Carreira

Como virar Delegado? A profissão é para você?

Como virar Delegado?

A serviço do estado, esse profissional concursado tem como principal função, ser um agente da lei. Possui um cargo de liderança dentro das Polícias Federal ou Civil. Aliás, dentre os concurseiros de plantão, o cargo de delegado é o mais cobiçado. Isso se deu por conta das grandes exposições na mídia em relação às investigações de órgãos como a Polícia Federal. Aprenda como virar Delegado e tenha uma das profissões mais desejadas do momento.

Dentro da Polícia Civil, o delegado ocupa um cargo muito importante, ou seja, é ele quem chefia toda a instituição da polícia local. Executa as competências atribuídas ao seu cargo, desempenhando com maestria todas as funções. Além disso, também dirige e preside os inquéritos e as atividades que se relacionam com a Polícia Judiciária.

Nos concursos públicos, o cargo de Delegado dentro da Polícia Federal é o mais cobiçado, inclusive o mais disputado entre os candidatos. Esse cargo ganhou notoriedade recentemente por conta de investigações famosas como a Lava Jato.

A remuneração é outro fator decisivo para que um indivíduo opte por seguir esse tipo de carreira. Além disso, poder contribuir para manter uma sociedade justa e sem crimes é o que move um candidato a ocupar esse cargo.

Por conta, dessa exposição toda, muitos começaram a se questionar sobre como virar Delegado. Para te ajudar nesse processo, reunimos algumas informações importantes que você poderá conferir a seguir.

O que é e quais as funções de um Delegado?

Os formandos em bacharel de Direito cobiçam o cargo de Delegado. Isso se dá por causa dos inúmeros atrativos que essa profissão oferece. Para poder ocupar um cargo na Polícia Civil ou na Polícia Federal, os candidatos devem prestar concurso público. É preciso ressaltar que existem peculiaridades tanto em uma, quanto em outra.

Muitas dúvidas surgem em relação a esse tipo de profissão, como remunerações, atribuições do cargo, os requisitos exigidos para ocupa-lo e principalmente quais as diferenças entre a civil e a federal.

Principais funções do cargo

A Polícia Judiciária ou Investigativa é chefiada pelo Delegado de Polícia. Esse tipo de polícia abrange tanto a Civil, quanto a federal.

Uma das principais funções de um Delegado é investigar os crimes e desvendar os delitos cometidos, permitindo então, que sejam condenados os infratores.

É no inquérito policial que essas infrações penais são documentadas. Os delegados coordenam os trabalhos, determinando de maneira assertiva todas as diligências que devem ser feitas. Isso é necessário para que se esclareçam todos os fatos de maneira imparcial.

É muito importante saber todas as etapas necessárias de como virar Delegado, antes de se entregar completamente a esse tipo de profissão. Principalmente, no que diz respeito aos prós e contras.

Responsabilidades de um Delegado

É de responsabilidade do Delegado, prender possíveis criminosos e indivíduos suspeitos, ter acesso a dados considerados sigilosos, apreender bens de quem cometeu crimes, etc. Isso significa que o cidadão poderá ter o seu patrimônio e a sua liberdade restringidos por determinação de um Delegado.

Além de prender, um Delegado também pode conceder a liberdade para um indivíduo através do pagamento de fiança, fazer a requisição de algum documento importante, assim como novas perícias, etc.

Muitas pessoas não sabem, mas um Delegado também faz a gestão de todos os policiais considerados subordinados, pertencentes a sua equipe. Dessa maneira é que a sua liderança e hierarquia é exercida. O importante é manter o seu contingente policial sempre atuando de maneira positiva e a favor da comunidade. A Delegacia de Polícia precisa estar funcionando em perfeito estado para que a comunidade sempre esteja protegida.

Quais as principais diferenças entre o Delegado de Polícia Civil e o Delegado de Polícia Federal?

Uma das principais dúvidas de quem quer aprender como virar Delegado é saber a diferença entre as Polícias Civil e Federal.

Vamos lá, quem mantém a Polícia Federal é a União e quem mantém a Polícia Civil são os Estados e Distrito Federal. Isso significa que o Delegado da Polícia Civil é um servidor civil, enquanto um Delegado da Polícia Federal é um servidor federal.

O que distingue esses dois Delegados é o tipo de delito que cada um investiga.

Crimes federais, políticos e com grandes repercussões estaduais, interestaduais e internacionais são basicamente investigados pela Polícia e Delegado Federal. Isso inclui, tráfico de drogas, de pessoas, contrabando de produtos, entre outros.

Já o Delegado e a Polícia civil investigam todos os outros delitos, com exceção dos militares. Se formos comparar os números, os Delegados Civis investigam muito mais crimes e delitos.

Mesmo com essas diferenças, basicamente os requisitos para se ocupar ambos os cargos são os mesmos.

Como virar Delegado?

O que acontece depois da aprovação do concurso?

Uma das principais exigências que o Delegado deve ter para ocupar um cargo público é ter experiência jurídica.

Depois que o candidato é aprovado, será necessário atender a alguns procedimentos obrigatórios antes de chegar de fato a assumir o cargo no gabinete. O primeiro passo é o ingresso na Academia de Polícia, onde o candidato obrigatoriamente deverá fazer um curso de formação.

É nessa etapa de formação que o candidato adquire os conhecimentos práticos e teóricos sobre o seu cargo, dentro da Polícia Militar. Além dos conhecimentos teóricos, o indivíduo também é treinado fisicamente em defesa pessoal, técnicas de tiro e armamento, além das operações especiais da polícia.

O período do curso é de 3 a 4 meses de duração, alguns especialistas consideram pouco, reivindicando inclusive que seja aumentado.

Quais são as características de um excelente Delegado?

O bom senso é uma das principais características de um Delegado que queira se diferenciar dentro da Polícia. Além de ter que possuir um conhecimento técnico apurado, sua intuição também é muito bem-vinda nessa profissão. Confira a seguir algumas das características essenciais para ocupar esse cargo tão importante.

  • Controle das emoções;
  • Confiança nas decisões tomadas;
  • Capacidade de memorizar informações, fatos e acontecimentos importantes acerca do caso investigado;
  • Analisar todas as informações com atenção;
  • Saber se comunicar com subalternos e superiores;
  • Ter uma capacidade para convencer;
  • Saber lidar com todas as situações contrárias e adversas no dia a dia;
  • Conseguir agir e pensar sob pressão;
  • Ter disciplina e coragem para enfrentar as adversidades;
  • Discrição;
  • Gostar de debater ideias;
  • Saber tomar a iniciativa quando necessário;
  • Ter ética.

Agora que você já sabe como virar Delegado, organize os seus estudos e conquiste essa vaga dos sonhos.

Deixe seu Comentário