Gestão e RH

Organograma de uma empresa: como fazer?

Organograma de uma empresa

O organograma de uma empresa é essencial para demonstrar a organização e a hierarquia do local. Por meio da estrutura de organograma, o funcionário saberá a quem se reportar quando precisar solicitar alguma autorização ou pedir um suporte, por exemplo. Ainda que a estrutura de sua empresa seja mais horizontalizada e tenha uma hierarquia mais flexível, é importante deixar claras quais as funções de cada colaborador.

Esse tipo de desenho também serve para demonstrar, de cara, o tipo de liderança que os chefes de setores utilizam na empresa, bem como parte de sua cultura organizacional e até mesmo a quantidade de demanda de trabalho por setor. Por esses motivos, hoje você aprenderá como fazer um organograma para a sua empresa.

O que é o organograma de uma empresa?

O organograma é uma ferramenta muito útil e didática para demonstrar a organização de uma empresa. Essa ferramenta mostra graficamente os setores, os cargos e a linha de comunicação entre eles.

Ele irá auxiliar na solução de problemas e, também, em dificuldades de rotatividade interna. Além disso, por meio desse diagrama, todos conseguirão visualizar claramente as equipes de trabalho e fazer arranjos internos.

Os próprios funcionários ficam mais orientados quando o organograma é desenhado, haja vista que conseguem saber as funções e os nomes de outros colegas que poderão estar inseridos em sua equipe de trabalho.

Quem deve fazer organograma?

Muito embora o desenho do organograma facilite muito o entendimento de empresas de grande porte, ele também pode ser útil para empresas de pequeno porte que precisam organizar os papéis de cada funcionário e chefia.

Quais são as funções de um organograma?

A principal função dessa ferramenta de organização de empresa é deixar claro quem está submetido a quem e quais são as funções de cada um dentro de sua proposta de trabalho. É por meio do organograma que o chefe de departamentos poderá cobrar algum funcionário por desvio de função.

Por que criar um organograma?

A importância dessa ferramenta decorre justamente da profissionalização que essa estrutura leva para a empresa. Quando ela é implementada, subentende-se um compromisso de todos para respeitarem os cargos e as linhas de comunicação pré-definidas.

Sendo assim, trata-se de um desenho que otimiza muito o processo de comunicação entre os colaboradores. Quando existe um organograma estruturado, o profissional sabe exatamente a quem deverá se reportar quando surgir alguma dificuldade em seu trabalho. Outro benefício é que cada colaborador consegue visualizar a qual colega de equipe deve pedir ajuda em determinada situação.

Uma outra vantagem de ter um organograma em sua empresa é que os novos funcionários conseguirão se situar melhor na equipe e entender a quem devem recorrer. Essa ferramenta também evita o desvio de função na empresa pois esclarece para o novo funcionário quais são suas funções e quais não são.

Além disso, você deve ter em mente que desenhar um organograma pode ser muito vantajoso em termos de aumento de produtividade e qualidade de vida no trabalho. Existe um aumento de produtividade e de motivação considerável por parte da equipe quando você expõe um organograma em sua organização. Isso ocorre porque os funcionários são levados a enxergar que fazem parte de um todo e que o trabalho deles é uma das engrenagens para que tudo ocorra conforme é necessário para atingir um objetivo em comum.

Desse modo, o natural é que, uma vez que a motivação e a sensação de pertencimento aumentem, a produtividade também aumente.

Organograma de uma empresa

Qual modelo de organograma escolher?

Antes de fazer o passo a passo do seu organograma, você deve saber qual modelo utilizar. Existem três maneiras de elaborar esse desenho e você deve escolher a que mais se encaixa na cultura de sua empresa.

  • Clássico: esse é modelo tradicional de organograma. Ele é vertical e cada bloco é interligado com outro por meio de setas. Nesse tipo de desenho, a hierarquia ocorre de cima para baixo.
  • Circular em caracol: nesse modelo, o desenho é circular e a maior autoridade da organização fica no centro desse círculo. Os que tem autoridade abaixo ficam um pouco mais próximos do centro e os demais vão sendo espalhados ao seu redor.
  • Horizontal: assim como o modelo clássico, esse tipo de organograma também faz uso de blocos e de setas para se estruturar. No entanto, ele é desenhado da esquerda para a direita e não de cima para baixo.

Como fazer o organograma de sua empresa?

Para fazer o organograma de uma empresa, primeiramente, você deve listar todos os cargos existentes nessa estrutura organizacional. Um jeito inteligente de listar com precisão os nomes dos profissionais, os cargos, as funções, os departamentos e as equipes existentes é enviar o link de algum formulário eletrônico por e-mail e pedir para cada colaborar responder. Para realizar essa pesquisa de campo com agilidade, você pode utilizar a ferramenta gratuita Google Forms.

Com todos os cargos e nomes de cada funcionário em mãos, mapeie as hierarquias entre cada um. Em seguida, organize esses cargos hierarquicamente, colocando os que estão submetidos a uma chefia mais abaixo e a chefia mais acima.

Para fazer o desenho do seu organograma, você poderá utilizar o Trello, que é uma ferramenta online, o Microsoft Word, o Excel ou mesmo o PowerPoint.

Com a estrutura em mente, basta abrir a ferramenta e começar a desenhar o projeto. Coloque no nível mais alto o diretor geral da empresa e, abaixo dele, os diretores que a ele estão submetidos. A seguir, coloque os chefes de setor e, logo abaixo, os funcionários que a eles estão submetidos.

Faça isso até ter encaixado todos os cargos que você listou no início da atividade. Lembre-se de que cargos na mesma linha são cargos com a mesma hierarquia e cargos que estão abaixo são submetidos aos de cima. As linhas do organograma são linhas de comunicação.

Após ter realizado todo esse processo, você deverá enviar o organograma para análise. Os responsáveis por cada departamento irão verificar se os cargos, as equipes de trabalho e a hierarquia estão corretos.

Agora você já sabe como fazer o organograma de uma empresa. Após a análise e aprovação, ele estará pronto para ser disponibilizado para todos os funcionários e, assim, colaborar com o desenvolvimento da marca.

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