Diferente de um currículo tradicional, que possui todas as informações dispostas de maneira simples, o currículo criativo permite mais liberdade, mas lembre-se:
Seu currículo normalmente irá primeiro para um profissional de contratação. Um formato não tradicional ou muito diferente pode não ser bem recebido.
Mesmo se você estiver buscando cargos criativos, precisa provar a um empregador que é um profissional. Lembre-se de manter as informações essenciais que precisam estar em um currículo tradicional.
Um currículo criativo é aquele que se afasta do currículo tradicional apenas com texto e, em vez disso, adiciona elementos criativos ao documento.
Isso pode ser qualquer coisa, desde interatividade, vídeos, infográficos e até coisas como avatares, tipografia diferente e desenho feito à própria mão.
Mas lembre-se de manter seu currículo sempre alinhado com a vaga. Não cometa exageros que podem tirar sua oportunidade de trabalho.
Muitos recrutadores, potenciais clientes e empregadores podem não gostar de um currículo criativo. Se os detalhes importantes se perderem no design, não será bom para você.
Na verdade, se você for usar um currículo criativo, é importante entender onde eles funcionarão e, mais importante, onde não funcionarão.
Dito isso, você precisa adaptar seu currículo ao tipo de trabalho que deseja. Por exemplo, você provavelmente não enviará um currículo criativo se estiver se candidatando a um emprego como funcionário do tribunal ou motorista de entrega.