O clima organizacional é uma das principais peças do quebra-cabeça que compõe a boa convivência e satisfação dos colaboradores dentro de uma empresa. Esse termo, bem como a execução desse plano, tem ganhado cada vez mais espaço nos meios corporativos.
Clima organizacional
Manter o clima organizacional dentro de uma empresa, não é uma tarefa tão simples quanto parece. Afinal, ele trabalha diretamente com a percepção de um coletivo de pessoas sobre a organização e o ambiente de trabalho, bem como satisfação e rendimento de cada um.
Sobretudo, é importante lembrar que dentro de uma determinada empresa, há pessoas de diferentes classes sociais, personalidades e posturas que divergem muito uma da outra. Logo, é quase impossível que elas tenham exatamente as mesmas interpretações e opiniões sobre o clima organizacional.
Logo, é justamente por isso que trabalhar esse tipo de aplicação dentro de uma empresa, é tão importante. Afinal, pode trazer vantagens como:
- Aumento da produtividade;
- Engajamento de equipe;
- Propósitos profissionais.
- Melhor convivência.
Além disso, existem empresas que são extremamente conhecidas mundo afora, como o Facebook e o Google, e que praticam fortemente o clima organização. Afinal, seguindo a prática desse planejamento, tiveram êxito em implementar um ambiente de trabalho saudável, leve, com mais autonomia e flexibilidade.
É óbvio que a dinâmica que envolve o clima organizacional, vai muito além de fornecer liberdade exagerada e comprar um videogame para que os funcionários se distraiam quando estiverem cansados. Na verdade, ela é complexa e deve estar alinhada com a cultura da empresa.
Definir o clima organizacional
Para definir o clima organizacional, é importante conhecer os medos, anseios e sentimentos que os colaboradores têm para com a empresa e o seu futuro dentro delas. Para isso, é altamente indicado realizar a pesquisa de clima organizacional.
Logo, a pesquisa de clima organizacional tem como objetivo aproximar os laços empresa vs. Funcionário. Dessa forma, é muito mais fácil proporcionar um melhor ambiente de trabalho e melhor oportunidades para os colaboradores, fazendo com que se sintam mais motivados e felizes.
Nessa pesquisa, é muito importante dar uma atenção especial para alguns tópicos:
- Quais as condições de trabalho estão sendo oferecidas;
- Qual o nível de satisfação de todos os funcionários;
- Análise detalhista sobre a imagem interna e externa da empresa.
A partir do momento que essas características se mostram, ficam muito mais fácil traçar com eficácia e inteligência todos os planos e ações que podem aumentar o engajamento profissional e trazer mais força para a organização em questão.
Assim, também é mais fácil fornecer um ambiente de trabalho mais qualificado, leve e, ainda assim, sério e profissional, para todos os colaboradores envolvidos com a empresa. Até mesmo porque, quem implementa o clima organizacional em uma empresa, tem total conhecimento de que um funcionário feliz, produz mais.
Quais problemas é possível evitar?
Não raramente é possível notar empresas que possuem profissionais com altíssima capacidade de liderança, uma inteligência acima da média e muita vontade de crescimento. Porém, devido a outros colaboradores ou às poucas oportunidades que a empresa oferece, acabam se retirando do ambiente de trabalho.
Além disso, esse é um problema muito sério e que pode desfalcar a equipe de uma empresa. Logo, com o conhecimento das informações corretas, os profissionais encarregados para essa função, conseguem prever e evitar situações desagradáveis como:
- Diminuição da criatividade;
- Falta de soluções inovadoras;
- Pedido de demissão de profissionais brilhantes;
- Aumento de atrasos;
- Aumento de fofocas e brigas;
- Desperdício proposital de materiais.
Já é do conhecimento de grandes empresas que muitos dos problemas que ocorrem dentro de uma corporação, são resultados de um ambiente infeliz de trabalho. Isso faz com que os profissionais se sintam negligenciados e esquecidos.
Portanto, tudo isso torna o ambiente desagradável e pesado. E é justamente isso que a implementação do clima organizacional visa evitar. Afinal, é importante formar profissionais de sucesso, a fim de agregar qualidade no trabalho desenvolvido em determinada empresa.
Logicamente, é indicado ter na empresa uma equipe de RH com capacitação e experiência suficiente para realizar a implementação e prática do clima organizacional. Caso contrário, a equipe pode se sentir confusa e não saber exatamente como agir.
Pilares do clima organizacional
Quando aplicado de forma efetiva, o clima organizacional tende a gerar benefícios que podem ser considerados inacreditáveis para a empresa. Isso porque esse plano consegue unir a força de todos os colaboradores e isso reflete diretamente nos resultados da empresa.
Logicamente, o clima organizacional possui alguns pilares que o sustenta de forma saudável por muito mais tempo:
Comunicação
Para manter o clima organizacional em pleno e perfeito funcionamento, é preciso que a comunicação não se limite somente na hora de conversar com os funcionários. É preciso sempre mostrar preocupação e interesse no que eles têm a dizer e expressar.
Além disso, com uma comunicação clara, é possível chegar a soluções de forma muito mais rápida, eficaz e definitiva. A comunicação, quando feita de forma direta e clara, também é um ótimo fator para diminuir os atrasos e faltas no ambiente de trabalho.
É compreensível que ocorram determinados imprevistos, porém, há uma nítida diferença do funcionário que falta ou atrasa por um imprevisto, para aquele funcionário que falta ou atrasa por simples desânimo de comparecer à empresa.
Logo, é possível descobrir tudo o que está acontecendo, através a comunicação.
Críticas construtivas
Um clima organizacional profissional e eficaz, valoriza sempre a melhora contínua e crescente da empresa e de seus colaboradores. Por isso, é altamente incentivada a prática dos feedbacks construtivos.
Isso vale tanto para o profissional que está com dificuldade, quanto para aquele que possui extrema facilidade. É importante sempre elogiar na mesma medida em que se critica, mesmo que de forma construtiva e educada.
Empatia
Mesmo quando o colaborador erra ou se mostra irritadiço, é preciso ter tato para entender por qual situação ele pode estar passando. Afinal, mesmo com o clima organizacional da empresa a todo vapor, é importante entender que nem todos os dias são dias felizes.
Logo, a empatia se torna um dos principais pilares de um clima organizacional adequado. É preciso entender, escutar, conversar e tentar mostrar que está tudo bem não se sentir bem de vez em quando, o importante é não deixar isso afetar o desempenho profissional, afinal, problemas devem ficar do lado de fora da empresa.
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