos jovens acabam ingressando em grandes empresas através das famosas vagas de trainee. Porém, muitos desses mesmos jovens não entendem muito bem esse tipo de contratação. E você, sabe o que é trainee?

Caso você não saiba, tudo bem. Neste artigo, nós falaremos absolutamente tudo sobre uma das vagas mais buscadas e concorridas da atualidade.

Jovens formandos sentem a grande necessidade de saírem de suas respectivas formações direto para sua área de trabalho. Apesar de alguns programas de estágio realmente efetivarem os alunos de uma instituição, é com a vaga de trainee que muitos sonham.

A vaga é um dos principais objetivos dos formandos. Isso se dá graças ao seu preparo intensivo e à sua rápida ascensão na empresa. Tais motivos são o suficiente para atrair milhares de jovens que estão se formando.

Apesar do pequeno resumo, existem muitas outras coisas que você precisa saber sobre a vaga de trainee. Por isso, decidimos elaborar este artigo super completo para que você possa conhecer absolutamente tudo sobre essa vaga que vem ganhando cada vez mais a atenção dos jovens.

O que é trainee?

Como o próprio nome sugere, trainee é o nome dado ao profissional que faz parte do programa de treinamento de uma empresa, oferecido a recém-formados.

Com o programa, diversas empresas têm a oportunidade de treinar seus funcionários em suas respectivas áreas. Com isso, a empresa pode moldar seus mais novos membros em funções específicas dentro de suas áreas.

Para escolher seus candidatos a trainee, as empresas costumam selecionar profissionais de alto potencial, focando no desempenho e na entrega de resultados.

Com essa metodologia, a empresa busca inserir os jovens em treinamento em cargos de gerência iniciais. Essa é uma excelente oportunidade para novos profissionais mostrarem seu trabalho de forma segura e satisfatória.

Existe uma idade limite para ser trainee?

Bom, sabemos que algumas vagas exigem pré-requisitos bastante específicos, como a questão da idade, por exemplo. Uma das vagas mais comuns com esse tipo de pré-requisito são os jovens aprendizes que possuem diversas similaridades com os trainees.

Mas será que existe uma idade limite para ser trainee?

Muitas empresas possuem um perfil de escolha pautado em alunos que tenham se formado há, no máximo, dois anos. Porém, isso não é um pré-requisito, afinal, existem diversas outras empresas que buscam por novos talentos capacitados.

Portanto, é possível dizer que não há uma idade limite para ser trainee. Contudo, prefira procurar pelas vagas assim que sair da universidade. Afinal de contas, suas chances de entrar para a empresa dos sonhos pode duplicar.

Como é ser trainee?

Como você pode perceber, quem ocupa a vaga de trainee desenvolve serviços importantíssimos para a empresa e adquire conhecimentos específicos em sua área de atuação. Contudo, se engana quem pensa que essa é uma tarefa fácil.

O motivo disso é a alta competitividade dos candidatos à vaga. Além disso, a empresa deposita uma alta expectativa em cima de ambos os candidatos. Afinal, apenas os mais capacitados são selecionados para a vaga.

A pressão acaba surtindo efeito nos candidatos, que se sentem constantemente pressionados. Também é possível que os candidatos precisem trabalhar incessantemente para corresponder a todas essas expectativas geradas pelos empregadores.

O que é Trainee

Veja vagas abertas:

Quais as vantagens de ser trainee?

Sem dúvidas, passar por todo o processo de efetivação é bem árduo e poucos conseguem suportar a pressão, fazendo muitos se questionarem se ser um trainee realmente vale a pena. E vale?

Bom, essa é uma pergunta retórica. Afinal, sabemos muito bem que, apesar de todo o processo árduo, os trainees contam com uma série de vantagens. Uma das mais significativas é a possibilidade de promoção em pouco tempo na empresa.

Como vimos anteriormente, as empresas buscam treinar jovens formados em técnicas de trabalhos específicos de sua área específica. Portanto, ter a possibilidade de assumir um papel de gestor dentro de sua área de atuação é uma vantagem e tanto.

Contudo, existem outras vantagens em ser trainee – e vamos conhecê-las agora!

Conhecer áreas distintas da empresa

Uma das grandes vantagens de ser trainee de uma empresa é a possibilidade de conhecê-la como um todo, circulando e trabalhando em diversas áreas na corporação.

Esse ponto é super importante. Afinal, todo o conhecimento que você tem do seu ambiente de trabalho será super útil para executar seu possível trabalho como gestor de uma área específica.

Contato direto com os líderes da empresa

Vamos seguir uma linha de raciocínio: os jovens que são escolhidos para serem trainees de uma empresa são selecionados a dedo para passarem por um longo período de treinamento, a fim de desenvolverem habilidades únicas de gestão e liderança.

Portanto, fica claro que os principais líderes da organização acompanharão seu progresso bem de perto.

Apesar de parecer assustador ter o chefe por perto a todo momento, a verdade é que isso será de bastante ajuda, principalmente para o seu futuro na empresa. Isso fará com que você veja como um líder atua em uma organização e qual é o seu papel dentro de tudo aquilo.

Oportunidade para desenvolver diversos projetos

Com a grande aposta realizada pela empresa em cima de seus candidatos, é perfeitamente claro assumir que muitos desses profissionais terão o seu momento de mostrar, de fato, para que vieram e o que estão dispostos a fazer pela empresa.

Isso faz com que os trainees sejam convidados a desenvolver projetos ousados para auxiliar a sua organização e seus colaboradores.

Isso dará uma base forte para que os líderes da organização tenham uma ideia muito firme do que cada um de seus novos candidatos podem fazer e quais são suas visões com relação ao negócio da empresa.

Veja também: 

Trainee x estagiário e junior: quais são as principais diferenças entre esses cargos?

Uma das dúvidas mais comuns de quem está ingressando em uma empresa, e até mesmo para muitas outras pessoas de fora, é entender qual é a diferença entre trainee, estagiário e júnior. Se você também tem essa dúvida, nós iremos explicar tudinho para você!

Os trainees, como vimos ao longo do texto, são profissionais que foram escolhidos para serem treinados para executar trabalhos de suma importância dentro da empresa. Ou seja, são profissionais treinados para serem líderes natos.

Por outro lado, estagiários são estudantes que estão em busca de conhecimento profissional dentro de sua área em questão. Estagiários atuam justamente para firmar seus fundamentos.

Já o cargo junior é indicado a profissionais já formados, mas que ainda estão em seus primeiros anos de atuação na área. Por isso, os profissionais desse segmento precisarão seguir uma cadeia hierárquica.

Vagas e dicas para sua carreira:

Deixe seu Comentário