Carreira

Dinâmica em grupo: saiba como se sair bem

Dinâmica em grupo

Pode até parecer clichê, mas a mais pura da verdade é que o crescimento de uma empresa depende, e muito, do comportamento e engajamento dos funcionários que ali trabalham. Apesar de outros fatores também serem essenciais para o sucesso de uma empresa, como núcleo de mercado, situação econômica do país e viabilidade das atividades executadas, o comportamento e empenho dessas pessoas afeta diretamente na produtividade da “marca”.

Afinal de contas, empresas e marcas são compostas por pessoas, e são as pessoas que fazem e constroem as marcas. Por isso, é sempre muito importante manter todos os funcionários juntos, engajados e empenhados para a consolidação de uma empresa no mercado de trabalho.

E para que isso acabe se concretizando, é preciso saber trabalhar em cima da permanência e no bem-estar de todos os trabalhadores, dando motivos o suficiente para que eles mesmos se sintam na vontade de crescer e construir juntamente com a empresa na qual trabalham. E uma das melhores maneiras de unir cada vez mais os colaboradores fazendo com que eles trabalhem melhor juntos, é através de algumas dinâmicas de grupos.

Sendo assim, conheça agora as melhores dinâmicas de grupo para a sua empresa.

O que é uma dinâmica em grupo?

A dinâmica em grupo é um tipo de ferramenta extremamente eficaz para o fortalecimento de uma equipe ou de um grupo – sejam eles alunos de uma escola, funcionários de uma empresa, membros de um time ou o que for. Estas dinâmicas costumam tornar as pessoas cada vez mais produtivas e eficientes, já que promovem a socialização entre elas mesmas – resultando em uma melhor comunicação dentro da equipe.

As dinâmicas em grupo costumam a estimular algumas competências nos colaboradores, como, por exemplo, elementos de proatividade.

Quais são elas?

Como já citado anteriormente, são muitas as dinâmicas de grupos existentes. Sendo assim, separamos cinco das mais eficazes dinâmicas de grupo existentes:

Ilha do tesouro

Esta é uma das dinâmicas em grupo mais úteis quando o objetivo é aumentar a motivação da equipe e fazer com que o grupo trabalhe de forma cada vez mais unida. Além disso, um dos lados positivos desta ação se deve ao fato de que ela é realizada em um tom descontraído – fazendo com que as pessoas se sintam muito mais à vontade.

Para realizá-la é necessário ter em mãos (ou arranjar) um “tesouro”, algum tipo de recompensa e, também, folhas de jornal. Essa recompensa pode ser algo simples, como chocolates, salgadinhos ou coisas do gênero.

Bom, os integrantes da dinâmica devem se reunir em duplas entre si mesmos – sendo que cada uma das duplas irá se posicionar em cima de uma folha de jornal, colocadas lado a lado em um dos cantos da sala. Já no outro canto, estará o tão desejado “tesouro”, colocado plenamente em cima de uma outra folha de jornal.

Esta dinâmica tem como objetivo fazer com que as duplas caminhem até o outro lado da sala, em direção ao tesouro, mas sem colocar os pés para fora da folha de jornal e, também, sem rasgar a mesma.

Mas como eles irão fazer isso? Então, este é o desafio – mas que já possui uma resposta.

Os grupos terão que descobrir que a maneira mais fácil de atravessar a sala e chegar até o tesouro é se reunindo com outras duplas, formando um longo caminhos de jornais até o outro canto da sala. Com isso, todos podem caminhar, sem rasgar o jornal e sem pisar fora dele, chegando até o tesouro e, por fim, dividindo o prêmio com toda a equipe.

Verdade ou mentira

Está é uma ótima dinâmica para que os grupos tenham a oportunidade de se conhecerem melhor, aproveitando um momento de distração, divertimento e boa socialização. Além disso, ele precisa somente da utilização de papel e caneta, contando com regras bem fáceis e compreensíveis.

A dinâmica sugere que cada pessoa escreva em um papel três informações sobre si mesmo, em que pelo menos uma delas deve ser falsa. Após isso, cada pessoa lê em voz alta as afirmações citadas e os outros membros da equipe tentam descobrir se o que foi dito é verdade ou mentira.

O jogo é simples, mas faz com que os membros do grupo não só se divirtam muito mais, como também conheçam melhor uns aos outros.

Técnica 6.3.5

Também chamada de Brainwriting, esta dinâmica proporciona um grande brainstorming aos participantes, fazendo com que eles desenvolvam ainda mais as suas habilidades criativas e de inovação. O jogo consiste em encontrar soluções para um determinado problema, que é criado por um grupo, professor ou supervisor da dinâmica.

Mas, afinal de contas, o que significam os números 3.5.6?

Bom, o 6 diz respeito ao número de pessoas que devem participar da dinâmica. Enquanto o 3 refere-se ao número de ideias/soluções que cada pessoa deve apresentar.  Já o 5 refere-se ao tempo, em minutos, que cada pessoa tem para colocar as suas ideias no papel. Sendo assim, a cada 30 minutos 108 ideias diferentes acabam sendo geradas – um belo exercício de criatividade que pode ser muito útil para a inovação de uma empresa.

Todas as soluções podem ser simplesmente escritas ou, até mesmo, desenhadas e apresentadas em um papel, o qual, no fim de cada 5 minutos, é passado adiante para a pessoa do lado. Isso faz com que, no fim de cada rodada de 5 minutos, cada pessoa pode utilizar da ideia do colega para extrair inspiração.

Por que fazer dinâmicas em grupo?

Bom, as dinâmicas em grupo proporcionam uma grande melhora no relacionamento entre as pessoas de uma mesma empresa ou equipe – tudo isso através de um momento divertido e descontraído. Estas atividades promovem e incentivam um trabalho em grupo fazendo com que as pessoas conheçam melhor umas às outras e aprendam a buscarem objetivos em comuns de forma unida e eficiente.

Sendo assim, as dinâmicas em grupo formam pessoas mais empenhadas e comprometidas com o trabalho, o que torna mais fácil o alcance de metas, dá mais transparência nas relações interpessoais e, também, confiança entre os membros de uma mesma equipe. E tudo isso é essencial para que a sua empresa cresça cada vez mais.

Deixe seu Comentário