Carreira

Como funciona e como fazer um relatório de estágio?

relatório de estágio

O relatório de estágio é um documento onde contém todas as atividades que foram realizadas, envolvimento, valor formativo, entre diversos outros dados de suma importância para a prestação de contas do estagiário.

Logo, esse documento não pode conter somente detalhes básicos de como decorreu o estágio, mas sim as técnicas detalhadas, o trabalho que foi realizado, quais foram os benefícios do estágio e demais dados. Para saber detalhadamente para que serve e como fazer um bom relatório, acompanhe!

Relatório de estágio

Em suma, o relatório de estágio se apresenta nos últimos momentos de um determinado estágio que está sendo feito. Nele, devem conter todas os aprendizados, técnicas utilizadas, problemas resolvidos e demais relatos sobre como correu o estágio.

Entretanto, um relatório de estágio não é, nem de perto, equivalente ao TCC. Porém, ele precisa, sim, seguir uma estrutura que conta com um tema, objetivo, problemas enfrentados e soluções bem definidas para o mesmo.

Logo, é possível deduzir claramente que ele é um documento importante e que deve conter todas as anotações e relatos relevantes que foram percebidos e presenciados durante o estágio.

Estrutura do relatório de estágio

Dependendo da instituição de ensino, podem haver estruturas padronizadas para todos os alunos seguirem. De qualquer forma, é importante reforçar e trazer com maiores detalhes a forma de montagem do relatório de estágio.

Capa

Na capa, é preciso que conste a identificação do documento. Apesar de ser algo que deva ser orientado pelo professor encarregado, é importante sempre manter o nome do documento na frente e de forma legível para entender do que se trata.

Além disso, na capa também é preciso conter os dados do estagiário, da empresa ou a instituição onde o estágio foi realizado e também do supervisor responsável pelo estagiário durante todo o processo de aprendizagem no local. Importante frisar que a data de entrega é um dado importante para constar.

Agradecimento

É importante que no relatório de estágio, conste os agradecimentos. Nessa parte, é feito um conjunto de anotações pessoais para agradecer a todas as pessoas que ajudaram de uma forma ou de outra durante todo o processo do estágio.

Resumo

O resumo é uma parte importante do trabalho, já que é, literalmente, um resumo de tudo o que foi feito e deverá ser encontrado no relatório de estágio.

Índices

No índice, deve conter o índice de conteúdo e também o índice de figuras. A intenção é fazer com que a pessoa que leia o relatório, consiga se encontrar mais facilmente entre os conteúdos e, também, consiga ir direto ao ponto sem a necessidade de procurar por muito tempo

Projetos desenvolvidos

Nessa etapa, é importante listar de forma muito detalhada e exaustiva todos os projetos que foram colocados em prática durante o estágio. Eles devem ser descritos de forma clara, sem deixar nenhum detalhe de fora.

É importante, também, apresentar todos os problemas que os projetos conseguiram resolver e mostrar todas as vantagens que eles agregaram durante o período de estágio.

Conclusão do relatório de estágio

A conclusão serve exatamente para resumir todo o relatório de estágio e resultados que foram obtidos com essa experiência. É o momento de colocar no papel todo o aprendizado que foi adquirido com o estágio, a finalidade do relatório e as lições aprendidas com o mesmo.

Referências

Nas referências, é preciso colocar todos os sites, livros e fontes em geral de qual as ideias e informações surgiram. A intenção é dar crédito a todas as fontes que foram utilizadas para a realização e montagem do relatório, bem como as ideias que foram surgindo durante o estágio.

relatório de estágio

Dicas para um bom relatório de estágio

Após ter a estrutura montada para dar início ao relatório do estágio, é indicado que durante o estágio sejam feitas algumas anotações para que na hora da montagem, tudo saia com o previsto. Algumas dicas para ter um bom relatório de estágio, são:

  • Elabore um diário;
  • Organize todas as ideias;
  • Comece a cuidar da escrita;
  • Seja original (dentro do limite);

Manter um diário, caso o estágio ainda não tenha sido finalizado, é uma ótima forma de manter fresco na mente todos os acontecimentos, ideias, problemas e soluções que foram surgindo durante todo o período. No diário, é possível anotar todos os acontecimentos que serão úteis para o relatório.

Assim, segue-se para a organização das ideias. Quando menos esperamos, a ideia do relatório perfeito surge em mente. Assim que isso acontece, é indicado definir os tópicos e assuntos que serão abordados, tudo isso antes de escrever. Dessa forma, é possível organizar e estruturar o relatório.

Como se trata de um documento formal, é muito importante que as regras da língua portuguesa estejam presentes de forma impecável do relatório. Evitar a repetição de palavras, gírias e demais erros ortográficos, é uma ótima forma de produzir um documento com a escrita muito mais fluída.

Além disso, a originalidade é muito importante na hora de elaborar um relatório de estágio. Isso significa que os plágios e demais atitudes errôneas, podem ser um fator determinante para reprovação do documento.

Inclusive, isso denota uma falta de ética muito grande e, também, falta de consideração pela pessoa que passou horas e dias produzindo um conteúdo original.

Montagem

Para a montagem do relatório de estágio, é muito indicado falar sobre a importância que determinada experiência teve em sua vida profissional e acadêmica. É preciso expressar de forma objetiva todas essas informações e, ainda assim, fazer com que elas rendam um bom conteúdo.

Assim, segue-se para o momento de informar onde e quando foi feito o estágio e quais problemas foram resolvidos no local. Isso porque todo estágio acadêmico, precisa conter um problema a ser resolvido.

Durante a escrita do relatório, sempre informe qual o problema, contextualize o mesmo e inclua as consequências do mesmo. Faça tudo isso sem esquecer de usar as frases de transição para que o conteúdo fique com uma leitura mais agradável e chamativa.

Em seguida, escreva todos os objetivos do estágio, apresente a empresa e elabore um relatório descritivo. No relatório descritivo, é preciso dissertar sobre todos os objetivos específicos que foram propostos e atingidos.

Descreva-os sempre usando muitos argumentos sólidos e com base sempre colocando a referência de cada um. Dessa forma, o relatório de estágio consegue passar maior credibilidade e seriedade para todos aqueles que o lerão e avaliarão.

Deixe seu Comentário