Gestão e RH

4 fases da gestão de talentos que podem ser otimizadas com a tecnologia

O cenário dos negócios está mudando e os RH devem adotar a tecnologia para se adaptar perfeitamente: otimizando a conexão com o talento humano.

Quais são os desafios nessa área e como motivar os seus funcionários com sucesso?

Nos últimos tempos, foram vários os desafios que a sociedade enfrentou e, a nível individual, isso significou uma reconfiguração de necessidades e motivações. Essas mudanças motivacionais modulam as maneiras pelas quais as pessoas se relacionam entre si no mundo do trabalho, modificando assim os processos tradicionais conhecidos, dando origem a novas tarefas, processos e procedimentos.

Muitas decisões de negócios se baseiam mais no operacional do que no funcionário; é claro que, estrategicamente, deveria ser assim, para cuidar do operacional, mas não se pode esquecer que o operacional não pode ser concebido sem a atividade da equipe ou do componente humano. É como a eterna pergunta: quem foi primeiro, a galinha ou o ovo? No caso, seria: o que veio antes, o operacional ou o operador? Sem um operador não há operação e sem uma operação não há operador.

Para encontrar uma resposta a essa pergunta, basta ouvir os seus colaboradores: o que eles querem, o que precisam, o que os motiva? Para responder a essas perguntas, pode seguir as seguintes etapas, que são muito básicas, de senso comum, mas muito pouco praticadas:

Detectar, calibrar, ativar, capacitar

  1. Detectar talento

Em uma empresa, diferentes gerações se reúnem e, sem entrar nas classificações conhecidas (millennials, centennials, nômades etc.), cada uma gera suas próprias necessidades e expectativas. O trabalho é a ponte ou a ferramenta que permite alcançar a realização pessoal e a plenitude.

Com o Bizneo HR pode saber o que motiva cada um dos seus funcionários, ou mesmo, sem entrar em detalhes, o que motiva 80% do seu pessoal. Com essa porcentagem estará abrangendo um grande número de pessoas e saberá do que os outros 20% não gostam.

Pesquisas

Bizneo HR conta com um módulo especializado em pesquisas, que lhe permite gerar seu próprio formulário de clima laboral para ser respondido diretamente com um telefone celular e, assim, captar a atenção e as informações mais valiosas de nossos colaboradores.

Os resultados permitirão que analisar o pulso da empresa, saiba como ele bate, o que o faz bater com mais força e oxigênio ou o que está causando uma obstrução que pode ser uma situação crítica para a empresa.

Feedback e comunicação eficazes e contínuos

É fundamental que, na fase de detecção, possa usar várias ferramentas — a pesquisa está no ponto zero e a troca de opiniões vem em seguida. Não é só a empresa que precisa medir o pulso, os funcionários, em maior ou menor grau, precisam saber como a empresa está se saindo, como são valorizados ou o que está sendo dito sobre eles. Vamos explicar isso com uma metáfora:

“A comunicação deve ser como um rio que começa no topo da montanha e desce em cascata até o lago em que a maioria dos seres que habitam a floresta bebe. Imaginemos a empresa como um ecossistema natural: no topo da montanha, o rio nasce e desce a encosta, regando as plantas e a terra em seu caminho; ele desce até chegar à nascente da qual bebem os diferentes habitantes da floresta. O leão bebe da fonte, ao lado dele outros predadores bebem, na outra extremidade estão os herbívoros bebendo, eles vão em um rebanho para beber e, em meio a toda a agitação, alguns deles não bebem ou bebem menos”.

Isso acontece com as informações e a comunicação nas empresas: elas geralmente vêm do topo e chegam à base de forma interpretável, dependendo de onde e como são obtidas. Para mitigar a interpretação, é necessário estabelecer rotas claras, tornar o conteúdo transparente e garantir que ele chegue a todos os membros da empresa. É necessário dar visibilidade às ações realizadas para que o trabalhador tenha o contexto do porquê, para quê e como elas são realizadas. 

Para isso, uma das ferramentas que você pode encontrar no Bizneo HR é o “Quadro de avisos”, que lhe permite gerenciar processos de comunicação eficazes e, acima de tudo, divulgar as informações que quer e precisa transmitir, tanto no tempo quanto na forma.

Ele tem uma segmentação detalhada para indicar quais informações se compartilham e com quem. Juntamente com o Social HUB, um espaço-calendário onde pode definir eventos e convocar ações corporativas, consegue uma ferramenta poderosa para controlar a mensagem e a forma de comunicação dentro da empresa, favorecendo uma cultura aberta, confiável e próxima.

  1. Calibrar o pessoal

Uma vez que as informações tenham sido coletadas e disseminadas com as diferentes ferramentas, é hora de analisar e calibrar os procedimentos. É necessário avaliar quais ações comerciais estão sendo bem implementadas e quais não estão surtindo o efeito desejado.

Além de detectar o que os funcionários precisam ou demandam, é importante não esquecer o lado operacional, lembre-se de que está tentando resolver o dilema entre operacional ou operador. Para isso, deve ouvir também o lado operacional, o que ele precisa para ter um bom desempenho, quem deve estar por trás de um posto para que suas tarefas sejam cumpridas com sucesso quantitativo e qualitativo.

Para isso, deve conhecer as demandas do negócio, saber quais são os requisitos e as competências necessárias para cumprir as funções de cada um dos cargos que compõem o organograma da empresa. Talvez você conheça a famosa descrição do perfil do cargo, um documento que lista os marcos necessários que um determinado cargo deve cumprir para desempenhar suas funções e responsabilidades com sucesso.

A elaboração de um inventário de cargos leva tempo, requer uma visão objetiva e um trabalho conjunto para conhecer a realidade e os desafios inerentes a cada cargo. 

Uma vez que os cargos tenham sido calibrados, é necessário tomar a linha de base para avaliar de onde parte, pois isso ajudará a definir a bandeira da meta que quer alcançar.

Nessa fase, é fundamental estabelecer as regras do jogo e essa é a base de um plano de desenvolvimento futuro. 

Enfrentará 5 estágios/desafios:

  1. O estabelecimento de requisitos para cada cargo ou nível;
  2. O período de avaliação;
  3. Pessoas a serem avaliadas;
  4. Quem serão os avaliadores;
  5. Que plano de ação adotarei com base nos resultados.

Para superá-los, é necessário ter ferramentas que lhe permitam chegar aos detalhes, segmentar a força de trabalho e ter um processo acessível e imediato. Para enfrentar os desafios mencionados acima, o Bizneo HR tem uma das melhores ferramentas de avaliação de desempenho, com a capacidade de extrair informações relevantes em nível individual e de grupo, fornecendo rastreabilidade para monitorar regularmente o desenvolvimento de seus funcionários e garantir que eles atinjam seu potencial e desempenho máximos.

3. Ativar os colaboradores

Com todas as informações coletadas, é hora de realizar as ações que lhe permitirão modular os resultados: nas pesquisas para atender às solicitações dos operadores/trabalhadores e nas avaliações para atender às necessidades da operação/negócios.

Entre as principais ações, encontramos:

  • Planos de incentivo, conhecidos por aumentar o comportamento produtivo dos funcionários (se abordados da maneira correta);
  • Promoções internas para motivar e recompensar a capacidade de assumir novas responsabilidades;
  • Benefícios para os funcionários, como remuneração flexível, acordos de trabalho para melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, ferramentas de trabalho, treinamento etc.

Para promover os comportamentos desejados dos funcionários e melhorar o ambiente de trabalho, é necessário ativar alavancas de ação que estejam alinhadas com os resultados e as demandas dos funcionários e das operações.

Para automatizar esses processos e comunicações, os workflows ativam fluxos de trabalho que notificam sobre datas ou eventos importantes (renovações ou fim de contratos, negociações salariais, um a um…) ou enviam notificações para que não haja descuidos ou erros humanos em processos vitais de gerenciamento de pessoal (mudanças de turnos, feriados ou ausências sobrepostas, pesquisas ou avaliações concluídas ou pendentes…).

4. Capacitar as pessoas a atingir seu potencial máximo

Este é o momento de implementar todas as ações que permitirão aprimorar os pontos fortes da equipe. Conhecendo os resultados da avaliação, você poderá elaborar planos de ação com o objetivo de fornecer ferramentas para que nossos colaboradores possam resolver suas áreas de melhoria e reconfigurar funções e responsabilidades para que cada pessoa esteja em sua posição correta.

Com o software de avaliação de desempenho da Bizneo HR, você poderá fazer planos de carreira identificando o talento potencial de suas equipes por meio da matriz de talentos. Um relatório que comparará rapidamente o potencial e o desempenho para ser levado em conta em futuras promoções internas ou até mesmo para processos de desempenho acelerado, como a atribuição de tarefas extensivas.

Ele pode ser combinado com o módulo de objetivos para monitorar o progresso de cada projeto e analisar se as metas estão sendo atingidas, tanto em nível departamental quanto individual. Dessa forma, cada funcionário estará ciente do que a empresa espera dele e dos marcos que terá de superar para concluir com êxito seu plano de ação.

O treinamento é outra das alavancas a serem ativadas quando se trata de promover talentos, já que detectar certas deficiências e estabelecer planos de treinamento destinados a aliviar a falta de habilidades e/ou conhecimentos é um indicador-chave para o bom desempenho. Ter um módulo de treinamento que ofereça aos funcionários um menu de treinamento é um indicador claro de que a empresa está comprometida com o desenvolvimento e investe em seu crescimento.

Outra medida para melhorar o talento interno é oxigená-lo com novos recrutas. No entanto, é importante garantir que os candidatos tenham as habilidades, a experiência e os valores necessários para se adequar ao cargo e incutir as melhores práticas no restante da equipe.

Isso é fácil de dizer, mas o trabalho de um recrutador é mais complicado, pois ele precisa lutar para fazer com que sua oferta de emprego se destaque das muitas existentes no mercado e tentar posicionar a marca de modo que ela seja atraente. Os processos de seleção de hoje não são mais unidirecionais, agora o candidato escolhe e exige, e as empresas devem estar preparadas para poder oferecer o imediatismo, a atratividade e a organização que os candidatos esperam.

Para isso, é essencial contar com ferramentas de gestão abrangentes, como o Bizneo HR, cujo software de recrutamento permite posicionar sua marca, destacar suas ofertas, abrir novas janelas de entrada para os candidatos, de modo que a taxa de sucesso aumente, ao mesmo tempo em que reduz o trabalho administrativo dos recrutadores, agregando valor ao processo de triagem e seleção.

Além disso, o Bizneo HR ATS tem o imediatismo nas comunicações para satisfazer os candidatos mais exigentes e mantê-los atualizados sobre o status de sua candidatura. Pode conhecer muito melhor o candidato usando ferramentas de vídeo entrevistas, scorecards para comparar as habilidades do candidato com as necessárias para o cargo ou passando a ele um teste de seleção ou um teste psicométrico, tudo isso de forma tão ordenada que você não perderá um único detalhe de seus candidatos.

Em resumo, o mundo de hoje é digital e os funcionários atuais e futuros esperam que a empresa evolua no mesmo ritmo que os diferentes aspectos da motivação da equipe. Contar com o software de Recursos Humanos da Bizneo para a gestão de pessoas significa ter um aliado quando se trata de agregar valor como departamento e permite que você aproxime os funcionários e os oriente para atingir as metas corporativas estabelecidas e desejadas.

Deixe seu Comentário