É amplamente sustentado e quase um consenso na área de RH que as organizações mais produtivas são as mais “diversificadas”.
O problema é que o conceito é mal interpretado pela maioria dos profissionais de RH e executivos. A maioria ainda acredita que esse conceito diz respeito à diversidade étnica de sua equipe (a cor dos rostos que você contrata). E na verdade não é esta a questão. Claro que a diversidade cultural e racial enriquecem o ambiente, mas o ponto é outro.
Falando diretamente, a produtividade tem correlação nula com a diversidade étnica da equipe.
Então, que tipo de diversidade nos faz mais produtivos? São os três tipos de diversidade que você precisa:
Um crescente corpo de cientistas mostra que a diversidade – em gênero, estilos de pensamento e introversão e extroversão – são necessários para que as equipes sejam mais produtivas..
Christian Jarrett, o psicólogo que se tornou escritor por trás da British Psychological Society’s superlative Research Digest blog, nos ajuda a ver a razão:
Você precisa de três (3) tipos de diversidade para obter o máximo de produtividade de suas equipes:
- Gênero;
- Estilo de Pensamento;
- Estilo Comportamental.
Nenhum desses tem nada a ver com a cor da sua pele.
Deixe-me falar mais sobre os três tipos de diversidade e o porquê eu acho que eles têm tal impacto sobre a produtividade:
Gênero
Para mim, esta é a boa e velha natureza no seu melhor!
Os meninos querem impressionar as meninas, as meninas querem ficar bem na frente dos meninos – para a maior parte. Às vezes, os meninos querem ficar bem na frente de outros meninos. Eu entendo isso, não sou tão velho assim.
A outra coisa com o gênero, que eu aprendi por ser casado por 20 anos ou mais, é que as mulheres e os homens , às vezes, pensam de forma diferente . Sim, às vezes, o que por si só vai levar sua equipe para uma série de caminhos com inúmeras opções se você tiver uma boa mistura de gênero.
Diversidade de gênero nas equipes em relação à produtividade pode ter o maior impacto na produtividade positiva do que qualquer outra coisa que possamos fazer.
Estilo de pensamento
Considerando que o gênero é provavelmente subutilizado por profissionais de RH para ajudar na produtividade, estilos de pensamento podem ser aquilo em que mais nos apoiamos quando pensamos sobre a diversidade não étnica.
“É a diversidade de pensamento!” é a declaração mais utilizada na diversidade – principalmente porque poucos de nós realmente usam ferramentas científicas reais para medir qual é o estilo de pensamento de alguém. “Oh, Tim é velho e de esquerda, então ele deve pensar de uma maneira, e Maria é jovem e democrata, então ela pensa o contrário”! Este raciocínio é potencialmente errado, mas é como a maioria das organizações determina a “diversidade de pensamento”.
Estilo Comportamental
Ter pessoas tanto introvertidas quanto extrovertidas em uma equipe é formidável.
Coloque muitas pessoas extrovertidas em uma mesma equipe, e ninguém encontra uma oportunidade para dizer alguma coisa. Coloque muitas pessoas introvertidas e nada acontece, ou a única pessoa extrovertida controla todo o processo. Tudo pode ser muito ruim desse jeito.
Ter seus introvertidos em um ambiente onde eles estejam confortáveis para compartilhar seu conhecimento é fundamental para o desempenho da sua organização.
Por fim, infelizmente esta não é uma mensagem que está sendo compartilhada para seus executivos na maioria das organizações. Eles ainda são muito “preto e branco” em seus pensamentos sobre a diversidade.
Embora a diversidade étnica possa fazer grandes adições à sua cultura de trabalho, não a confunda com algo que venha a ter impacto positivo para a sua produtividade. Não há nenhuma ciência que prova isso, ainda.
Autor: Tim Sackett
Deixe seu Comentário