Carreira

Como ser promovido no trabalho

Como ser promovido no trabalho

Muitas pessoas todos os dias se perguntam: “como faz para ser promovido?”, mas poucas pensam: “eu estou fazendo o suficiente para receber esse prêmio?”. Bom é disso que iremos tratar hoje. A promoção não é algo que você irá receber, por continuar fazendo sempre um trabalho mais ou menos, é quando você se sobressai e mostra ter capacidade de ajudar a empresa.

Por isso, daremos algumas dicas e ideias de como pode-se convencer o chefe de que é merecedor de um aumento ou de uma promoção.

Como ser promovido no trabalho com conhecimento

A pessoa que quer se tonar alguém do alto escalão da empresa, além de ser especialista no que está fazendo, também precisa conhecer todos os outros processos que ocorrem dentro da firma, para que assim possa ter uma visão geral, e entender o que pode ser feito para melhorar o rendimento da sua empresa e por fim se mostrar digno de receber uma promoção que lhe permita melhor gerenciá-la.

Entenda seu papel na empresa

É importante saber qual a sua função na empresa, e no que ela impacta. Apenas fazer o que está sendo pedido, por vezes não é suficiente para você receber uma promoção. Mas quando se analisa a situação por completo pode acabar melhorando os resultados e quem sabe acabe reduzindo a quantidade de trabalho para fazer a mesma função.

Identificar-se com os valores da organização

É importante que você trabalhe em um lugar que possua valores semelhantes aos seus, caso trabalhe em um local, mas não concorde com os padrões ou ideais impostos pela sua empresa, logo provavelmente acabará brigando com os seus gestores, ou entrando em conflitos por descordar de algo.

Por exemplo, uma pessoa vegana provavelmente teria problemas em trabalhar em um frigorífico. E toda essa insatisfação afetaria diretamente a qualidade do seu trabalho.

Saiba ouvir e responder os feedbacks

É importante que as pessoas saibam ouvir as avaliações que os seus chefes fazem delas, na maioria das vezes ele só vai estar querendo que os seus funcionários se desenvolvam, e façam um trabalho que ajude a empresa a crescer.

Claro, nem sempre ele pode estar correto, por isso é importante que você saiba respondê-lo e mostrar que ele talvez esteja cometendo um erro, mas como é o seu patrão, sempre é necessário que tome cuidado para não ofendê-lo, sendo mal interpretado.

Observe o seu superior

Muitas empresas, evitam promover pessoas por acharem que mexendo em seus cargos podem fazê-las diminuírem os seus rendimentos, por isso é necessário que você observe muito o seu superior, para que além de desenvolver bem o seu trabalho, também já tenha uma noção do trabalho dele, para caso você tenha que assumir a função, por férias, demissão ou alguma casualidade, já tenha uma noção e possa demonstrar que está pronto pra exercer esse papel.

Ter paciência é importante

Para tudo leva tempo, dizem que para uma pessoa se adaptar completamente a uma função leva em torno de dois anos, por mais que seja muito tempo, existem muitas empresas, que preferem não mexer na hierarquia dos seus profissionais antes que eles estejam totalmente adaptados. Mas, claro isso não é uma regra e irá variar muito, de empresa para empresa, ou dependendo das ocasiões, nesse mundo ultra veloz em que vivemos não temos nem como prever o que ocorrerá amanhã.

Demonstre que você quer subir na empresa

Muitas empresas hoje em dia possuem uma política de serem mais abertas com os funcionários e quererem saber o que eles querem para seus futuros, por isso é importante demonstrar o interesse de que você quer continuar na empresa e ser promovido a longo ou curto prazo, além de falar com seus superiores sobre isso também pode encontrar nos Recursos Humanos uma oportunidade de ser ouvido.

Porém, em muitos casos a pessoa acaba por ouvir que ela ainda não está preparada ou pronta para ser promovida, por isso é importante se preparar psicologicamente. Também pode ocorrer de o chefe entender o pedido como uma ameaça, de que se ele não te promover você irá se demitir, devido a isso é necessário tomar cuidado com as palavras que irá usar.

Demonstre segurança

Muitas pessoas são deixadas de lado porque não passam confiança no que fazem, mesmo fazendo tudo corretamente. É preciso demonstrar com palavras firmes e um bom gestual que você sabe do que está falando ou fazendo. Para que assim o seu chefe tenha a confiança de lhe promover para um novo papel.

Humildade é algo necessário sempre

Muitos funcionários quando chegam em cargos altos como gerentes, dizem que já não tem mais nada a aprender, mas estão errados, sempre existem coisas novas para se aprender, o mundo dos negócios sempre está se renovando e quem acaba com esse ideia fixa de não querer aprender mais nada, tende a se dar muito mal.

Você até pode chegar em uma posição que se sinta confortável e já não quer mais subir, mas aprender sempre é importante, vivemos em um mundo em que a tecnologia evolui muito rápido, e se não prestarmos atenção seremos esmagados pela competição.

Mantenha um bom relacionamento com todos

Essa não é só uma dica para o trabalho, ter boas relações com as pessoas é algo muito importante, você nunca saberá o dia de amanhã. Muitos funcionários, quando são promovidos, querem pisar nos que estão abaixo deles, isso é algo terrível, e que com a evolução da nossa sociedade meio que desapareceu.

Mas, não é só não humilhar o seu companheiro, também deve manter boas relações, nunca se sabe quando precisará do auxílio dele para fazer algum projeto juntos. Um bom funcionário deve sempre conhecer os seus colegas, para poder explorar as qualidades deles da forma mais eficiente possível.

Quando você consegue a promoção…

Enfim, quando se consegue a promoção todos os seus esforços valeram apena, mas daí em diante começa um novo desafio, o de corresponder às expectativas, se você seguiu a maior partes das nossas dicas dadas anteriormente, estará pronto para as tarefas que te esperam, mas se não seguiu terá que se esforçar mais para aprender tudo o que tem que fazer nessa nova função.

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