Vagas Abertas

Trabalhe Conosco Sebrae: saiba como entrar na empresa

sebrae

O Sebrae, cuja sigla significa Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, é uma entidade particular brasileira de serviço social que não tem fins lucrativos e é uma empresa responsável por promover capacitações e produção do desenvolvimento das pequenas e micro empresas, tendo como objetivo estimular o empreendedorismo. Por esse motivo, o Sebrae tem grande importância em todas as regiões do Brasil.

Ela é uma empresa pertencente ao Sistema S, com outras empresas integrantes com categorias de interesse em comum, e o método de entrada na Sebrae é por meio de concurso público ou através dos programas de estágio e menor aprendiz.

No artigo de hoje, falaremos como você pode fazer para entrar na Sebrae. Para isso, abordaremos o tópico Trabalhe Conosco Sebrae, falando sobre a história da empresa, quais são os benefícios que os funcionários recebem e como conseguir uma vaga na Sebrae.

Vamos lá?

Sobre o Sebrae

sebrae

O Sebrae foi fundado em 1972, mas, na época, assumiu a sigla de CEBRAE, que significava Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa. O CEBRAE, até então, era uma entidade vinculada ao Governo Federal.

Mas, em outubro de 1990, se transformou, enfim, em Sebrae e, com isso, se desvinculou da administração pública e passou a ofertar um serviço social autônomo, sem finalidade de lucro.

Um dos principais aspectos do Sebrae está ligado ao empreendedorismo, de maneira que a maior parte de suas ações visam o estímulo à autosustentabilidade das pessoas e comunidades.

Um passo importante para o Sebrae foi a aprovação e posterior alteração da Lei Geral (a lei aplicável às pequenas e microempresas) e seus posteriores ajustes, que incluíram a criação de um imposto nacional simples, a promoção da tributação e da vida financeira das MPEs (Abreviatura comumente usado para micro e pequenas empresas).

O slogan da empresa era “parceiro dos brasileiros”, mas, em 2008, graças a um novo portal com mais informações e cursos virtuais, o slogan mudou para “quem tem conhecimento para avançar”. Com esse slogan, o Sebrae surgiu com a missão de qualificar e informar os empresários/empreendedores. O slogan atual é “Sebrae. A força dos empresários brasileiros”.

O atual CEO da empresa é Carlos Melles, o diretor-técnico é Bruno Quick e o diretor administrativo e financeiro é Eduardo Diogo. O presidente do Comitê de Revisão Nacional é Roberto Tadros.

Veja também:

Como é trabalhar no Sebrae?

sebrae

Os funcionários do Sebrae descrevem o local de trabalho como um espaço agradável, no qual os funcionários têm liberdade e todos são respeitados. A empresa oferece diversas oportunidades de crescimento profissional.

O Sebrae também oferece oportunidades de solução de problemas e os colaboradores da equipe têm uma boa experiência por vivenciar as realidades profissionais e a dinâmica no local de trabalho.

Os benefícios são bons, com enormes oportunidades de aprendizado. Outros espaços do Sebrae incluem bibliotecas virtuais e físicas, além de subsídios para cursos específicos. Também oferece bolsas de mestrado aos funcionários. Apesar da pressão, o clima organizacional é divertido.

O Sebrae também já foi eleito como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil, mostrando que o ambiente de trabalho é produtivo e proveitoso.

Quais são os benefícios para quem trabalha no Sebrae?

O Sebrae oferece os seguintes benefícios para seus funcionários:

  • Plano de saúde;
  • Convênio com farmácias;
  • Convênio odontológico;
  • Vale-alimentação/refeição;
  • Seguro de vida em grupo;
  • Auxílio-creche;
  • Plano de previdência complementar;
  • Excelente infraestrutura.

Trabalhe Conosco Sebrae: programa de trainee

sebrae

O programa de trainee do Sebrae é destinado para estudantes de nível superior que desejam adquirir maior experiência na área. Assim, por meio do programa de trainee, o órgão proporciona lições práticas sobre a área de atuação do trainee. Recém-formados também podem participar do processo seletivo.

O programa conta com um processo seletivo público e as vagas são divulgadas em canais de comunicação oficiais.

O período de contrato para trainee é por tempo limitado e as funções exercidas competem à carreira de analista.

O ponto positivo é que, ao final do contrato, os trainees passam por avaliações profissionais e, com isso, podem ser efetivados na empresa ou terem seus contratos estendidos por mais um ano.

Trabalhe Conosco Sebrae: jovem aprendiz

O programa jovem aprendiz é destinado para a formação de jovens aprendizes em todo o Brasil com idades entre 14 a 18 anos.

Os jovens aprendizes do Sebrae recebem toda capacitação profissional e apoio da equipe e atuam na área de assistente administrativo, sempre com a supervisão de profissionais responsáveis.

Trabalhe Conosco Sebrae: estágio

sebrae

O recrutamento e seleção de alunos para estágios no Sebrae Nacional é realizado pela Universidade Patativa do Assaré (UPA). Para acessar as vagas, os alunos interessados devem acessar este link e criar um perfil (login e senha) na ÁREA INTERNA.

O Programa de Estágio do Sebrae Nacional prevê um período de estágio de até dois anos e atende ao disposto na Lei nº 1. 11.788/2008. Além disso, os selecionados participam de um programa de treinamento estruturado para desenvolver habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho.

Durante o estágio, os alunos são avaliados criteriosamente e acompanhados permanentemente por um orientador.

Trabalhe Conosco Sebrae: concurso

sebrae

Para assumir as vagas efetivas do Sebrae, é necessário prestar concurso público, o qual foi feito pela última vez em 2021. Mas, para ficar de olho nas novidades, é importante seguir a página do Sebrae da sua região, pois os concursos acontecem por estado e não em nível nacional.

Se você deseja estudar para passar no concurso do Sebrae, não esqueça de ler os editais anteriores que podem ser encontrados na própria página do órgão.

A partir da leitura dos editais, você pode ter uma ideia dos conteúdos cobrados e o que você deve estudar para ficar bem preparado no dia da prova.

O Sebrae pode ser um lugar de bastante crescimento profissional, especialmente para aprendizes e estagiários que desejam ter uma experiência em uma empresa de grande porte como o Sebrae.

Por isso, não perca as oportunidades e verifique sempre os processos seletivos que estiverem abertos na área trabalhe conosco Sebrae.

Gostou de saber mais sobre o tópico Trabalhe Conosco Sebrae? Compartilhe o texto com mais amigos!

Deixe seu Comentário