Vagas Abertas

Trabalhe Conosco Embrapa: como entrar para a empresa?

embrapa

A Embrapa é uma empresa brasileira do ramo de agropecuária que atende a todo o país, funcionando com um modelo de agricultura que aumentou muito a produção de diversos alimentos no Brasil.

Ela é uma empresa pública pertencente ao Governo Federal e o método de entrada na Embrapa é por meio de concurso público ou através dos programas de estágio e menor aprendiz.

A Embrapa está, atualmente, com vagas abertas e um concurso em andamento. São mais de 600 vagas.

Por isso, no artigo de hoje, falaremos como você pode fazer para entrar na Embrapa. Para isso, abordaremos o tópico Trabalhe Conosco Embrapa, além de explicar aspectos importantes sobre a história da empresa, quais são os benefícios que os funcionários recebem e como conseguir uma vaga na Embrapa.

Acompanhe a leitura!

Sobre a Embrapa

embrapa

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) foi criada em 26 de abril de 1973 e é uma empresa que está vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Desde a sua criação, foi assumido um desafio, que era o de desenvolver, em conjunto com todos os parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), um modelo de agricultura e pecuária tropical que fosse verdadeiramente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no Brasil.

Esse esforço foi muito importante para ajudar a transformar o Brasil. Atualmente, a agropecuária da Embrapa é uma das mais sustentáveis e eficientes do planeta. É incorporada por uma larga área de terras degradadas dos cerrados aos sistemas produtivos, que hoje é uma região responsável por quase 50% da nossa produção de grãos.

Outros feitos da Embrapa são em relação à oferta de carne bovina, suína e aviária, a qual foi ampliada em 22 vezes a oferta de frango. Essas conquistas permitiram que o país passasse de importador de alimentos básicos a um dos maiores produtores e exportadores do mundo.

Veja também:

Como é trabalhar na Embrapa?

De acordo com as opiniões dos funcionários, trabalhar na Embrapa é uma experiência bem positiva. Por ser uma empresa de grande porte, as oportunidades de desenvolvimento e de crescimento profissional são muitas.

Outros comentários de colaboradores da Embrapa revelam que o ambiente de trabalho é bom, com profissionais capacitados. Além do mais, por ser um emprego com contratos de cargos públicos, os funcionários têm certa estabilidade.

Por fim, a empresa também tem uma boa infraestrutura para que toda a equipe tenha um ambiente de trabalho adequado às necessidades de cada área da Embrapa.

Quais os benefícios que os funcionários da Embrapa recebem?

embrapa

O pacote de benefícios oferecidos aos funcionários da Embrapa é bem completo e oferece estes serviços:

  • Vale-transporte;
  • Plano de saúde;
  • Vale-alimentação;
  • Auxílio-creche;
  • Previdência Privada;
  • Seguro de vida;
  • Vale-refeição;
  • Subsídios para cursos;
  • Treinamentos.

Trabalhe Conosco Embrapa: programa de estágio

embrapa

O programa de estágio da Embrapa é destinado para estudantes de nível superior que desejam adquirir maior experiência na área ou para estudantes de nível médio. Assim, por meio do programa de estágio, a Embrapa proporciona lições práticas sobre a área de atuação do estagiário.

Além dos estudantes de nível superior, alunos do 3º ano do Ensino Médio também podem realizar estágio na Embrapa, bem como alunos de curso técnico a partir do último período.

As vagas são liberadas durante todo ano e, para se inscrever, é preciso entrar no site da Embrapa e ficar de olho nos processos seletivos.

Além disso, tem ainda as vagas do programa jovem aprendiz, que é destinado para a formação de jovens aprendizes em todo o Brasil. O único requisito para ser jovem aprendiz é ter idade entre 18 e 22 anos.

Os jovens aprendizes recebem toda capacitação profissional e apoio da equipe e atuam em diversas áreas da empresa. Os benefícios oferecidos para os estagiários e aprendizes são:

  • Bolsa de estágio;
  • Inscrição do estagiário em Plano de Seguro em Grupo da Embrapa abrangendo os eventos: morte acidental, morte natural, invalidez por doença e invalidez por acidente;
  • Vale-transporte;
  • Materiais de trabalho da empresa;
  • Acesso à biblioteca da Embrapa;
  • Realização de refeições no restaurante da Embrapa (custeadas pelo próprio estudante conforme tabela de preços praticados pelo estabelecimento);
  • Atendimento médico-ambulatorial.

Trabalhe Conosco Embrapa: concurso público

embrapa

Conforme o Artigo 37 da Constituição Federal do Brasil, a admissão de funcionários na Embrapa é feita por meio de processos seletivos públicos, o qual foi feito pela última vez em 2009. Se você deseja estudar para passar no concurso na Embrapa, não esqueça de ler os editais anteriores que podem ser encontrados na própria página da Embrapa.

A partir da leitura dos editais, você pode ter uma ideia dos conteúdos cobrados e o que você deve estudar para ficar bem preparado no dia da prova.

Os concursos públicos da Embrapa têm validade por 2 anos e, de acordo com a conveniência e necessidades da Embrapa, poderão ser prorrogados por igual período.

Como garantir a sua vaga na Embrapa?

embrapa

Tudo o que você precisa fazer para garantir sua vaga no concurso público da Embrapa é se dedicar aos estudos com base no edital, realizar a inscrição, fazer a prova e aguardar os resultados.

É importante estar atento a todas as atualizações do site e à divulgação de avisos, informações, datas exatas e outros dados.

Para acessar os dados sobre a participação no concurso Embrapa, basta acessar o site e ficar atento às atualizações, verificando constantemente (semanal ou diariamente, se preferir) o que será divulgado.

Mais informações também estão disponíveis em atendimento específicos, cujo endereço deve constar no site oficial da Embrapa, bastando, assim, comparecer ao local indicado e tirar todas as suas dúvidas. Para mais informações sobre os editais, acesse o site indicado acima.

A Embrapa pode ser um lugar de bastante crescimento profissional, especialmente para aprendizes e estagiários que desejam ter uma experiência em uma empresa de grande porte como a Embrapa.

Por isso, não perca as oportunidades e verifique sempre os processos seletivos que estiverem abertos na área Trabalhe Conosco Embrapa.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Compartilhe o texto com mais amigos!

Deixe seu Comentário