Vagas Abertas

Volkswagen trabalhe conosco: como trabalhar na empresa?

Volkswagen trabalhe conosco

Em 2019, a Volkswagen Brasil recebeu o certificado Top Employer pelo CRF Institute, a principal certificação global de gestão de pessoas. Além disso, de acordo com a pesquisa Valor Carreira, a empresa está entre as 10 empresas mais desejadas para trabalhar. Porém, será que basta apenas acessar o site da Volkswagen trabalhe conosco para fazer parte desse time incrível?

Conseguir um emprego em uma empresa tão grande e renomada como essa pode não ser algo impossível. Conhecer bem a empresa em que você quer trabalhar, faz toda a diferença na hora da entrevista. Por isso, nesse post você vai aprender um pouco sobre a história, as políticas, os salários e os benefícios de ser funcionário da Volkswagen. Confira!

Conheça a Volkswagen

O Grupo Volkswagen é detentor de 12 marcas, são elas: Volkswagen, Audi, Seat, Skoda, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Volkswagen Caminhões, Scania e MAN. As fabricas do grupo estão presentes em 8 países nas Américas, Ásia e África; e em 19 países da Europa, somando 100 unidades fabris. Por dia, os 550 mil funcionários produzem 37.500 veículos em todo o mundo; vendo-os em 153 países.

Atualmente, a Volkswagen Brasil, tem 4 fábricas nas cidades de São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté, no Estado de São Paulo e na cidade de São José dos Pinhais; no Paraná.

Além de fabricar carros, a Volkswagen também atua em outras áreas de negócios, como a fabricação de unidades especiais de engrenagens para turbinas eólicas, de motores diesel de grandes aplicações marítimas e industriais, de turbocompressores, de turbomáquinas, de compressores e de reatores químicos, além da produção de transmissões de veículos, guias e acoplamentos, bem como sistemas de teste para o setor de mobilidade.

Além de ser pioneira em vários aspectos do mercado automobilismo, a Volkswagen foi a primeira montadora do Brasil a investir de forma privada na mobilidade urbana, mobilidade social e na inclusão de pessoas com deficiência. Ela faz isso desde 1979, através da Fundação Volkswagen. O Instituto apoia tecnicamente algumas ações de responsabilidade social da empresa no Brasil. Em síntese, ele tem a missão de promover ações que eduquem os cidadãos e os ajude a desenvolver a comunidade.

Ainda no setor social, a empresa foi a primeira a aderir às iniciáticas para eliminar o trabalho infantil e lançou o Ainds Care; um programa de atendimento aos aidéticos premiado pela ONU. Além disso, preocupada em produzir energia limpa, a montadora investiu em uma Pequena Central Hidrelétrica, com capacidade para produzir cerca de 18% da energia utilizada nas fábricas da Volkswagen Brasil.

Vagas que você pode se interessar: 

Volkswagen trabalhe conosco e a política da empresa

Para trabalhar em uma empresa, nós precisamos nos identificar com a cultura da organização. Por isso, antes de enviar o seu currículo ou ir a uma entrevista, certifique-se de conhecer bem a empresa. A Volkswagen tem uma política bem definida quando o assunto é ética e sustentabilidade.

Cientes de sua responsabilidade global sobre o Meio Ambiente, o Grupo mantém todos os níveis hierárquicos cientes dos riscos ambientais e de energia de suas atividades. Além disso, a empresa também publica um Anuário de Responsabilidades Comparativas para relatar as atividades da empresa nas esferas econômicas, social e ambiental.

O Grupo Volkswagen também dá muito valor a ética e a transparência. As políticas anticorrupção, de gerenciamento de risco e ética são bem definidas e contam com um Comitê Executivo (COMEX) para conduzir as ações da empresa no que diz respeito a legislação nacional e internacional. Ademais, a empresa também disponibiliza para o público três canais de denúncia a fim de garantir que desvios de conduta e possíveis fraudes sejam relatadas imediatamente.

Volkswagen trabalhe conosco

Dicas para sua entrevista:

Salários e benefícios

O Grupo Volkswagen é reconhecido pelos seus ótimos salários e benefícios. A empresa oferece aos funcionários assistência médica, plano de previdência privada, plano de pecúlio (indenização mensal em caso de morte ou invalidez), alimentação e transporte subsidiados, participação nos lucros e desconto na compra de veículos. Entretanto, os benefícios podem variar para os cargos executivos.

Os candidatos podem ser chamados para trabalhar em algum Centro de Distribuição de Peças e Acessórios, nos Escritórios Regionais ou em uma das Unidades de Produção espalhadas pelo Brasil. Os salários podem variar de acordo com a função e a região. No geral, a remuneração fica entre R$ 1.100,00 e R$ 14.000,00; respectivamente para os cargos de estagiário e gerente.

Volkswagen trabalhe conosco: como enviar o currículo?

A Volkswagen Brasil oferece oportunidades de emprego em diversas áreas. Anualmente, empresa abre inscrição para os programas de Trainee (nas áreas de Marketing, Manufatura, Vendas e RH) e Estágio, geralmente entre os meses de setembro ou outubro, através do próprio site ou em quadros de avisos das Universidades da região.

O processo de seleção para as demais funções na empresa é aberto somente quando ao cargo não é preenchido internamente. A vaga é anunciada no site da Volkswagen ou em outros sites de agencias de recrutamentos e jornais. Entretanto a melhor maneira de conseguir uma entrevista, de acordo com o site Glassdoor, é cadastrando seu currículo no site da Volkswagen, na seção trabalhe conosco; uma vez que 66% das pessoas que conseguiram uma entrevista, se candidatam online e 11% foram contratados por indicação de outro funcionário.

O processo seletivo envolve um teste on-line através do site da Volkswagen, uma dinâmica em grupo e, por último, uma entrevista individual com o futuro gestor e o RH. De acordo com a Glassdoor, as entrevistas têm dificuldade média, recebendo a nota de 2,7 de 5,0. Entretanto, 70% dos entrevistados relataram ter uma experiencia positiva durante o processo seletivo.

Considerações finais

A Volkswagen Brasil recebeu dos seus funcionários a nota média 3,9 de 5,0. Contudo, as maiores notas foram atribuídas para remuneração e benefícios, cultura e valores da empresa e qualidade de vida. Do mesmo modo, 81% dos empregados recomendam trabalhar nessa empresa.

Em resumo, a empresa é uma excelente para trabalhar. Quer você esteja procurando vaga como jovem aprendiz, Trainee, estagiário, pessoa com deficiência ou como profissional, acesse o site da Volkswagen trabalhe conosco, cadastre seu currículo e boa sorte!

Vagas em empresas famosas:

Deixe seu Comentário