Carreira

14 profissões do futuro que você deve pensar em investir!

profissões do futuro

Com as mudanças constantes no mercado de trabalho, novas tendências têm surgido como profissões do futuro. Saiba quais são e como a revolução tecnológica interfere nelas!

Há muitos anos já se falava em revolução tecnológica e de que maneira ela afetaria as nossas vidas. O que há 40 anos era símbolo de evolução tecnológica, hoje já se tornou obsoleto. A realidade é que estamos vivendo em uma época que só existia em filmes de ficção científica. E, com isso, o mercado de trabalho tem que se adequar e as empresas precisam inovar para não serem engolidas pelas concorrentes.

Principalmente os jovens procuram por profissões do futuro que lhes garantam experiência, sucesso profissional e retorno financeiro. Sendo assim, é preciso acolher as profissões do futuro, ainda que novas no mercado, para garantir sucesso e bons lucros.

Vamos conhecer algumas delas a seguir?

14 profissões do futuro que vale a pena conhecer

1. Profissional de marketing digital

O profissional de marketing digital, carreira não muito recente, vem se fortalecendo a cada dia no meio online e, com isso, criando uma especialização de carreira cada vez mais voltada para a internet.

2. Desenvolvedor de dispositivos wearables

A procura por profissionais capazes de desenvolver equipamentos “tecnologias vestíveis” que possam facilitar a vida das pessoas como, por exemplo, pulseiras que medem o batimento cardíaco, relógios inteligentes e óculos de realidade virtual será cada vez maior nos próximos anos.

Por isso, a profissão de desenvolvedor de dispositivos wearables estará em alta.

3. Engenheiro e Arquiteto 3D

O 3D veio para ficar e os profissionais da área de engenharia e arquitetura devem atualizar-se para que possam apresentar ao público uma experiência cada vez mais real, projetando ambientes em 3D nas suas maquetes.

4. Gestor de inovação

Atualmente, as empresas já oferecem essa vaga a profissionais que serão responsáveis por repensar as estratégias da empresa, seja para uma área específica ou em seu core business, a fim de melhorar seu modelo de negócio.

5. Produtor de conteúdo

Com a democratização da Internet, muitos produtos e serviços passaram a ser expostos na web. Para que tenham um bom alcance, tanto os sites quanto os blogs precisam de um bom conteúdo. A profissão do futuro que permite que isso aconteça é a de produção de conteúdo.

Muito mais do que vender algo aos visitantes da sua página na web, hoje, a tendência é oferecer soluções e respostas para o seu público-alvo. Isso é possível através de conteúdo de qualidade e excelência.

Diante dessas necessidades, muitas agências já estão se especializando na produção de conteúdo.

6. Coach

A função do coach é auxiliar as pessoas a se desenvolverem dentro de suas carreiras e vidas de um modo geral. Hoje, o coaching já é de grande destaque no mercado. Grandes nomes internacionais, como Tony Robbins, ajudaram a popularizar a profissão.

7. Representante de vendas internas

Em virtude dos clientes terem adquirido um poder maior de escolha, as empresas que trabalham com o mercado B2B terão a necessidade cada vez maior de contar com vendedores que só farão a abordagem aos clientes quando eles já tiverem demonstrado algum interesse pelo produto. Assim, as vendas se tornarão mais assertivas e personalizadas.

profissões do futuro

8. Gestor de comunidade

Algumas empresas já possuem esse tipo de profissional em seu quadro. A sua função é ouvir a opinião de consumidores e da comunidade ao redor da empresa com a finalidade de melhorar os serviços oferecidos por ela e, com isso, atrair mais clientes.

9. Especialista em Meio Ambiente

Diante da preocupação cada vez maior com o meio ambiente e que, certamente, só aumentará nos próximos anos, é de suma importância que profissionais se especializem em criar recursos alternativos que não afetem mais ainda a natureza. É o caso de especialistas em energias alternativas ou renováveis, ou seja, especialistas em meio ambiente.

10. Piloto de drones

É cada vez mais comum o uso de drones em setores de monitoramento, segurança e varejo. Uma das profissões do futuro, portanto, é a de piloto de drones. Esse profissional terá um grande espaço no mercado de trabalho dentro dos próximos anos.

11. Professor online

O EAD (Ensino a Distância) tem se expandido rapidamente nos últimos anos, possibilitando maior alcance àqueles que não têm muito tempo para se deslocar até espaços físicos como escolas de idiomas e faculdades.

As salas de aula virtuais possibilitam ao professor transmitir seus conhecimentos e lucrar muito bem com isso.

12. Profissional de Big Data

Na Era em que vivemos, as empresas estão cada vez mais superlotadas de informações e dados, coletados de fontes inúmeros, tanto sistemas externos quanto internos. Todos esses dados, para que possam atuar a favor das empresas, precisam ser tratados, ou seja, analisados e transformados em material estratégico. É isso que o profissional de Big Data faz.

O profissional que atua nesse setor é especializado em tratar e interpretar esses dados, extraindo informações cruciais para que a companhia possa se posicionar da melhor forma.

Dentre as áreas combinadas por esse tipo de profissional, estão as Ciências Exatas como Estatística, Matemática, Engenharia e Análise de Sistemas, bem como algumas capacidades da área de Humanas, a exemplo da Psicologia e do Marketing.

13. Gestor de resíduos

O nome pode parecer inusitado. Aliás, é possível que você sequer tenha ouvido falar a respeito dessa profissão. Mas, acredite: ela é tão importante quanto as outras citadas nessa lista.

Não é novidade que o tratamento de lixo das populações no mundo todo cresce a cada dia. Diante disso, há uma necessidade exponencial de tratar do Meio Ambiente, não apenas extrair recursos dele, mas utilizar ferramentas e estratégias para devolver, de alguma forma, aquilo que removemos. E o cuidado é uma dessas formas.

O gestor de resíduos tem um papel fundamental na proteção do Meio Ambiente. Por se tratar de uma área multidisciplinar, pode exigir competências das áreas de Engenharia, Química e Saneamento Ambiental, por exemplo.

14. Desenvolvedor de softwares

Profissionais muito valorizados no mercado atual, os desenvolvedores de softwares continuarão sendo importantes nas próximas décadas. Eles, que são responsáveis por criar novos sistemas que automatizam processos, certamente possuem um futuro brilhante pela frente.

Quanto mais especializações e atualizações diante de um mercado que se renova a cada momento, melhores serão suas oportunidades. Essa, que é uma das profissões do futuro, merece cada vez mais destaque no mundo todo.

Deixe seu Comentário