Carreira

Como virar detetive? O que esperar da profissão?

Como virar detetive?

Hoje, você vai aprender como virar detetive e o que de fato é essa profissão. Aliás, um dos maiores questionamentos feitos pelos aspirantes é justamente em relação às funções que poderão exercer como detetive. Para ter sucesso nessa carreira é fundamental que o profissional possua algumas habilidades. Conheça a seguir quais são elas e seja um profissional diferenciado no mercado de trabalho.

Os mistérios acerca da profissão de detetive sempre rondaram o imaginário popular. Muitas dúvidas surgem em relação as suas atribuições profissionais e até onde esse profissional pode ir de fato com as suas investigações da vida alheia.

O fato é que essa profissão sempre se encontra em ascendência e o profissional que quer se diferenciar no mercado, deverá se preparar para isso. Desenvolver habilidades de raciocínio, técnicas de investigação e ter um bom preparo físico são apenas algumas das melhorias fundamentais do sucesso.

Quem não gosta de rotina, sem dúvidas, encontrará nessa profissão toda a agitação e risco que procura. Os profissionais que estão nessa área já há algum tempo afirmam que ela é arriscada e emocionante ao mesmo tempo.

Você que está curioso e quer aprender como virar detetive, a seguir vamos te dar algumas dicas fundamentais e consequentemente sanar todas as suas dúvidas.

O que é e quais as funções de um detetive?

O detetive é todo profissional que investiga algum caso, em busca de solução. Ele é chamado também, de investigador.

Ele pode trabalhar em diferentes setores como, por exemplo, localizar alguma pessoa desaparecida, desvendar casos de traições extraconjugais e crimes fraudulentos.

Os principais recursos utilizados nessas investigações são os tecnológicos, coleta de diferentes dados, reuniões de provas materiais e até gravações de conversas, quando for o caso.

É preciso deixar bem claro, que o principal objetivo desse profissional é solucionar casos que precisam ser investigados.

Algumas pessoas escolhem exercer essa profissão, justamente pela satisfação em poder ajudar a solucionar mistérios. Imagina poder dizer a uma mãe que o seu filho, que ela não vê há muito tempo, foi encontrado!

Esse é apenas um exemplo de sentimento que um detetive tem, ao solucionar um caso difícil.

Mas, como em toda profissão, o detetive precisa se preparar para entregar um trabalho bem feito! Ter o autocontrole das suas ações pode ser o fator determinante para o sucesso. Sendo assim, antes de colher os frutos é preciso plantá-los muito bem.

É por isso, que vamos te ensinar como virar detetive e ter sucesso nessa profissão tão procurada.

Conheça 3 maneiras de como virar detetive

Basicamente, existem 3 maneiras diferentes de como virar detetive. Quem quer exercer essa profissão, precisa entender quais são elas, dessa maneira fica fácil escolher qual o melhor caminho seguir.

1 – Tornando-se investigador da polícia civil

Uma das maneiras de se tornar um detetive é através de concurso público para o cargo de investigador na polícia civil. Por ser um concurso que respeita geralmente as legislações estaduais, cada certame terá suas próprias exigências. Ou seja, em alguns o candidato deverá ter o curso superior completo, em outros apenas o ensino médio.

Para saber exatamente quais são as exigências, o candidato deverá consultar o edital quando esse for publicado.

É importante ressaltar, que todos os candidatos que escolhem prestar concurso para a polícia, geralmente são submetidos a cursos de formação em academia de polícia. Não basta ser aprovado no concurso, é preciso se formar para ser considerado um soldado apto.

2 – Tornando-se autônomo

A segunda maneira de trabalhar como detetive é atuando de maneira totalmente autônoma, ou seja, cumprindo o trabalho diretamente com a pessoa que o contratou. Nesses casos, encontram-se as investigações de traições, espionagens envolvendo condutas empresariais duvidosas, etc.

Para esse tipo de maneira de se tornar um investigador, o profissional não possui nenhuma garantia legal sobre a sua profissão, isso significa que não é exigida nenhuma formação acadêmica específica e também nenhum direito trabalhista pago. Dessa maneira é muito comum o acometimento de diferentes tipos de infrações civis e penais ao exercerem suas investigações.

Essas infrações geralmente estão ligadas a invasão da privacidade que muitos fazem na vida dos seus investigados. Interceptação de conversas telefônicas, roubos de correspondências, entra outros crimes.

Aprender de maneira correta como virar detetive, possibilita que você tenha uma vida profissional mais tranquila, longe de qualquer tipo de infração penal. Infringir a lei é péssimo para quem está começando a carreira agora.

Como virar detetive?

3 – Tornando-se perito criminal da polícia civil

Outra maneira de exercer a profissão de detetive é tornando-se um perito criminal. Essa carreira também se encontra dentro da polícia civil e para ocupa-la, é necessário prestar concurso público.

As exigências feitas para cada cargo, atende o edital publicado em cada estado. Para conhecer melhor, o candidato deve ficar atento a esse documento. Aliás, qualquer concurso público é norteado pelo seu próprio edital.

Existem diferentes tipos de peritos, desde fotógrafos até auxiliares de necrópsia e para esses cargos não se exige uma escolaridade superior. Já para outros cargos, a formação superior se faz necessário.

Dicas de como virar detetive de sucesso

Tenha muita paciência

A diferença entre um detetive experiente e um que está começando a carreira agora, sem dúvidas está no grau de paciência.

O profissional mais experiente sabe que os resultados esperados não serão alcançados rapidamente na sua primeira missão de trabalho. Muitas vezes será necessário ter paciência para obtê-los. Essa paciência inclusive, pode durar meses, até que se chegue de fato a uma conclusão mais concreta.

Ter flexibilidade é muito importante, pois muitas vezes o resultado não sai exatamente como planejamos.

Mantenha segredo

Exercer a profissão de detetive coloca o profissional em contato muitas vezes com diversas informações totalmente confidenciais. Sendo assim, para se realizar um trabalho de alta qualidade é muito importante mantê-las em segredo.

Então, para você que está aprendendo como virar detetive, uma das principais características é sem dúvidas, saber guardar segredo. Se descobriu alguma informação sigilosa, não passe para frente em hipótese alguma.

Muitos questionam se para os familiares é liberado falar, e a resposta é não! Nem para os familiares você poderá falar sobre as suas descobertas.

Essas informações que você descobriu devem ser reveladas apenas para o indivíduo que contratou os seus serviços. Saber guardar segredo é uma das maneiras mais inteligentes de como virar detetive de maneira honesta. Consequentemente, você acabará se tornando uma referência nessa área.

Deixe seu Comentário