Gestão e RH

Como o RH pode criar vídeos corporativos impressionantes sem precisar gastar nada

As atividades do setor de Recursos Humanos não são fáceis, mesmo com o apoio das ferramentas digitais online. Mais do que conhecer técnicas, é preciso estar a par das melhores opções do mercado.

A área de Recursos Humanos sempre se valeu das tecnologias do mercado, mesmo durante os seus primórdios. Cada inovação modificou a maneira como os trabalhos eram conduzidos, facilitando algumas tarefas, mas trazendo consigo desafios únicos. No momento atual, isso não é diferente.

A produção de materiais audiovisuais, como imagens e vídeos, por exemplo, é um recurso interessante para transmitir mensagens e alcançar objetivos. E o melhor de tudo é que essas tarefas são facilitadas com o uso de ferramentas disponíveis na internet, incluindo aquelas gratuitas aos usuários.

Uma dessas opções grátis e simples de utilizar é o CapCut Online, um site com editor de vídeo e imagem. O serviço é destinado tanto a indivíduos com objetivos pessoais, quanto para organizações que desejam melhorar a condução das atividades cotidianas. Os motivos para adotá-lo são inúmeros.

7 ideias para a criação de vídeos corporativos com o CapCut Online

As ferramentas do editor de vídeo online do CapCut podem ser encontradas em seu site, pedindo somente um cadastro. A plataforma usa esses dados para armazenar arquivos e facilitar trabalhos futuros, não requerendo informações da empresa e nem mesmo o pagamento de uma assinatura.

1 – Remover planos de fundos

Vídeos corporativos tem um teor mais sério e que pede gravações sem nenhum tipo de distração visual. O que acontece, então, quando um material é filmado em um espaço inadequado e não pode ser regravado? A solução, disponível no CapCut Online, é a remoção do background do vídeo já pronto.

O removedor de fundo do CapCut Online utiliza inteligências artificiais para identificar pessoas e objetos, garantindo que esses elementos não serão eliminados juntos com o background. Depois da remoção, existe a possibilidade de substituir o fundo por qualquer imagem (ou vídeo) que prefira.

2 – Converter texto em voz

Continuando com o aspecto profissional mencionado anteriormente, nós chegamos em uma segunda ferramenta muito útil: a conversão de texto em voz. Funciona de maneira bastante direta: você escreve o que deseja que o CapCut Online narre e o serviço transforma essas palavras em um áudio.

O mais interessante é que o CapCut Online é indicado mesmo para organizações que produzem conteúdos internacionais, já que o conversor de texto em voz existe em múltiplos idiomas. Além disso, há a possibilidade de configurar as vozes, garantindo que o áudio seja o mais natural possível.

3 – Redimensionar vídeos para cada rede

É imprescindível que os canais de uma empresa nas redes sociais estejam atentos para os formatos de cada site. Quando uma página publica vídeos horizontais no Instagram, por exemplo, as chances são altas de que parte do público-alvo não os assista. É aí que entra o redimensionamento de vídeos.

O recurso que possibilita aos usuários redimensionar vídeo online é um dos mais versáteis do CapCut Online, se adequando para variados espaços. Isso facilita trabalhos como a apresentação da empresa em postagem de vagas nas redes, a divulgação de eventos internos da organização e muitos outros.

4 – Preocupar-se com a acessibilidade

Uma empresa é composta por profissionais dos mais diferentes perfis, incluindo pessoas com deficiência (PcD). Dessa forma, é obrigação do setor de RH se certificar de que conteúdos corporativos sejam acessíveis, o que é feito a partir da adaptação de materiais e a criação de legendas em vídeos.

A transcrição de áudio em legenda do CapCut Online funciona de maneira similar à conversão de texto em voz, no sentido de que está disponível em dezenas de idiomas. Alternativamente, o setor de RH pode também incluir legendas de maneira manual, promovendo o acesso de todos os colaboradores.

5 – Explorar ferramentas diversas

Além das ferramentas mencionadas acima, o CapCut Online conta com várias outras. As principais são o modificador de voz, amplificador de vídeo, efeitos, filtros, stickers e compressão de vídeos pesados. Todas elas são úteis para o RH na hora de criar vídeos corporativos de qualidade, internos e externos.

Como esses recursos serão usados depende de cada organização e estratégia de comunicação. É possível usar o modificador de voz tanto para trabalhos mais sérios, quanto para materiais informais. Em todos os casos, é indispensável que seja elaborado um plano para a divulgação desses projetos.

6 – Utilizar o serviço de qualquer computador

Não é incomum que um profissional do setor de RH precise trabalhar de casa ou de uma máquina que não tem as ferramentas com as quais está acostumado a lidar no dia a dia. Felizmente, isso não é um problema para quem opta pelo CapCut, já que seus recursos são acessados exclusivamente online.

Isso significa que você pode trabalhar em qualquer máquina que possua, independentemente do sistema operacional e navegador. A flexibilidade é possível porque dispensa-se a instalação e o download, garantindo que tarefas possam ser cumpridas mesmo quando há tropeços pelo caminho.

7 – Aprender as melhores técnicas

A melhor maneira de aproveitar a gratuidade do CapCut Online é explorando todas as ferramentas. A partir do contato direto com elas, os profissionais desenvolvem melhores técnicas, mesmo que estejam no seu primeiro contato com edição de materiais audiovisuais, internamente e externamente.

E, levando em conta a facilidade de uso dos recursos, esse aprendizado não toma tempo. Todas as funções dizem exatamente o que fazem, o que permite que a tarefa de editar vídeos corporativos não tome tempo e possa ser concluída sem dificuldade. A qualidade dos resultados nunca é comprometida.

A partir das ferramentas descritas acima, cabe ao RH desenvolver as melhores estratégias, visando facilitar a comunicação entre colaboradores, líderes e público. Quando se tem um serviço gratuito e de qualidade, recursos financeiros podem ser realocados para outros espaços, melhorando trabalhos.

Deixe seu Comentário