Como você não estará presente no local, é fundamental que exista definido um sistema de comunicação, para garantir que as equipes remotas atuem com qualidade.
É preciso definir qual será o canal utilizado para a comunicação, treine os funcionários que trabalham neste segmento, para que atuem com eficácia.
As videoconferências, por exemplo, podem ser utilizadas para tratar assuntos que necessitam de reuniões, por serem mais complexos.
Como você não estará frente a frente com os colaboradores, a clareza e a objetividade são ainda mais importantes quando a equipe atua de maneira remota.
É interessante oferecer maior liberdade aos funcionários, o que deve proporcionar mais oportunidade para conversas, esclarecendo todas as possíveis dúvidas sobre as atividades desenvolvidas.
Tente ser o mais didático possível, para que não exista ruído na comunicação. É interessante que existam manuais, para que o colaborar à distância possa conferir os padrões que deve adotar quando pintar uma dúvida.
É preciso que os gestores monitorem os resultados apresentados pelos colaboradores, para entender como cada um dos membros da equipe funciona.
Documentos como e-mails, etapas dos projetos desenvolvidos, os projetos e suas modificações, entre outros, devem ser armazenados na nuvem. Isso vai evitar problemas que podem acontecer no futuro.
A colaboração entre os integrantes é interessante para auxiliar no desenvolvimento de projetos. Quanto melhor for a relação entre o grupo de trabalho, melhor serão os resultados obtidos.