Gestão e RH

Qual o custo de um funcionário?

Você sabe qual o curso de um funcionário atualmente? Esse conhecimento é importante para garantir que sua empresa esteja passando por uma boa gestão, capaz de ter o controle dos gastos, investimentos, lucros, etc.

O setor financeiro deve estar atento a todos os detalhes, até os menores gastos devem ser listados e controlados para garantir total exatidão nos resultados. Uma empresa que não preza pelo lado financeiro pode, facilmente, ir à falência em pouco tempo de mercado.

Uma forma de garantir que a empresa esteja funcionando perfeitamente, acompanhando os resultados, contratando bons funcionários, dentre outras práticas, é sabendo fazer os cálculos que serão importantes no processo.

Calcular quanto custa um funcionário é uma forma de garantir que eles sejam peças valiosas para os bons resultados, e não despesas pela qual a empresa não pode pagar. Por isso, vamos entender qual é o custo de um funcionário para a empresa e como realizar esse cálculo. Confira.

Leia também:

Qual o custo de um funcionário?

Já parou para pensar em quanto um funcionário custa para uma empresa? Existem vários pontos que devem se atentar na hora de contratar um novo colaborador, por exemplo, ele precisará receber férias, 13º, benefícios, dentre vários outros custos que estão relacionados a materiais, etc.

Saber, exatamente, quanto um novo funcionário irá custar é garantir a segurança financeira da empresa, entender as prioridades e a quantidade de pessoas que podem ingressar no time.

Algumas pessoas, leigas no assunto, podem pensar em responder que o custo de um funcionário é o salário que ele irá receber mensalmente. Mas, não é bem assim que funciona.

Um funcionário necessita de certos recursos para que seja capaz de chegar ao local de trabalho, se alimentar corretamente enquanto está fora de casa e ter boas condições de saúde para realizar o trabalho.

Quando entramos em uma empresa, por exemplo, é preciso realizar o exame admissional onde um médico irá analisar suas condições de saúde antes de começar na empresa. Esse médico está disponível para a empresa para realizar esse exame sempre que um funcionário ingressa em uma empresa, após 1 ano de trabalho e, claro, no momento da demissão.

Ou seja, esse é um custo que a empresa arca com todos os funcionários.

Além disso, temos o vale-transporte que é dado ao funcionário que precisará recorrer ao transporte público para chegar ao local de trabalho, ou até mesmo o auxílio gasolina. Esse último, pode estar presente em algumas empresas e em outras não.

Temos também o vale-refeição, que garante que o funcionário tenha o dinheiro para se alimentar caso a empresa não forneça almoço, por exemplo.

Esses são alguns exemplos de gastos necessários, além dos itens de escritório, notebook, dentre outros itens de acordo com cada área de atuação.

Por isso, esse custo pode variar de acordo com o estado, cidade, tipo de vaga, dentre outras informações como os encargos sociais que são obrigatórios.

Mas, afinal, quanto custa um funcionário? É difícil ter o resultado exato sem as informações de gastos de cada um, mas supondo:

Digamos que tenhamos um funcionário que irá receber um salário mínimo. Nisso, podemos dizer que esse funcionário terá um custo, aproximado, de R$ 2.500 mensalmente para a empresa.

Por isso é importante realizar o cálculo, pois vai muito além do salário do novo funcionário.

Como realizar o cálculo do custo de um funcionário?

É preciso conhecer as porcentagens relacionadas com cada uma das obrigações da empresa. Por exemplo, você sabia que o descanso semanal representa 20%? Vejamos mais algumas informações:

  • Salário educação: 2,5%;
  • 13º salário: 8,33%;
  • Contribuição patronal do INSS: 20%;
  • Seguro contra acidentes: 1% a 3%;
  • Alíquota de terceiros: 3,3%;
  • Férias: 11,11%.

Esses são apenas alguns dos cálculos que são necessários para obter o resultado com o custo de um funcionário. Para realizar o cálculo, é preciso se atentar a essas porcentagens, realizar o cálculo utilizando o valor do salário que ele irá receber e, assim, juntar todos os resultados em uma soma.

O valor total irá representar o quanto esse profissional irá custar para a empresa, além de seu salário.

O iDinheiro oferece a possibilidade de você realizar o cálculo do custo de cada funcionário. Eles possuem uma calculadora digital, onde você irá inserir as informações e obter o resultado. Mas, essa é uma simulação.

Dê preferência por ter uma equipe responsável por esse trabalho em sua empresa – invista em um setor financeiro, caso ainda não tenha um.

Se você é dono de uma pequena empresa, está começando agora e precisa contratar um funcionário para te ajudar, contrate um contador para que ele possa te auxiliar nas despesas e em todos os resultados financeiros que você precisará para garantir que tenha controle de suas finanças.

O contador te ajudará com questões burocráticas relacionadas à empresa, assim como no momento da contratação de um novo funcionário, e irá garantir que todos os custos e ganhos estejam bem registrados.

Conclusão

Você é empresário ou trabalha no setor financeiro de uma empresa? Vocês realizam os cálculos necessários para garantir que o funcionário é um item que é possível arcar com as despesas?

Essa questão pode ser levantada, por exemplo, para uma empresa pequena que está prestes a se expandir e precisa de novos funcionários ou até mesmo para uma empresa que está passando por uma crise financeira e precisa realizar cortes de gastos.

Independente da situação, é sempre importante conhecer os limites, os lucros e gastos.

Assim como em nossa vida pessoal, onde fazemos controle de nossos gastos mensais e nos relacionamos com nossos lucros, é preciso ter essa segurança no meio empresarial.

Grandes empresas podem acabar falindo por falta de uma boa supervisão financeira, afinal, o dinheiro é uma peça fundamental e indispensável para garantir que a empresa continue funcionando e tendo resultados.

A saúde financeira, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, é um assunto que deve ser discutido e sempre muito bem controlado para que não ocorra danos irreparáveis.

Agora, você já sabe o quanto custa um funcionário, certo? Garanta que essa informação seja útil em sua empresa, seja ela pequena ou de grande porte.

Deixe seu Comentário