Carreira

7 dicas para aprender mais rápido e melhorar a memória

Dicas para aprender mais rápido

Você frequenta a academia para treinar seus músculos. Faz caminhadas ou corre para treinar sua resistência. Faz natação para treinar sua capacidade cardiorrespiratória. Por que não treinar outras partes do corpo como o cérebro? No artigo de hoje, você vai conferir 7 incríveis dicas para aprender mais rápido e melhorar a memória.

Quando você treina seu cérebro, você:

  • Evita situações embaraçosas: você consegue se lembrar do rosto de alguém, mas qual é mesmo o nome dessa pessoa?
  • Consegue aprender mais rápido variadas habilidades: sim, maiores chances de conseguir um cargo melhor!
  • Evita doenças que atingem o cérebro à medida que você envelhece: é mais fácil se livrar de problemas como a doença de Alzheimer, por exemplo.

Está pronto para conhecer nossas dicas para aprender mais rápido e melhorar sua memória? Vamos lá!

7 infalíveis dicas para aprender mais rápido e ter uma memória excelente!

1. Treine sua memória

Parece uma dica óbvia, mas vamos começar pelo mais fácil: treinar sua memória.

A prática de lembrar eventos e coisas e então discuti-las com alguém é apoiada por diversos estudos de fitness cerebral. Atividades de memória que envolvem todos os níveis de operação do cérebro ajudam a melhorar sua função.

Digamos que você está no trabalho e tem 10 atividades para fazer. Ao invés de anotá-las, tente lembrar de todas elas e então compartilhe-as com um colega. Pode parecer fácil, mas no começo, com o cérebro destreinado, talvez você se lembre de 3 ou 4. Com o passar do tempo, será mais fácil memorizar.

2. Faça algo diferente repetidamente

Dentre nossas dicas para aprender mais rápido, está o hábito de fazer algo diferente repetidamente. Com isso, seu cérebro alimenta novos caminhos que ajudam você a fazer novas coisas melhor e mais rápido.

Pense em quando você tinha 3 anos de idade. Você certamente era forte o suficiente para segurar uma faca e um garfo. No entanto, quando você tentava comer sozinho, fazia uma tremenda bagunça. Então, não era uma questão de força, e sim de cultivar mais e melhores caminhos neurais que o ajudariam a comer sozinho, assim como um adulto faz. E adivinha? Com repetição suficiente, você conseguiu!

Mas como isso se aplica a sua vida agora?

Digamos que você é procrastinador. Quanto mais você não procrastinar, mais você ensina seu cérebro a não aguardar o último minuto para fazer as coisas.

Agora, você pode estar pensando “Se deixar de procrastinar fosse fácil assim, eu já teria feito!”

Na verdade, pode ser fácil sim. Tudo o que você precisa fazer é começar com algo pequeno que você normalmente não faria, mas que faz parte da tarefa, e isso ajudará você a criar esses novos e preciosos caminhos neurais.

3. Aprenda algo novo

Pode parecer óbvio, mas essa é uma das mais preciosas dicas para aprender mais rápido. Quanto mais você usa seu cérebro, melhor será para você.

Aprender um novo instrumento melhora sua habilidade de traduzir algo que você vê (partituras) em algo que você realmente faz (tocar o instrumento).

Aprender uma nova linguagem expõe seu cérebro a uma maneira diferente de pensar, uma maneira diferente de se expressar, o que é muito benéfico.

Você pode, literalmente, dar um passo adiante e aprender a dançar. Estudos indicam que aprender a dançar ajuda idosos a evitar a doença de Alzheimer. Nada mal!

Dicas para aprender mais rápido

4. Movimente seu corpo

Você sabia que essa parte chegaria, não é? De fato, os exercícios físicos não fazem bem apenas para o seu físico, mas também melhoram a aptidão do seu cérebro.

Mesmo exercitar-se brevemente por 20 minutos todos os dias já facilita o processamento de informações e funções da memória.

Mas não é só isso. O exercício realmente ajuda seu cérebro a criar novas conexões neurais com mais rapidez. Assim, você aprenderá mais rápido e até seu nível de alerta aumentará.

5. Passe algum tempo com quem você ama

A princípio, essa parece uma dica que não faze muito sentido, mas se você quer desenvolver boas habilidades cognitivas, você precisa ter relacionamentos significativos em sua vida.

Falar com os outros e se envolver com quem você gosta ajuda você a pensar com mais clareza e também pode levantar seu humor.

6. Evite palavras cruzadas

Muitos de nós, quando pensamos em fitness cerebral, pensamos em palavras cruzadas. E é verdade – as palavras cruzadas melhoram nossa fluência, mas estudos mostram que elas não são suficientes por si mesmas.

São divertidas? Sim.

Afina seu cérebro? Na verdade, não.

Claro, se for apenas por diversão, vá em frente, mas se a intenção for exercitar o cérebro, considere outra atividade.

7. Coma bem (e não deixe de incluir o chocolate meio amargo na sua dieta!)

Se essa não é uma das mais gostosas dicas para aprender mais rápido, então não sei qual é!

Alimentos como peixes, frutas e vegetais ajudam o seu cérebro a funcionar melhor. No entanto, você pode não saber, mas o chocolate meio amargo também dá ao seu cérebro um bom impulso.

Quando você come chocolate, seu cérebro produz dopamina, substância que ajuda você a aprender mais rápido e ter uma melhor memória. Além disso, o chocolate contém flavonoides, antioxidantes que também melhoram suas funções cerebrais.

Da próxima vez que você tiver algo difícil para fazer, certifique-se de comer um pedaço de chocolate meio amargo – quanto mais cacau, melhor, pois os chocolates mais escuros são os que mais contém flavonoides.

Considerações finais

Agora que você acabou de conhecer essas excelentes dicas para aprender mais rápido e melhorar a memória, é hora de colocar tudo em prática.

O aprendizado é algo essencial na nossa vida. Assim, quanto mais buscamos exercitar nossa mente e aprender coisas novas, mais benefícios conseguimos.

Esperamos que essas dicas para aprender mais rápido tenha sido úteis para você! Nós, do blog Recursos & Humanos, estamos sempre preocupados em trazer os melhores conteúdos. Aproveite e nos dê 30 segundos do seu tempo nos dizendo abaixo, na área de comentários, o que você vai fazer nos próximos dias para dar um impulso no seu cérebro. Você está pronto para melhorar sua mente?

Deixe seu Comentário