Currículo

Como preencher um currículo? Veja essas ótimas dicas!

Como preencher um currículo

Existem algumas tarefas na vida que, para ficarem perfeitas, é preciso de tempo. Fazer o seu currículo se tornar perfeito, pode levar um tempo. Mas o valor agregado a ele e a vantagem competitiva que você terá em relação aos outros candidatos, é incomparável. Hoje você vai aprender como preencher um currículo de maneira adequada e assertiva.

Você sabe quantos segundos, um recrutador leva para ler um currículo? Apenas 7 segundos! É pouquíssimo tempo, então esqueça a ideia de fazer um currículo enorme. Em um mercado de trabalho extremamente competitivo, onde as vagas são disputadíssimas, ter um currículo bem feito, vai agregar muito valor à sua candidatura. Traduzindo, você terá uma vantagem competitiva em relação aos outros candidatos. Para uma disputa de vaga isso é excelente!

Os maiores especialistas em análises de currículos, afirmam que não existem fórmulas para criar um super currículo imbatível e infalível. É justamente nesse erro de querer uma fórmula pronta, que muitos jovens erram feio na hora de elaborar o próprio currículo.

A maioria dos jovens faz parte da geração Y, são rápidos nos pensamentos, mas não conseguem implementar de maneira correta as suas ideias. Por isso, a principal dica é para que o jovem pare um pouco e planeje melhor seus currículos. Não elabore o seu currículo de qualquer jeito, ele é o seu cartão de visita para uma empresa. É através dele que o recrutador vai se interessar ou não por você.

Com as nossas dicas, você vai aprender como preencher um currículo de maneira fácil. Sem nenhuma dificuldade.

Qual a importância de se elaborar um currículo?

O que mais deprime um recrutador é quando ele, reconhece o potencial do candidato, mas infelizmente, seu currículo é péssimo.

Por isso, que saber como preencher um currículo de maneira correta, é algo muito valioso, ou seja, pode ser a oportunidade que faltava para você conquistar uma vaga na empresa que quer trabalhar. Tente refletir sobre a sua carreira e não apenas sobre o seu currículo. Você precisa saber transmitir de maneira honesta e clara, tudo o que absorveu de novidade durante a sua caminhada profissional.

Pense nas informações que valem a pena serem expostas ao empregador e recrutador.

Aprenda como preencher um currículo infalível

Com as nossas dicas, você vai aprender como preencher um currículo de maneira fácil e principalmente assertiva.

Muitos jovens na ânsia de querer algo diferente, vão logo tentando inovar e mudar o formato dos seus currículos. Esqueça essa estratégia, a não ser que você seja das áreas de artes ou design. Se você não é dessas áreas, se atenha apenas ao básico. Para os recrutadores, o estilo branco, com as margens definidas e fixas, fontes na cor preta e tradicional em um tamanho legível, é a melhor escolha.

Aprender como preencher um currículo é aprender a formata-lo de uma tal maneira, que a sua leitura seja facilitada para o recrutador. Utilize mais espaçamento, letras em itálico, negrito, sublinhado, etc. Salve o seu documento em PDF, assim a sua formatação não é perdida.

1 – Transmita o seu objetivo

Depois de ter preenchido os seus dados pessoais, chegou a hora de escrever sobre os seus objetivos. Veja bem, esses objetivos devem ser descritos em apenas uma ou duas frases. Utilize a sua expertise e lembre dos 7 segundos do recrutador

Evite descrever as suas habilidades, pois é errado se autoavaliar, essa tarefa será do recrutador.

Acredite, fazer um bom currículo é focar nos resultados e ações positivas. O campo habilidade deve ser excluído do currículo.

2 – Descreva as suas experiências

Muitos tem dúvidas sobre o que preencher no campo das experiências, principalmente quando não se tem nenhuma. A dica é mostrar como foi a sua vida em relação a trabalhos formais ou não, o tanto que cresceu e absorveu as novas aprendizagens. Nesse campo, diferentes atividades podem ser citadas.

As empresas querem contratar pessoas de verdade, que estão nas batalhas do dia a dia, com vitórias ou não. O importante é o crescimento como indivíduo. Fórmulas prontas, com diálogos bem traçados já não fazem tanto sucesso.

Muitas empresas hoje em dia, através dos seus recrutadores fazem a seleção dos candidatos de maneira online. Por isso, é fundamental alinhar o currículo com a palavra-chave do momento. O Linkedin pode ser uma ferramenta que vai te ajudar bastante na hora de achar os termos mais populares.

3 – Fale sobre a sua formação

Aprender como preencher um currículo, envolve falar sobre todas as suas formações acadêmicas também.

É neste campo que você tem que informar sobre os diplomas, cursos, universidades, pós graduações, intercâmbios, etc. Não se prolongue muito nas informações, seja mais sucinto, informe apenas o tipo do seu diploma, qual instituição você se formou, qual curso e o ano da formação.

Você também poderá incluir os cursos feitos de outros idiomas e não importa se você é fluente ou não.

Como preencher um currículo

4 – Dê referências

Indicar links de portfolio é interessante apenas em algumas áreas, então avalie antes se é para o seu caso.

É muito válido e visto com bons olhos, quando um candidato indica pelo menos duas referências no final do seu currículo. Então a dica é, indique duas pessoas com nome completo, e-mail, telefone e cargo que foi exercido.

3 erros comuns na hora de preencher o currículo

1 – Incluir fotos e dados a mais do que o necessário

Seu currículo não pode ter informações desnecessárias, como número de documentos como o RG e o CPF. Milhares de fotos, a não ser que você esteja procurando oportunidades como modelo, atriz, etc.

2 – Erros de português

Escrever palavras erradas é o maior erro de todos na hora da disputa de uma vaga. Os recrutadores das empresas não deixam esse tipo de erro passar batido. Portanto, revise quantas vezes for necessário e não entregue um currículo com erros de português.

3 – Esquecer de incluir alguma informação importante

Você que está com dificuldades de como preencher um currículo, peça a ajuda de profissionais mais inteligentes. Eles poderão te dar um feedback sobre a impressão que o seu currículo causa, em quem está lendo e onde você pode melhorá-lo. Não deixe de aproveitar o conhecimento dos profissionais mais experientes.

Deixe seu Comentário