Carreira

Como virar atriz? 5 dicas de ouro para você seguir

Como virar atriz?

Para se tornar uma boa atriz é fundamental ter muita dedicação, empenho e talento na profissão. Geralmente, as atrizes que atingem mais sucesso possuem uma confiança maior sobre as suas carreiras. Existem muitos segredos para se obter sucesso na profissão, participar de cursos, oficinas, ler bastante, são apenas alguns dos caminhos para o sucesso. Saiba a seguir, algumas dicas de como virar atriz e fazer sucesso com essa carreira tão promissora.

Assim como qualquer profissão, para ser uma atriz de sucesso é necessário ter muita dedicação e empenho. Existem hoje em dia, diferentes oficinas e cursos que permitem o aperfeiçoamento na maneira de atuar e interpretar.

Antes de disputar algum papel, procure se informar. Leia bastante, principalmente as obras de grande destaque. Quando já tiver um pouco mais de experiência, então chegou o momento de contratar um empresário para gerenciar a sua carreira. Antes de qualquer coisa, seja persistente para conquistar o que deseja.

Muitas mulheres, principalmente quando ainda são muito jovens, possuem interesse em aprender como virar atriz e assim exercer essa profissão tão disputada. O glamour, a fama, os holofotes e o cheiro do palco é o que mais atrai as mulheres para se tornarem atriz.

Mas, é preciso deixar claro, que para se ter sucesso em um meio tão disputado como esse, os estudos e a dedicação são as palavras-chave. A seguir vamos te dar algumas dicas bem legais para se tornar uma atriz de sucesso.

O que um ator faz?

A atriz ou o ator são responsáveis pela criação e interpretação de diferentes personagens dentro de uma ação dramática ou não. Essa ação de interpretar baseia-se através de diferentes estímulos que podem ser de textos, sonoros, visuais, etc.

As ações podem ter sido criadas por um autor previamente ou então pelo próprio ator de maneira individual ou coletiva. Os recursos utilizados podem ser emocionais, corporais ou vocais.

O objetivo é transmitir a mensagem da interpretação para o espectador que está assistindo.

Para entender melhor o papel de um autor, é como se ele emprestasse o seu corpo para uma personalidade da qual irá interpretar. Absolutamente tudo é emprestado, ou seja, a personalidade, a energia, as características se misturam entre a atriz e a personagem.

Por conta disso é fundamental que antes de saber como virar atriz, aprender a ter calma, naturalidade, empatia e concentração para receber o personagem.

As equipes de produção trabalham auxiliando o ator na construção do seu personagem. Por isso, que mesmo ele sendo esforçado, dificilmente estará sozinho nessa missão.

Como virar atriz?

5 dicas de como virar atriz de sucesso e disputar grandes papéis

1 – Aprimore as habilidades de interpretação

Se você chegou à conclusão que ser atriz é o caminho profissional que você quer seguir, então o primeiro passo é aprimorar todas as suas habilidades de interpretação. E como fazer isso? Calma, não é nada de outro mundo ou complicado demais.

Você pode começar na escola ainda, participando de grupos de teatro, por exemplo. Pesquise se a escola tem esse tipo de iniciativa e participe. Você também pode pedir recomendações de grupos que já existem.

É muito importante que você participe das reuniões, dos ensaios, das construções de personagens. Essas vivências te farão ter experiência para disputar papéis diversos.

2 – Prepare-se para os testes

Aprender como virar atriz envolve diferentes etapas importantes, uma delas é a preparação dos documentos que devem ser apresentados nos testes.

Você sabe o que é headshots?

Headshots nada mais é do que uma foto profissional do seu busto. Esse tipo de foto deve ser anexado junto ao currículo, na hora de se candidatar para os testes. O tamanho ideal é o A4.

Para fazer esse tipo de foto, contrate um profissional, utilize roupas mais neutras, apresente uma boa imagem, afinal você está tentando vender o seu peixe, não é mesmo?

Não esqueça de ter algumas cópias digitais dessas headshots, pois algumas agências pedem para que você as envie por e-mail. Lembre-se de usar apenas, fotos profissionais, pois as fotos caseiras feitas com o celular, pode não dar um resultado legal.

3 – Monte o seu currículo

Nossa, atriz precisa ter um currículo? A resposta é sim!

Como você vai se candidatar a um teste sem ter uma apresentação das suas experiências profissionais nas mãos? E outra, uma headshots sozinha, não tem sentido!

Destaque as suas experiências no teatro, os prêmios que porventura, tenha recebido. Essas informações são riquíssimas e valorizam a sua imagem.

4 – Estude o personagem do teste

Se você tem interesse em saber como virar atriz, essa é uma das principais dicas. Antes de fazer o teste para o personagem que você quer interpretar é importantíssimo que você o estude antes.

Busque na internet, faça uma pesquisa detalhada, leia livros, dessa maneira fica muito mais fácil ser aprovada na hora do teste e conquistar o papel que tanto deseja.

Outro ponto principal e de muita importância é você memorizar as falas do personagem. Ensaie quantas vezes forem necessárias para que você tenha tudo de cor na cabeça.

Se no meio das falas dos personagens tiver alguma palavra que você não conhece, pesquise! São os estudos que te levarão ao sucesso, nunca se esqueça disso.

Se em algum momento você se esquecer de alguma fala, não tenha medo de improvisar, mas com confiança. Acredite na sua improvisação! Os avaliadores adoram atores que saibam improvisar com segurança e não veem com bons olhos, àqueles que ficam inseguros.

5 – Não chegue atrasado

O teste para conseguir um papel de atriz é como se fosse uma entrevista de emprego formal. Portanto, chegar atrasada não vai pegar nada bem, podendo inclusive te desclassificar, sem nem ao menos tentar.

Procure chegar no local com pelo menos 15 minutos de antecedência. Dessa maneira, você passará uma impressão de responsabilidade e organização para os seus avaliadores.

Quando for chamada para o teste, se apresente e diga com firmeza, porque você está ali para o diretor.

Esteja preparada também para responder as perguntas que surgirem em relação a disponibilidade de horário. O diretor pode ter interesse em saber se você já atuou em outros espetáculos, se já participou de algum treinamento, como são seus ensaios, etc.

Os testes podem ser feitos tanto pelo diretor do espetáculo, como também pelo cinegrafista, um ator mais experiente. O importante é a sua preparação para esse momento.

Agora que você já conferiu algumas dicas de como virar atriz, basta se empenhar na busca de novos testes. Em breve, com dedicação e estudo você se tornará uma profissional muito requisitada para os papéis.

Deixe seu Comentário