Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the shortcodes-ultimate domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /data/recursosehumanos.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121
Como preencher um currículo? Veja essas ótimas dicas! – Recursos & Humanos
Currículo

Como preencher um currículo? Veja essas ótimas dicas!

Existem algumas tarefas na vida que, para ficarem perfeitas, é preciso de tempo. Fazer o seu currículo se tornar perfeito, pode levar um tempo. Mas o valor agregado a ele e a vantagem competitiva que você terá em relação aos outros candidatos, é incomparável. Hoje você vai aprender como preencher um currículo de maneira adequada e assertiva.

Você sabe quantos segundos, um recrutador leva para ler um currículo? Apenas 7 segundos! É pouquíssimo tempo, então esqueça a ideia de fazer um currículo enorme. Em um mercado de trabalho extremamente competitivo, onde as vagas são disputadíssimas, ter um currículo bem feito, vai agregar muito valor à sua candidatura. Traduzindo, você terá uma vantagem competitiva em relação aos outros candidatos. Para uma disputa de vaga isso é excelente!

Os maiores especialistas em análises de currículos, afirmam que não existem fórmulas para criar um super currículo imbatível e infalível. É justamente nesse erro de querer uma fórmula pronta, que muitos jovens erram feio na hora de elaborar o próprio currículo.

A maioria dos jovens faz parte da geração Y, são rápidos nos pensamentos, mas não conseguem implementar de maneira correta as suas ideias. Por isso, a principal dica é para que o jovem pare um pouco e planeje melhor seus currículos. Não elabore o seu currículo de qualquer jeito, ele é o seu cartão de visita para uma empresa. É através dele que o recrutador vai se interessar ou não por você.

Com as nossas dicas, você vai aprender como preencher um currículo de maneira fácil. Sem nenhuma dificuldade.

Qual a importância de se elaborar um currículo?

O que mais deprime um recrutador é quando ele, reconhece o potencial do candidato, mas infelizmente, seu currículo é péssimo.

Por isso, que saber como preencher um currículo de maneira correta, é algo muito valioso, ou seja, pode ser a oportunidade que faltava para você conquistar uma vaga na empresa que quer trabalhar. Tente refletir sobre a sua carreira e não apenas sobre o seu currículo. Você precisa saber transmitir de maneira honesta e clara, tudo o que absorveu de novidade durante a sua caminhada profissional.

Pense nas informações que valem a pena serem expostas ao empregador e recrutador.

Aprenda como preencher um currículo infalível

Com as nossas dicas, você vai aprender como preencher um currículo de maneira fácil e principalmente assertiva.

Muitos jovens na ânsia de querer algo diferente, vão logo tentando inovar e mudar o formato dos seus currículos. Esqueça essa estratégia, a não ser que você seja das áreas de artes ou design. Se você não é dessas áreas, se atenha apenas ao básico. Para os recrutadores, o estilo branco, com as margens definidas e fixas, fontes na cor preta e tradicional em um tamanho legível, é a melhor escolha.

Aprender como preencher um currículo é aprender a formata-lo de uma tal maneira, que a sua leitura seja facilitada para o recrutador. Utilize mais espaçamento, letras em itálico, negrito, sublinhado, etc. Salve o seu documento em PDF, assim a sua formatação não é perdida.

1 – Transmita o seu objetivo

Depois de ter preenchido os seus dados pessoais, chegou a hora de escrever sobre os seus objetivos. Veja bem, esses objetivos devem ser descritos em apenas uma ou duas frases. Utilize a sua expertise e lembre dos 7 segundos do recrutador

Evite descrever as suas habilidades, pois é errado se autoavaliar, essa tarefa será do recrutador.

Acredite, fazer um bom currículo é focar nos resultados e ações positivas. O campo habilidade deve ser excluído do currículo.

2 – Descreva as suas experiências

Muitos tem dúvidas sobre o que preencher no campo das experiências, principalmente quando não se tem nenhuma. A dica é mostrar como foi a sua vida em relação a trabalhos formais ou não, o tanto que cresceu e absorveu as novas aprendizagens. Nesse campo, diferentes atividades podem ser citadas.

As empresas querem contratar pessoas de verdade, que estão nas batalhas do dia a dia, com vitórias ou não. O importante é o crescimento como indivíduo. Fórmulas prontas, com diálogos bem traçados já não fazem tanto sucesso.

Muitas empresas hoje em dia, através dos seus recrutadores fazem a seleção dos candidatos de maneira online. Por isso, é fundamental alinhar o currículo com a palavra-chave do momento. O Linkedin pode ser uma ferramenta que vai te ajudar bastante na hora de achar os termos mais populares.

3 – Fale sobre a sua formação

Aprender como preencher um currículo, envolve falar sobre todas as suas formações acadêmicas também.

É neste campo que você tem que informar sobre os diplomas, cursos, universidades, pós graduações, intercâmbios, etc. Não se prolongue muito nas informações, seja mais sucinto, informe apenas o tipo do seu diploma, qual instituição você se formou, qual curso e o ano da formação.

Você também poderá incluir os cursos feitos de outros idiomas e não importa se você é fluente ou não.

4 – Dê referências

Indicar links de portfolio é interessante apenas em algumas áreas, então avalie antes se é para o seu caso.

É muito válido e visto com bons olhos, quando um candidato indica pelo menos duas referências no final do seu currículo. Então a dica é, indique duas pessoas com nome completo, e-mail, telefone e cargo que foi exercido.

3 erros comuns na hora de preencher o currículo

1 – Incluir fotos e dados a mais do que o necessário

Seu currículo não pode ter informações desnecessárias, como número de documentos como o RG e o CPF. Milhares de fotos, a não ser que você esteja procurando oportunidades como modelo, atriz, etc.

2 – Erros de português

Escrever palavras erradas é o maior erro de todos na hora da disputa de uma vaga. Os recrutadores das empresas não deixam esse tipo de erro passar batido. Portanto, revise quantas vezes for necessário e não entregue um currículo com erros de português.

3 – Esquecer de incluir alguma informação importante

Você que está com dificuldades de como preencher um currículo, peça a ajuda de profissionais mais inteligentes. Eles poderão te dar um feedback sobre a impressão que o seu currículo causa, em quem está lendo e onde você pode melhorá-lo. Não deixe de aproveitar o conhecimento dos profissionais mais experientes.

Receba Promoções no Whatsapp
Deseja receber links de promoções e ofertas no celular? Clique no Botão abaixo e participe do nosso grupo do Whatsapp.

Deixe seu Comentário