Entrevista

Pontos positivos e negativos na entrevista de emprego

Pontos positivos e negativos na entrevista de emprego

Depois que você entregou o seu currículo em uma empresa que estava contratando, poderá ser chamado para uma entrevista de emprego. Neste momento, os candidatos devem tomar alguns cuidados, para evitar que percam a chance de serem contratados. Seguindo nossas dicas, suas chances serão maiores.

Por outro lado, quem participa deste procedimento de maneira tranquila e sem medo, tende a se dar bem. Se você quer aprender quais são os pontos positivos e quais são os pontos negativos de uma entrevista de emprego, a gente pode ajudar. Assim, é só seguir o que é bom e evitar o que é ruim.

O que é entrevista de emprego?

A entrevista de emprego é uma das partes do processo de seleção de um candidato para ocupar determinada vaga no mercado de trabalho. É preciso que durante este momento o interessado mostre seus pontos positivos e diga o porquê de ser merecedor da confiança do contratante, para ficar com a oportunidade. É considerado o momento de conferir tudo o que foi escrito no currículo.

Como funciona uma entrevista de emprego?

O avaliador já terá as informações sobre o seu currículo, então a entrevista de emprego servirá para que exista a apresentação pessoal entre vocês. Será o momento para que o empregador tire suas dúvidas e você também poderá fazer alguns questionamentos, sempre tomando cuidado para não parecer invasivo.

Algumas empresas tem adotado um novo modelo de entrevista de emprego, que reúne várias pessoas ao mesmo tempo. A entrevista de emprego é uma etapa muito importante na contratação de pessoas, por isso deve ser realizada com cautela. Tente não fugir das perguntas e responda com clareza, sem mentir.

Pontos negativos e positivos da entrevista de emprego

O candidato deve usar a entrevista de emprego ao seu favor, para superar os outros interessados na vaga. Isso deve ser feito de maneira a mostrar os seus pontos positivos, deixando os negativos de lado. Essas condições vem desde a escolha da roupa utilizada neste dia tão importante.

É positivo demonstrar interesse pela vaga que está sendo oferecida, por exemplo. Assim como é negativo não mostrar nenhum conhecimento sobre a empresa que está oportunizando este posto de emprego. Quanto mais engajado estiver, maiores serão as suas chances de avançar no procedimento e quem sabe ser contratado.

Como se vestir para a entrevista de emprego?

Esse é um ponto que pode ser negativo ou positivo, isso varia de acordo com o seu modo de se vestir. Se você for mulher e utilizar uma maquiagem pesada, colocar decote e salto alto pensando que vai arrasar, está bem enganada. Não é indicada a utilização de roupas coloridas ou brilhosas, que chamem muita atenção.

É indicado escolher roupas com cores neutras, como preto, branco e bege. Evite tecidos estampados ou floridos, no estilo Agostinho Carrara. Dependendo da vaga, poderá ir com uma camisa social, um blazer ou um terno, além da calça jeans. Preste atenção para ver se a roupa não está amassada antes de sair de casa.

O que eu devo falar na entrevista de emprego?

A nossa recomendação é que você fale sobre as suas experiências durante a entrevista de emprego, não deixe de falar sobre cursos e fóruns que tenha participado. Mesmo que seja chamada de entrevista de emprego, é uma oportunidade para conversar com o avaliador. Tenha em mente referências de trabalhos que já realizou, para que possa apresentar quando for questionado.

Pelo lado negativo, você não deve criticar o seu emprego antigo, já que isso é visto com maus olhos pelo contratante. Jamais fale mal da vaga que está sendo oferecida ou da empresa, até porque não faz sentido buscar uma oportunidade em uma companhia que não está de acordo com os seus anseios.

Como se preparar para a entrevista de emprego?

Quem se prepara com antecedência tem mais chances de sucesso do que aqueles que vão até lá sem ter pensado em nada e começam a falar o que vem na cabeça. As entrevistas de emprego possuem perguntas basicamente que são padrões, então é preciso conhecê-las, para garantir que conseguirá responder de uma boa maneira.

Um dos pontos positivos é ter uma boa noite de sono, além de cuidar da alimentação na manhã do dia da entrevista, isso fará com que o candidato se sinta mais confortável. Por outro lado, aqueles que não se preparam adequadamente podem enfrentar problemas durante o processo de seleção. É preciso ser simpático e responder todas as questões.

Como falar sobre os defeitos?

Muitos entrevistadores gostam de perguntar quais são os defeitos dos entrevistados. E sabemos que nunca é fácil falar sobre eles, é mais tranquilo citarmos as nossas qualidades. Quem reconhece os seus defeitos mostra autoconhecimento, algo que é bastante reconhecido por alguns recrutadores. Então, não fale apenas sobre as suas qualidades.

Não existe uma resposta pronta para a pergunta sobre os defeitos. A nossa recomendação é falar que com um pouco de concentração e treinamento é possível superá-los. Seja humilde e mostre que possui vontade de aprender. Um dos pontos positivos é estar aberto para novas experiências.

Evite falar sobre defeitos como ser pessimista e irresponsável, citando que muitas vezes chega atrasado. Também não diga que é incompetente. São palavras que certamente irão te eliminar do procedimento.

O que não fazer numa entrevista de emprego?

Você não deve chegar atrasado na entrevista de emprego. Deverá utilizar o vocabulário culto, evitando gírias, já que o entrevistador pode não gostar deste estilo. Evite críticas fortes contra o seu emprego antigo e não utilize roupas coloridas.

Estes são os principais pontos negativos de uma entrevista de emprego e são capazes de eliminar o candidato interessado na vaga.

O que fazer em uma entrevista de emprego?

Seja simpático, mostre que está disposto a aprender novas atividades e a passar o seu conhecimento aos funcionários atuais da empresa. Cite as suas principais qualidades e como elas podem contribuir para o funcionamento da firma.

Uma dica é perguntar ao recrutador sobre as atividades desenvolvidas na empresa, demonstrando ainda mais interesse e conquistando pontos positivos nesta corrida.

Deixe seu Comentário