Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the shortcodes-ultimate domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /data/recursosehumanos.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121
Declaração de trabalho: como fazer + modelos para copiar – Recursos & Humanos
Gestão e RH

Declaração de trabalho: como fazer + modelos para copiar

Você abriu uma empresa e contratou funcionários, mas nunca ouviu falar sobre a declaração de trabalho? Este documento pode ser solicitado pelos colaboradores ao departamento de recursos humanos de uma empresa a qualquer momento e para diferentes finalidades, com o intuito de comprovar a existência de um contrato de trabalho.

Ele pode ser exigido por bancos, instituições, escolas e até para garantir a vaga de uma criança em uma creche. Nestes casos, a declaração de trabalho vai servir para confirmar o vínculo empregatício formalmente e conferir valor jurídico ao que está sendo afirmado no documento. Geralmente, ela é feita para relações de trabalho que não estão descritas na Carteira de Trabalho (CTPS).

Mas, afinal, como fazer uma declaração de trabalho? Quais informações ela deve conter? Continue a leitura e aprenda como fazer uma declaração de trabalho passo a passo!

Como fazer uma declaração de trabalho simples?

De modo geral, a declaração de trabalho é muito fácil e simples de ser feita. Afinal, a sua função principal é afirmar que uma pessoa é empregada de uma empresa ou pessoa física. Por isso, ela não precisa conter muito mais informações que isso, isto é, deve ser objetiva e simples.

Neste caso, o documento deve conter os dados pessoais do funcionário, tais como nome completo, RG, CPF, estado civil, nacionalidade, além de informações sobre o cargo desempenhado na empresa, tipo de trabalho e data da contratação.

Finalize informando a cidade, dia, mês e ano, o nome completo da pessoa que está declarando (a empresa, chefe ou departamento) e assinatura, que é o principal ponto para garantir a validade da declaração. Vale lembrar que, apesar de ser um documento mais simples, precisa ser escrito de maneira totalmente formal.

Veja também:

5 modelos de declaração de trabalho

Os tipos de declaração de trabalho vão variar conforme o objetivo da solicitação. Por isso, separamos abaixo alguns dos principais modelos para diferentes finalidades que você pode usar, conforme o seu caso. Veja:

1 – Declaração de trabalho simples

Declaramos para os devidos fins que o(a) Sr(a). (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), no RG nº (informar) e portador(a) da CTPS nº (informar), é funcionário(a) desta empresa desde (data em que ocorreu a contratação) atualmente no cargo de (cargo ocupado no momento).

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)

(nome do responsável)

(cargo do responsável)

(nome da empresa)

CNPJ nº (informar)

2 – Declaração de trabalho para creche

Declaramos para os devidos fins, que _____________, inscrito (a) no CPF nº________, portador (a) do RG de nº _____________ ocupa o cargo de _______ na empresa _________, CNPJ nº____________, desde [data de início do trabalho], tendo uma jornada de trabalho das ___ às ___ horas. 

Por ser expressão da verdade, assino a presente.

[Local, Dia, mês e ano]

(Assinatura)

(Nome do representante da empresa)

(Cargo)

(Nome da empresa)

(Número do CNPJ)

3 – Declaração de trabalho para autônomos (informal)

Eu, ____________, inscrito (a) sob o CPF nº ____________, portador (a) do RG nº___________, declaro, para fins de comprovação de renda, que exerço trabalho de função autônoma, desde ____________________ [data de início da atividade], obtendo como remuneração média mensal de __________ [valor dos ganhos].

Local, Dia, mês e ano

(Assinatura)

(Nome completo do profissional autônomo)

4 – Declaração de trabalho para faculdade

Eu, [nome do empregador], declaro para os devidos fins, que o senhor (a) [nome do empregado], inscrito sob o CPF nº ____________, portador do RG nº___________, trabalha na minha empresa no cargo de ________, de segunda a sexta-feira, das [horário de início e término do expediente], sendo que a sua contratação aconteceu em ___/___/___.

Local, Dia, mês e ano

(Assinatura)

(Nome do empregador)

(Cargo)

(Nome da empresa)

(CNPJ) 

5 – Declaração de trabalho voluntário

Declaramos que [nome do trabalhador], inscrito sob o CPF nº ____________, portador do RG nº___________, prestou trabalho voluntário nesta instituição, entre o período de ___/___/___ a ___/___/___, como [nome da função]. Ele desenvolveu atividades relacionadas à ________, _________ e ________.

Local, Dia, mês e ano

(Assinatura)

(Nome do representante)

(Cargo)

(Nome da instituição) 

Gostou de aprender como fazer uma declaração de trabalho? Compartilhe esse artigo!

Até a próxima!

Receba Promoções no Whatsapp
Deseja receber links de promoções e ofertas no celular? Clique no Botão abaixo e participe do nosso grupo do Whatsapp.

Deixe seu Comentário