Carreira

Como virar bombeiro? O que é preciso fazer?

Como virar bombeiro?

Um dos maiores sonhos das crianças é poder ser bombeiro. Salvar os bichinhos de estimação que sobem e ficam presos nas árvores, pessoas que estão em perigo, enfim, poder ser herói. Esse sentimento é sem dúvidas, o que move uma pessoa a querer ser bombeiro. Hoje, com as nossas dicas, você vai aprender como virar bombeiro e ter uma carreira de sucesso.

Segundo pesquisas, a profissão de bombeiro é considerada pelos brasileiros como sendo uma das mais confiáveis que existe. Por isso, não é à toa que as crianças queiram ser bombeiras quando crescerem.

Você vai aprender como virar bombeiro com as dicas que vamos te dar a seguir. Como em toda profissão é muito importante que você seja responsável e cumpra com todas as suas obrigações para ter sucesso. Não existem fórmulas mágicas.

Qualquer pessoa pode ser bombeiro?

Antes de aprender como virar bombeiro é necessário saber quais são os requisitos básicos para exercer essa profissão linda e muito admirada por todos.

Conheça quais são esses requisitos.

1 – Ser corajoso

Para ser um bombeiro é necessário ter coragem, afinal estamos falando de uma profissão de super heróis.

Essa informação pode parecer boba, mas muitas pessoas se esquecem do requisito mais básico para se tornar um bombeiro. Mesmo que infelizmente as remunerações dessa profissão ainda sejam muito baixas, para ocupar esse cargo é necessário ter coragem.

2 – Ensino médio completo

A formação acadêmica é um dos requisitos que também deve ser atendido. Para ser bombeiro precisa sim, ter o ensino médio completo.

3 – Ser aprovado no concurso

Um dos segredos de como virar bombeiro é ser aprovado no concurso público. Isso se a opção for seguir a carreira militar.

A idade mínima é de 18 anos e além disso algumas outras habilidades são exigidas como saber nadar e até dirigir.

Alguns exames também são solicitados como de sangue, psicotécnico, de aptidão física e até investigações sobre a sua vida social. Tudo para garantir que você possa ocupar esse tipo de função.

Como virar bombeiro?

Aprenda como virar bombeiro

Como virar bombeiro civil

É possível no Brasil, ser bombeiro militar ou civil. Conhecidos também como brigadistas, o bombeiro civil permite o trabalho juntamente com o bombeiro militar. Para ser um bombeiro civil é necessário fazer o Curso de Formação de Bombeiros Civis.

Além de atuar juntamente com os bombeiros militares, os bombeiros civis poderão trabalhar de forma particular, sendo contratado por empresas para prestar seus serviços. Salvar vidas, prevenir incêndios, etc.

O trabalho de um bombeiro civil é muito importante, principalmente nas cidades que não existem bombeiros militares.

Certamente, o tempo de formação de um bombeiro civil é bem menor que de um bombeiro militar. Porém, a importância dos dois se equivalem.

Como virar bombeiro militar

Quando uma pessoa se interessa em saber como virar bombeiro, normalmente as informações que chegam primeiro é em relação ao bombeiro do tipo militar. Isso acontece porque é mais tradicional esse tipo.

Os bombeiros militares ocupam um cargo e respondem pelas mesmas hierarquias de um policial militar. A rotina costuma ser mais rígida e os salários e gratificações podem variar de um estado para o outro.

Existem os sites oficiais de cada estado, o mais aconselhável é consultar esses sites para saber mais as informações.

Por serem do tipo militar, são obrigados a respeitar algumas regras, sendo impedidos de exercerem os seus direitos, como a greve por exemplo. Se um soldado adere a greve, certamente correrá o risco de perder seu posto de trabalho.

Entenda os cursos de formação

Quem quer se tornar bombeiro deve primeiro prestar o concurso obrigatório e em seguida, realizar os cursos de formação. É recomendável conhecer mais sobre esses cursos, você que está interessado em saber como virar bombeiro.

Curso de Formação de Oficiais

Neste curso, o candidato já entra como um aluno-oficial ou cadete, nesta situação ele já possui uma graduação superior à de um subtenente.

O curso de formação dura aproximadamente 2 anos, como pré-requisito, os candidatos devem possuir a formação em nível superior.

Assim que o estudante se forma, ele obrigatoriamente deverá estagiar por 6 meses, seguindo então para a carreira de combatente. Na corporação dos bombeiros não existem generais, pois esse posto é exclusivo do Exército.

Muitos profissionais como enfermeiros e médicos, unem suas profissões com a carreira militar e fazem esse curso. É recomendável fazer esse curso que não é obrigatório, para principalmente, não ficar estagnado na carreira.

Curso de Formação de Praças

A duração desse curso é de apenas 1 ano e todos os candidatos que receberam a aprovação no concurso para soldados, o devem fazer obrigatoriamente. As disciplinas militares e as mais técnicas da profissão são vistas nesse curso. Diversas atividades como prestar continência, combater de forma efetiva um incêndio nas condições mais extremas são apenas alguns dos aprendizados desse curso.

Conheça as funções de um bombeiro

Antes de entender de fato como virar um bombeiro é muito importante entender as funções dessa profissão.

Engana-se quem pensa que bombeiro só serve para apagar incêndios. Existem outras funções que podem ser exercidas por esse soldado militar.

Veja algumas funções:

  • Resgates em altura;
  • Salva vidas;
  • Salvamento em acidentes tóxicos como vazamento de gases, substâncias altamente inflamáveis;
  • Vistorias técnicas para averiguação de segurança de prédios e residências;
  • Atendimento pré-hospitalar e outros serviços.

Por ser um trabalho que exige bastante preparo psicológico, é fundamental que essa habilidade seja muito bem trabalhada no soldado.

Assim que você decide se tornar um bombeiro é preciso entender que algumas coisas deixarão de existir, como por exemplo, finais de semana com a família. Viagens prolongadas aos finais de semana também serão mais difíceis. Isso porque, os bombeiros trabalham em sistema de escala, portanto, saber certinho quando será a folga é impossível.

Se o soldado não se apresentar na hora indicada, ele pode correr o risco de até ser expulso da corporação.

Acidentes então, são considerados uma obrigatoriedade do bombeiro, seja ele militar ou civil. Isso significa que àquelas horinhas de sono a mais, podem estar comprometidas com essa nova ocupação profissional.

Agora, você já sabe como virar bombeiro, então capriche e torne-se um soldado exemplar para servir a população da melhor maneira possível.

Deixe seu Comentário