Gestão e RH

Declaração de trabalho: como fazer + modelos para copiar

Você abriu uma empresa e contratou funcionários, mas nunca ouviu falar sobre a declaração de trabalho? Este documento pode ser solicitado pelos colaboradores ao departamento de recursos humanos de uma empresa a qualquer momento e para diferentes finalidades, com o intuito de comprovar a existência de um contrato de trabalho.

Ele pode ser exigido por bancos, instituições, escolas e até para garantir a vaga de uma criança em uma creche. Nestes casos, a declaração de trabalho vai servir para confirmar o vínculo empregatício formalmente e conferir valor jurídico ao que está sendo afirmado no documento. Geralmente, ela é feita para relações de trabalho que não estão descritas na Carteira de Trabalho (CTPS).

Mas, afinal, como fazer uma declaração de trabalho? Quais informações ela deve conter? Continue a leitura e aprenda como fazer uma declaração de trabalho passo a passo!

Como fazer uma declaração de trabalho simples?

De modo geral, a declaração de trabalho é muito fácil e simples de ser feita. Afinal, a sua função principal é afirmar que uma pessoa é empregada de uma empresa ou pessoa física. Por isso, ela não precisa conter muito mais informações que isso, isto é, deve ser objetiva e simples.

Neste caso, o documento deve conter os dados pessoais do funcionário, tais como nome completo, RG, CPF, estado civil, nacionalidade, além de informações sobre o cargo desempenhado na empresa, tipo de trabalho e data da contratação.

Finalize informando a cidade, dia, mês e ano, o nome completo da pessoa que está declarando (a empresa, chefe ou departamento) e assinatura, que é o principal ponto para garantir a validade da declaração. Vale lembrar que, apesar de ser um documento mais simples, precisa ser escrito de maneira totalmente formal.

Veja também:

5 modelos de declaração de trabalho

Os tipos de declaração de trabalho vão variar conforme o objetivo da solicitação. Por isso, separamos abaixo alguns dos principais modelos para diferentes finalidades que você pode usar, conforme o seu caso. Veja:

1 – Declaração de trabalho simples

Declaramos para os devidos fins que o(a) Sr(a). (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), no RG nº (informar) e portador(a) da CTPS nº (informar), é funcionário(a) desta empresa desde (data em que ocorreu a contratação) atualmente no cargo de (cargo ocupado no momento).

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)

(nome do responsável)

(cargo do responsável)

(nome da empresa)

CNPJ nº (informar)

2 – Declaração de trabalho para creche

Declaramos para os devidos fins, que _____________, inscrito (a) no CPF nº________, portador (a) do RG de nº _____________ ocupa o cargo de _______ na empresa _________, CNPJ nº____________, desde [data de início do trabalho], tendo uma jornada de trabalho das ___ às ___ horas. 

Por ser expressão da verdade, assino a presente.

[Local, Dia, mês e ano]

(Assinatura)

(Nome do representante da empresa)

(Cargo)

(Nome da empresa)

(Número do CNPJ)

3 – Declaração de trabalho para autônomos (informal)

Eu, ____________, inscrito (a) sob o CPF nº ____________, portador (a) do RG nº___________, declaro, para fins de comprovação de renda, que exerço trabalho de função autônoma, desde ____________________ [data de início da atividade], obtendo como remuneração média mensal de __________ [valor dos ganhos].

Local, Dia, mês e ano

(Assinatura)

(Nome completo do profissional autônomo)

4 – Declaração de trabalho para faculdade

Eu, [nome do empregador], declaro para os devidos fins, que o senhor (a) [nome do empregado], inscrito sob o CPF nº ____________, portador do RG nº___________, trabalha na minha empresa no cargo de ________, de segunda a sexta-feira, das [horário de início e término do expediente], sendo que a sua contratação aconteceu em ___/___/___.

Local, Dia, mês e ano

(Assinatura)

(Nome do empregador)

(Cargo)

(Nome da empresa)

(CNPJ) 

5 – Declaração de trabalho voluntário

Declaramos que [nome do trabalhador], inscrito sob o CPF nº ____________, portador do RG nº___________, prestou trabalho voluntário nesta instituição, entre o período de ___/___/___ a ___/___/___, como [nome da função]. Ele desenvolveu atividades relacionadas à ________, _________ e ________.

Local, Dia, mês e ano

(Assinatura)

(Nome do representante)

(Cargo)

(Nome da instituição) 

Gostou de aprender como fazer uma declaração de trabalho? Compartilhe esse artigo!

Até a próxima!

Deixe seu Comentário