Currículo

Tipos de currículo: conheça os principais

Tipos de currículo

Se tem um documento importantíssimo que pode definir não só a sua carreira profissional e acadêmica, como também o seu futuro, além, obviamente, da carteira de identidade, este documento é o currículo. É nele onde deve colocar todas as informações referentes às suas experiências no mercado de trabalho, formações educacionais e, também, as principais habilidades dominadas por você que venham chamar a atenção de determinados empregadores.

E uma das grandes vantagens deste documento ser tão importante assim para o futuro da sua carreira profissional se deve ao simples, e preciso, fato de que ele é escrito e preenchido não por uma instituição ou por terceiros – e sim por você. Dessa forma, a missão de preencher todos os dados, dispô-los de maneira atrativa pelo papel e omitir ou ressaltar informações que te colocam em posição de destaque cabe exclusivamente a você.

Mas, apesar disso, saiba que não basta sair por aí escrevendo todas as suas formações e experiências mercadológicas em um documento Word achando que vai dar certo. Muito pelo contrário, você precisa apresentar no currículo somente informações que lhe coloquem em posição de destaque – e até mesmo omitir outras não tão importantes.

Além do mais, você precisa saber que existem diferentes tipos de currículos que atendem à diferentes situações de emprego. Então, saiba agora quais são os tipos de currículos existente no mercado:

Lattes

Este é definitivamente o tipo de currículo mais conhecido em todo o mundo acadêmico, sendo essencial para quem deseja adquirir financiamento para pesquisas. Administrado pela Plataforma Lattes, este currículo é um currículo inteiramente digital e é frequentemente utilizado por acadêmicos, professores e alunos, já que se trata de um tipo de documento não só muito abrangente como também muito confiável.

Diferente de muitos outros tipos de currículos, no Lattes quanto mais informações sobre a sua vida acadêmica, histórico profissional e habilidades no mercado de trabalho você apresentar, melhor. Isso porque o fato dele ser online faz com que tenha um número ilimitado de páginas para preenchimento. Além disso, preencha-o somente com informações verdadeiras, porque ele será “investigado” por outras pessoas

Curriculum Vitae

Diferente do Lattes, que é mais voltado para o meio acadêmico, o Curriculum Vitae é extremamente recomendado para quem está em busca de um emprego formal (ou até mesmo informal) e que não especifique o tipo de currículo necessário. Este tipo de currículo conta com poucas páginas e, por isso, você precisa ser o mais objetivo e preciso possível em todas as informações apresentadas nele.

Sendo assim, não saia por aí colocando literalmente todas as suas atividades da vida em um currículo desses. Pelo contrário, o preencha apenas com informações que sejam mais relevantes para a sua carreira profissional ou, pelo menos, para aquela vaga a qual você está se candidatando.

No Vitae, apresente as suas melhores habilidades e um objetivo profissional bem preciso e definido – além de, também, uma formação que esteja de acordo com a exigida pela vaga de emprego.

Currículo Temático

Neste tipo de currículo você divide todas as informações presentes, e necessárias, dentro de um currículo tradicional em temas. Acontece que estes temas podem ser dos mais variados tipos, como por exemplo, as funções desempenhadas por você dentro da parte de social media de uma empresa.

Diferente de outros tipos de currículos, neste não precisa apresentar todas as informações em ordem cronológica, além de poder escolher quais informações colocar ou não no documento. Apesar disso, é obrigatório colocar informações sobre os seus últimos empregos ou o tempo em que você ficou desempregado ou inativo.

O objetivo deste currículo é destacar as suas principais habilidades dentro de uma determinada área – definindo qual nicho de mercado você está mais propício a atuar e desenvolver um bom desempenho.

Currículo Cronológico

Neste currículo sim, você precisa apresentar todas as suas informações profissionais em ordem cronológica. O currículo cronológico mostra a sua evolução através dos tempos, apresentando desde o seu primeiro emprego até o seu último, exibindo as funções que desenvolveu em cada empresa ao longo dos anos – além, é claro, do período em que você não trabalhou.

Faça quase que como uma retrospectiva da sua vida profissional, dividida em características como ano, empresa, duração na empresa e função desenvolvida. Caso tenha uma vida profissional estável, saiba que este currículo é excelente. Isso porque mostra a sua evolução profissional, e por quanto tempo você vem atuando em determinada área ou carreira.

Já para quem, por algum ou diversos motivos, não alcançou sucessos profissionais, este pode ser um currículo não muito atrativo. Isto porque ele acaba realçando informações como o tempo no qual você acabou ficando inativo, desempregado, ou curtos períodos em determinada empresa – o que, às vezes, pode acabar parecendo desprendimento ou má atuação dentro da empresa, algo negativo para quem avalia o seu currículo.

Currículo Misto

Este é um dos currículos não muito exigidos – porém tem lá as suas vantagens. O Currículo Misto faz uma união entre os currículos temáticos e cronológicos, se tornando, assim, um dos mais completos dos já listados aqui.

Um bom Currículo Misto é trabalhado de maneira a qual você apresente as suas informações profissionais e acadêmicas em ordem cronológica, mas, também, dividindo-as em temas. Isto mostra não somente a sua evolução ao longo dos anos, como também a sua atuação dentro de cada empresa trabalhada.

Currículo Web

Por fim, temos o Currículo Web – quase que como um complemento ao Currículo Vitae, porém totalmente digital. Em uma época em que papel impresso acaba sendo não tão atrativo para muitas pessoas, algumas empresas e plataformas simplesmente abrem espaços em seus respectivos sites para a entrega de currículos exclusivamente digitais.

Além disso, você pode simplesmente acessar determinadas plataformas quando precisar e, então, atualizar digitalmente o seu currículo – não precisando imprimir mais uma folha e se deslocar até mais um local para entrega-lo. É uma maneira fácil, simples e rápida de oferecer um currículo tão completo quanto qualquer um, que apresenta as suas principais habilidades, formações e áreas de atuação.

O bom deste currículo, além de você não precisar se deslocar de um ponto ao outro para entregá-lo, se deve ao fato de que pode a qualquer momento atualizá-lo – fazendo com que esteja sempre em dia com o seu documento.

Deixe seu Comentário