Entrevista

Entrevista de emprego em inglês: como se preparar?

Entrevista de emprego em inglês

O mundo não tem tantas fronteiras quanto antigamente, principalmente em relação ao mercado de trabalho. Até porque, se você sonha em seguir carreira num país de língua inglesa, vai precisar investir numa preparação para passar por uma entrevista de emprego em inglês.

Aliás, essa etapa é inevitável até mesmo para vagas em empresas multinacionais que têm escritórios no Brasil. De qualquer forma, embora o processo possa ser difícil, basta um pouco de informação e treinamento para você ganhar a confiança necessária para enfrentar qualquer processo seletivo.

Preparando-se para uma entrevista de emprego em inglês

Felizmente, os empregadores costumam fazer perguntas semelhantes nas entrevistas. Isso é muito bom, pois torna o processo de preparação do candidato mais fácil. Enfim, veja a seguir algumas dicas valiosas para você passar tranquilo numa entrevista de emprego em inglês.

  • Estude cada provável pergunta, escrevendo sempre suas respostas;
  • Visite o site da empresa para obter informações como valores e área de atuação;
  • Memorize vocábulos referentes ao setor de atividade da empresa ou à sua área de expertise;
  • Simule uma entrevista em frente ao espelho, gravando-a e escutando posteriormente para corrigir erros e melhorar a pronúncia.

Realizando a melhor entrevista de emprego em inglês da sua vida

Além de saber a língua inglesa e estar preparado para o que você vai enfrentar, você ainda pode até ser promovido na sua empresa. Para isso, anote algumas dicas extras para causar uma boa impressão e aumentar suas chances de conseguir a vaga:

  • Use frases e palavras simples, ainda mais se seu nível de inglês não está tão avançado;
  • Sempre que possível, peça para repetirem uma frase ou palavra;
  • Procure ficar concentrado e calmo, pois está preparado para a entrevista de emprego em inglês;
  • Tente ser sucinto, respondendo cada questão sem dar voltas;
  • Fale lentamente, estruturando bem cada frase.

Dicas para entrevista de emprego em inglês

Agora é hora de conferir, logo abaixo, algumas das perguntas mais recorrentes numa entrevista de emprego em inglês. No entanto, procure estar preparado até mesmo para algumas perguntas que podem ser feitas de forma inusitada, exigindo de você conhecimentos mais específicos.

Aprenda tudo o puder sobre a empresa

Em primeiro lugar, antes de formular questões em inglês, procure aprender o que puder sobre a empresa. Até porque, se você quer fazer parte dela é preciso conhecer seus valores, sua missão e seu modelo de negócio para ter sucesso na sua entrevista de emprego em inglês.

Ainda bem que, nos dias atuais, existe todo o tipo de informação na internet. Ou seja, não deixe de fazer uma busca e informar-se sobre tudo o que estiver disponível em redes sociais e sites da empresa.

Entrevista de emprego em inglês

Estude as questões clássicas prováveis e suas respostas

Não importa a empresa ou a área de atuação na qual pretender trabalhar. Afinal, certas perguntas são sempre comuns para grande parte de uma entrevista de emprego em inglês. O que importa é estudar cada uma e ficar afiado para que suas respostas conquistem e convençam o entrevistador a respeito do seu domínio do idioma. Para isso, confira a seguir algumas dessas frequentes questões:

Why did you apply for this job?, ou por que você se candidatou a esta vaga?

Para começar a responder, explique qual motivou do seu interesse. Ou seja, comece com algo do tipo This job seems very interesting and I believe I possess the necessary experience and skills for the position.

Traduzindo, a vaga me pareceu muito interessante e eu acredito ter as qualidades necessárias para preenchê-la. Se preferir, opte também por I would really like to work in an English speaking country, ou eu gostaria muito de trabalhar em um país de língua inglesa.

Why do you want to find a new job?, ou “Por que você está procurando um novo emprego?”

Neste caso, seu entrevistador deseja saber seu interesse e sua motivação para a vaga. Por isso, você deverá adaptar cada resposta a uma determinada situação. Por exemplo, uma possibilidade de resposta poderia começar com a frase I would like to work for an international company with a multicultural team.

Tell us about yourself, ou “Fale um pouco sobre você”

Esta questão é tão importante quanto provável numa entrevista de emprego em inglês. Aliás, ao formular uma resposta de forma cuidadosa você certamente já vai causar uma boa impressão. Enfim, ao responder à pergunta analise suas características, sua carreira e a vaga em questão.

Em linhas gerais, você pode responder indicando por que o empregador deve contratar você e até mesmo citar um resumo de sua experiência profissional. Para isso, inclua sua área de atuação, empresas onde trabalhou e até mesmo algumas características da sua personalidade no ambiente de trabalho.

Why should we hire you?, ou “Por que devemos contratar você?”

Essa é praticamente a pergunta que mais surge em qualquer entrevista de emprego. Afinal, por ela seu entrevistador quer saber as razões que o tornariam o melhor candidato para a vaga. Entretanto, por ser uma resposta pessoal, você pode optar por duas formas de resposta conforme deixamos abaixo:

  • The job description is interesting and I believe I possess all the necessary experience and skills that you are looking for;
  • I think that I have all the requirements listed in your job advertisement and I am very motivated to prove it to you.

Aprenda e pratique uma lista de vocábulos conforme a área de atuação

Ao conhecer frases e palavras relacionadas aos negócios da empresa e à sua área indicam que você fala muito mais do inglês. Isso porque essa é uma demonstração de que você pode empregar o idioma ao exercer sua função.

Em outras palavras, é assim que você prova que sabe falar a língua da empresa. Se preferir, baixe alguns aplicativos, pois eles são ferramentas poderosas para ampliar seu vocabulário e facilitar a memorização de normas gramaticais.

Simulando uma entrevista de emprego em inglês

Para fechar nossas dicas, é hora de fazer testes para colocar à prova como será deu desempenho. Para isso, além de procurar um emprego pelo celular, use-o para gravar vídeos e áudios com perguntas clássicas. Depois, analise mediante as respostas que já citamos no artigo.

A seguir, assista aos vídeos e ouça os áudios para avaliar sua postura e suas pronúncias. Enfim, para sair-se bem numa entrevista de emprego em inglês, caso tenha dúvidas sobre alguma palavra ou pronúncia, aposte na ajuda dos dicionários online.

Deixe seu Comentário