Currículo

Currículo criativo: aprenda aqui os detalhes para não errar!

curriculo

Há uma abundância de empregos criativos por aí que têm essa abertura na hora da criação do currículo e, para se destacar em campos que podem ser muito competitivos, você precisa de um currículo profissional que mostre sua responsabilidade, além de sua criatividade.

Neste guia, explicaremos como fazer um currículo criativo e daremos dicas sobre como mostrar as suas habilidades dentro de um currículo criativo. Vamos lá?

Currículos criativos x currículos tradicionais

curriculo

Diferente de um currículo tradicional, que possui todas as informações dispostas de maneira simples, o currículo criativo permite mais liberdade, mas lembre-se: seu currículo normalmente irá primeiro para um profissional de contratação. Um formato não tradicional ou muito diferente pode não ser bem recebido.

Além disso, é provável que seu currículo seja enviado por meio de um ATS (sistema de rastreamento de candidatos) antes mesmo que o recrutador o veja. Um ATS é um software automatizado e só pode digitalizar e entender currículos que contenham a fonte esperada e apareçam em um formato de currículo tradicional.

Mesmo se você estiver buscando cargos criativos, precisa provar a um empregador que é um profissional. Lembre-se de manter as informações essenciais que precisam estar em um currículo tradicional.

Veja também:

O que é um currículo criativo?

curriculo

Um currículo criativo é aquele que se afasta do currículo tradicional apenas com texto e, em vez disso, adiciona elementos criativos ao documento. Isso pode ser qualquer coisa, desde interatividade, vídeos, infográficos e até coisas como avatares, tipografia diferente e desenho feito à própria mão.

Com um currículo criativo, o céu é o limite! Você é limitado apenas pela sua imaginação. Mas lembre-se de manter seu currículo sempre alinhado com a vaga. Não cometa exageros que podem tirar sua oportunidade de trabalho.

Muitos recrutadores, potenciais clientes e empregadores podem não gostar de um currículo criativo. Se os detalhes importantes se perderem no design, não será bom para você. Na verdade, se você for usar um currículo criativo, é importante entender onde eles funcionarão e, mais importante, onde não funcionarão.

Dito isso, você precisa adaptar seu currículo ao tipo de trabalho que deseja. Por exemplo, você provavelmente não enviará um currículo criativo se estiver se candidatando a um emprego como funcionário do tribunal ou motorista de entrega.

No entanto, se você está se candidatando ao cargo de líder criativo na editora local, pode ser a oportunidade perfeita para mostrar suas habilidades de design.

Então, com isso em mente, vamos dar uma olhada mais à frente em alguns exemplos de designs de currículo criativos para te ajudar a ter uma ideia do que está por aí e do que pode ser feito.

Também traremos algumas orientações sobre como você pode fazer para criar um currículo criativo da forma certa e sem se perder nas informações. Acompanhe!

Por que fazer um currículo criativo?

Um currículo criativo ou um currículo infográfico ajudará você a se destacar em um mercado de trabalho lotado, pois os recrutadores gastam de 5 a 10 segundos para analisar seu currículo e estão analisando centenas de currículos.

Se você está se candidatando a uma empresa ou função criativa, uma das melhores opções que você tem é criar e enviar um currículo criativo. Você pode criar algo excepcional, memorável e único.

Confira as dicas para criar um currículo criativo

curriculo

  • Primeiro, verifique se um currículo criativo é aceitável para o trabalho para o qual você está se candidatando. Se você está se candidatando a um emprego de contabilidade em uma corporação tradicional, um currículo criativo pode não ser uma opção viável ou adequada;
  • Crie ideias e cenários em seu projeto. Qual é a sua grande ideia? O que você quer transmitir? Você pode projetar seu próprio jogo ou jogar? Deseja usar algumas metáforas? Como você irá representar suas ideias de forma visual?;
  • Reúna os conteúdos que pretende incorporar no seu currículo criativo. Você pode incluir suas experiências, histórico de sucesso, atividades extracurriculares, habilidades técnicas e criativas, prêmios, etc. Você também pode incluir uma carta de apresentação pessoal ou um objetivo de carreira, se quiser. Mas sempre tenha em mente como ficará a apresentação visual no todo;
  • Mostre suas habilidades de design e criatividade ao criar seu currículo visual, mas mantenha o currículo sempre agradável na visualização. Pense no layout e na aparência geral da sua mensagem. Use o espaço estrategicamente conforme necessário;
  • Implemente suas ideias em seu computador. Você pode usar um software de design, mas lembre-se de que também pode criar um currículo criativo usando o Microsoft Word;
  • Forneça links para exemplos de seu trabalho (seu site, portfólio online, links de mídia social, etc.) para que eles possam verificar seu trabalho. Apresente seus talentos através de um portfólio online ou showreel;
  • Confira o Pinterest ou o Google Imagens para ver alguns exemplos de currículos criativos e se inspirar neles.

Tipos e exemplos de design para currículos criativos

curriculo

Para te ajudar a ter mais inspiração na hora de criar seu currículo criativo, veja nossa lista com alguns exemplos para se inspirar:

Minimalista no estilo, mas bem detalhado

Esse tipo de currículo não chama muita atenção pela aparência em si, mas ele traz todas as informações necessárias para os recrutadores identificarem os pontos principais.

Infográfico

O currículo no estilo infográfico é um dos mais utilizados atualmente, pois ele é um currículo bem informativo e mostra de forma fácil quais são as habilidades dos candidatos.

Por isso, é um dos currículos criativos preferidos dos recrutadores. Vale super a pena apostar nele! Você pode usar diferentes gráficos e não se limitar nos modelos mais tradicionais.

Diagrama

Esse estilo também remete ao gráfico, mas traz as informações pessoais e profissionais por meio de diagramas. Você pode utilizar a imaginação para fazer da forma mais criativa possível.

Artístico

Se você está concorrendo a uma vaga criativa, esse tipo de currículo é bem legal! Na maioria das vezes, ele pode ser desenhado à mão ou digitalmente.

Mas, em alguns casos, desenhos avulsos, gráficos, ícones e avatares podem ser adicionados para mostrar ao contratante o “estilo” de desenho do artista.

Gostou das dicas de como criar seu currículo criativo? Não deixe de comentar aqui!

Deixe seu Comentário