Carreira

Profissões com A: lista de cargos com a letra A

Profissões com A - Advogado

Quantas profissões com A existem na língua portuguesa? Você já parou para pensar no assunto? Essa informação pode ser muito útil se você é uma pessoa curiosa, que está em busca de uma área para atuar ou apenas precisa fazer um trabalho para a escola que envolva essa pesquisa.

Bom, saiba que temos a lista completa aqui e você ainda poderá entender melhor sobre cada uma delas. Vamos conferir essas profissões com A? Veja abaixo as informações e certifique-se de que tenha lido tudo para absorver o maior nível de conhecimento possível.

Leia também:

Profissões com A

Na lista de profissões com A temos poucas opções, mas você verá que todas elas são importantes em sua área de atuação. Confira.

  • Alfaiate;
  • Arquiteto;
  • Artesão;
  • Açougueiro;
  • Arqueólogo;
  • Advogado;
  • Ator.

Alfaiate

O alfaiate é o profissional responsável por praticar os serviços da alfaiataria, ou seja, ele realiza a produção de roupas masculinas. Como exemplos, temos o terno, mas podem ser coletes, calças, dentre outras peças possíveis.

Diferente de lojas padronizadas, onde você chega e realiza a compra de um terno comum, na alfaiataria você terá suas medidas tiradas para que todo o processo seja feito artesanalmente e sob medida. Neste caso, cada peça feita pelo alfaiate é única e tem um valor inestimável por sua qualidade.

É dito que o alfaiate é o artista e as roupas que ele produz são sua arte. E esse título é válido por todo o cuidado com cada etapa do processo de produção.

Arquiteto

O arquiteto é aquele profissional que está responsável por montar a estrutura de uma casa, prédio, dentre outros tipos de imóveis e estabelecimentos. No geral, sua principal tarefa está na criação do projeto que será apresentado ao cliente e ao engenheiro no momento da construção.

O trabalho do arquiteto é fundamental para uma estrutura segura e capaz de se manter por muitos e muitos anos sem nenhum tipo de problema. Apesar de muitos acreditarem que se trata apenas de uma planta decorativa, é a partir do trabalho do arquiteto que é feita cada etapa que será seguida no momento de pôr a mão na massa.

Ele pode atuar como arquiteto ou como urbanista, caso tenha se especializado na área.

Artesão

O artesão é o profissional que produz com suas próprias mãos, podendo trabalhar com esculturas, móveis e outros tipos de opções. Ele pode trabalhar sozinho ou em grupo, podendo variar de acordo com o trabalho que está sendo feito e se ele trabalha para si ou é contratado para o trabalho.

Ele conhece muitas técnicas e todas elas exigem que seja feita uma aplicação manual, ou seja, todo o trabalho é feito com as próprias mãos. Ele poderá utilizar máquinas e outros equipamentos que agilizem o processo mas, mais uma vez, é através das mãos que o projeto sairá do papel.

A madeira é uma das principais opções utilizadas pelos artesãos ao criarem novas obras.

Açougueiro

O açougueiro é o profissional que trabalha no açougue ou em indústrias e empresas que exigem o manuseio de carnes. Ele pode ter como responsabilidade realizar o abatimento do animal, realizar cortes e limpeza, trabalhar no balcão atendendo os clientes e entregando os pedidos (cortando, processando, etc) e também pode ter seu próprio açougue.

No geral, eles lidam diversos tipos de carnes, mas a principal é a carne de boi.

Para exercer sua profissão corretamente, ele precisa entender dos cortes de carne, saber realizar todo o processo assim como identificar se a carne está apta para o consumo ou não e, claro, auxiliar o cliente em casos de dúvidas na hora de realizar o pedido.

Arqueólogo

O arqueólogo é aquele profissional que realiza estudos sobre a nossa sociedade e também sobre a cultura humana. Tudo isso, com base no que foi fabricado há muitos anos atrás, desde os primórdios até os dias mais atuais.

Quando alguma relíquia histórica é encontrada, como tumbas antigas de faraós do Egito, ossos de animais já extintos, dentre outras possibilidades, o arqueólogo é o responsável por realizar essas buscas e fazer essas descobertas.

Esse conhecimento auxilia no entendimento de nossa história, sobre os povos passados e como tudo aconteceu em cada região do mundo em que vivemos.

Dentro dessa profissão existem várias ramificações, sendo que cada tipo de arqueólogo pode investir em uma área específica para atuar, se especializando e fazendo suas pesquisas direcionadas.

Advogado

O advogado é o profissional que atua na área do direito. O direito é uma profissão das ciências humanas e é bem procurado pelos estudantes no Brasil. O profissional formado em direito possui algumas possibilidades, podendo se tornar um advogado, promotor, juiz, dentre outros.

Se tratando de uma área voltada para o cumprimento das leis, diz muito sobre a nossa sociedade e sobre o ser humano como indivíduo.

O advogado é o responsável por representar os clientes em causas judiciais, sejam eles inocentes ou não. Ou seja, eles são a chance do acusado conseguir provar sua inocência.

Apesar de apresentar riscos contra a segurança em casos extremos, como admitir clientes que cometeram crimes hediondos, pode pagar muito bem e é uma das profissões mais cobiçadas atualmente.

Leia também:

Ator

O ator é o profissional que atua, claro. Ele pode trabalhar em canais de tv, em teatros, para redes de streaming (que têm ganhado cada vez mais espaço e, hoje, são um dos principais produtores de conteúdos visuais que temos), dentre outras áreas.

Para se tornar um bom ator ou atriz, é preciso anos de dedicação e estudo. Além disso, é preciso estar preparado para realizar muitos testes se pretende trabalhar em grandes projetos.

Conclusão

Você já conhecia todas essas profissões com A que citamos acima? Apesar de termos uma lista pequena na língua portuguesa, cada uma delas causa grande impacto em nossa sociedade e no nosso dia a dia.

Conhecer essa grande diversidade possibilita que mais chances você tenha de encontrar o que verdadeiramente possui vontade de aprender e se especializar. Afinal, uma profissão pode ser para toda a vida e é importante ter feito uma boa escolha logo de cara.

Deixe seu Comentário