Vagas Abertas

Sesc trabalhe conosco: como é o processo?

Sesc trabalhe conosco

Visitar a sessão Sesc trabalhe conosco periodicamente é a melhor medida para se informar sobre as oportunidades de trabalho que o Serviço Social do Comércio (Sesc) publica para preencher os seus quadros de funcionários.

Faz parte do estatuto nacional da instituição a divulgação de vagas por meio de seu portal e o estabelecimento de um período de inscrição aos interessados.

O Sesc ainda oferece serviço de informação sobre os andamentos dos processos seletivos por meio de SMS, bastando o candidato fazer um rápido cadastro no site fornecendo os seus dados básicos de contato.

Verificando as vagas no site ou se cadastrando pelo serviço SMS, uma vez se interessando por uma das vagas disponíveis, o próximo passo é fazer a inscrição e aguardar para ser chamado para entrevista.

Geralmente as entrevistas do Sesc são bem concorridas e realizadas com muitas pessoas ao mesmo tempo.

Por isso, é comum avaliações por meio de dinâmica de grupo. Não é raro que os candidatos sejam instalados em pequenos auditórios nas próprias unidades da instituição.

Contudo, é preciso ter ciência que a estrutura da avaliação pode variar dependendo da unidade Sesc e do cargo a ser preenchido.

Saiba mais detalhes sobre a página Sesc trabalhe conosco e o processo seletivo da instituição nos tópicos abaixo.

O que é Sesc?

Sesc é a abreviação para Serviço Social do Comércio e é uma instituição de caráter privado e sem fins lucrativos organizada por empresários do setor comercial, de serviços e de turismo que tem como proposta fornecer bem estar social aos seus clientes.

Para tal fim, a instituição fornece estrutura para abrigar atrações que envolvam toda a família e comunidade em torno, como piscinas, campos e quadras esportivas, oficinas e gincanas para crianças, jovens e idosos, atrações culturais como espetáculos de música, teatro e eventos festivos.

Sem dúvida para propiciar esse lazer o Sesc precisa contar com colaboradores que ajudem na manutenção da infraestrutura e que orientem e conduzam as atrações promovidas pela instituição.

Como há várias unidades espalhadas por todas as regiões do país, estados e municípios, é comum que oportunidades surjam com frequência.

Principalmente em épocas de Alta Temporada, quando as unidades do Sesc costumam ser mais procuradas pela população.

A iniciativa da criação do Sesc ocorreu na década de 1940, após a Segunda Guerra Mundial e ao Estado Novo de Getúlio Vargas.

Nasceu sob o contexto da forte industrialização das cidades e com o fortalecimento dos sindicatos trabalhistas.

Desde o princípio o projeto foi concebido como uma ação cultural e educativa pautada pela inovação e transformação social.

Sesc trabalhe conosco

Para se informar a respeito de vagas abertas de trabalho em uma das unidades Sesc o primeiro passo é entrar no site oficial do Serviço Social do Comércio e clicar no menu “Oportunidades” no canto superior esquerdo.

Será direcionado para a página Sesc trabalhe conosco onde se verá um texto explicativo sobre o processo de divulgação de vagas e o processo seletivo.

O Sesc costuma fazer divulgação de oportunidades no seu portal, atendendo a Resolução nº 1296/2015 do Conselho Nacional do Sesc. Essa resolução estabelece normas para o processo seletivo.

A captação de interessados ocorre por meio de inscrições nas vagas em aberto por tempo limitado.

Nessa página, há um link onde é postado todas as oportunidades de trabalho existentes em todas as unidades do Sesc espalhadas pelo Brasil.

Em cada vaga publicada são informados os requisitos necessários para inscrição e exercício do cargo e o tempo de período de inscrição.

Para receber alertas sobre oportunidades e andamento de processos seletivos é necessário fazer um cadastro rápido na página do Sesc trabalhe conosco.

Será pedido:

  • Nome completo;
  • CPF;
  • Email;
  • Autorização para receber mensagens SMS;
  • Telefone celular;
  • Requisição do cadastro de uma senha de 6 dígitos.

Sesc trabalhe conosco

Sesc trabalhe conosco: entrevista

Após o período de inscrição, os recrutadores do setor Sesc trabalhe conosco da unidade necessitada de profissionais qualificados fazem uma análise curricular dos interessados, principalmente para verificar se se enquadram nos requisitos informados na descrição da vaga para agendar a data da entrevista.

Como o volume de interessados costuma ser grande, dado o prestígio e popularidade do Sesc, com mais de 70 anos de serviços prestados, muitas vezes é necessário comportar a pequena multidão em auditórios dentro das próprias unidades da instituição.

Por esse motivo, é comum os recrutadores aproveitarem o bom número de candidatos para promover dinâmicas de grupo.

Contudo, não se trata da única avaliação. Entrevistas individuais não deixam de ser realizadas, mesmo que muito brevemente ou em dia diferente da dinâmica de grupo.

Mas dependendo do cargo, como analista de suporte, o processo seletivo também envolve aplicação de testes de conhecimento da área e de QI.

Muitos dos processos seletivos do Sesc duram meses, de 2 a 3 meses, porém isto depende da vaga.

Com tantos candidatos para o preenchimento de poucas vagas, avaliações minuciosas são necessárias para se evitar escolhas precipitadas. Quanto mais profunda for a avaliação, mais preciso será o resultado final, o acerto do perfil traçado.

Dicas para uma boa entrevista

Impressões são, certamente, fundamentais em uma entrevista e pequenos detalhes podem deixar uma impressão positiva ou negativa.

Preste atenção nos seguintes detalhes:

  • Chegue no horário marcado. Se planeje;
  • Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme (Talvez essa prática mude até se desenvolver uma vacina para a Covid-19, mas por enquanto a recomendação segue essa);
  • Mantenha sempre o contato visual com o seu entrevistador;
  • Jamais fale mal de seu antigo ou atual empregador;
  • Não revele informações confidenciais de seu antigo/atual empregador;
  • Não minta sobre o motivo de sua saída do último emprego;
  • Mostre entusiasmo;
  • Informe-se sobre o tipo de traje usual da empresa;
  • Não exagere no perfume.

Outra dica importante. Encare a entrevista de emprego como uma via de mão dupla, uma negociação.

Demonstre interesse pela vaga, mas também faça perguntas para esclarecer suas atribuições e responsabilidades para o cargo e se está de acordo com elas, pois não é só você que depende do empregador, o empregador também depende de você. Ambos se encontram com uma necessidade e é justo que cada um defenda os seus interesses, sempre com cordialidade e franqueza.

No final, todos querem a mesma coisa, um consenso, soluções de problemas.

Gostou deste conteúdo sobre Sesc trabalhe conosco? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Deixe seu Comentário