Currículo

Carta de apresentação: modelo e dicas para criar a sua

Carta de Apresentação

A carta de apresentação é um instrumento para demonstrar os seus objetivos, motivações e qualificações para uma vaga de emprego, com o objetivo de convencer a pessoa a lhe contratar. Por isso ela é tão importante, é o primeiro contato mais pessoal, que você tem com o empregador ou com quem está fazendo o recrutamento, devido a isso deve-se evitar cometer erros, para que não acabe sendo descartado antes de ter a chance de ser entrevistado.

O que é carta de apresentação?

Ela é um documento muito utilizado em processos seletivos, para que quem está contratando conheça melhor os candidatos à vaga. Geralmente acaba sendo anexada ao seu currículo, e tem como objetivo despertar o interesse do recrutador de querer saber mais sobre você e assim aumentar suas chances de ser contratado.

É importante colocarmos somente as informações imprescindíveis de forma eficaz e sucinta, para que não se acumule dados e se torne algo que fará com que seja descartado. Acima de tudo, essa é uma forma de fazer marketing de si mesmo, para se vender ao recrutador, assim vendo que você tem o que é necessário para ser contratado.

Nem todas as empresas pedem uma carta de apresentação, porém, esse pode ser um método de se diferenciar dos adversários.

Diferença de carta de apresentação e currículo

Ambos compartilham a intenção de provar que você está apto para o cargo que se candidatou. Por isso, contam com informações de suas experiências anteriores, tanto nas empresas que você trabalhou, ou o que você estudou.

O curriculum vitae, consiste em ser um resumo das qualificações educacionais, experiências de trabalho, e algumas informações pessoais que dependem de formatação do documento.

Já a carta de apresentação não é algo solicitado por todo contratante, porém, quando usado consegue refletir bem o indivíduo que a escreveu. Costuma possuir três ou quatro parágrafos, e deve ser escrita contando que o avaliador irá ler o seu currículo anteriormente, e por isso deve apenas complementar o que lá está escrito. Uma carta bem escrita costuma despertar o interesse do empregador, que lhe concede uma entrevista de emprego.

Quando utilizar uma carta de apresentação?

Ela normalmente é utilizada quando o empregador quer conhecer mais dos candidatos. Mas, também pode ser usada quando não é solicitado, por exemplo, em sites que possuem a aba “trabalhe conosco” ou até mesmo anexar o currículo.

Você pode mandar junto do currículo uma carta de apresentação, o que irá te diferenciar da concorrência, e quem sabe lhe arrumar um emprego. Outra maneira é coloca-la no corpo de um e-mail, que será enviado para sites ou redes de recrutamento.

Como montar uma carta de apresentação?

Lembre-se que deve ser sucinto, mas não pode deixar nem uma informação faltando. Por isso, vamos listar algumas das informações que não podem faltar:

  • Nome da pessoa ou departamento que receberá a carta;
  • Nome da empresa;
  • O seu nome;
  • A sua assinatura no fim da carta;
  • Os seus dados para o contato.

Na sua carta de apresentação, você não deve colocar todas as suas qualidades e competências, apenas aquela que se adequam a vaga, para que ela não vire uma bola gigante de informações. Não faça uma carta genérica que você viu já pronta na internet, essas os recrutadores recebem várias ao dia, escreva uma que demonstre bem quem é você e porque é a pessoa ideal para vaga, mas sem muita enrolação. Também por isso provavelmente, você acabará tendo que fazer cartas diferentes, para empregos diferentes.

Ponha de maneira simples e clara os seus motivos de querer aquela vaga, as pessoas tendem a simpatizar com emoções positivas, e pode ser o diferencial para obter o emprego.

Uma boa tática é mencionar coisas sobre o mercado que a empresa trabalha, para demonstrar que você possui conhecimento da área em que quer atuar. Porém, lembre-se que existem muitos recrutadores que não trabalham somente para uma empresa, e podem acabar não entendendo do que você está falando. Da mesma maneira, caso já possua experiência, pode falar como você pretende impactar a empresa de maneira positiva, citando resultados que obteve no seu emprego anterior.

Erros de gramática, sempre acontecem, por isso é importante revisar antes de mandar para empresa, evite gírias e expressões informais, utilize a linguagem mais culta que possuir. Mesmo sendo ótimo em escrever redações, sempre é possível melhorar com a prática, então tente reescrever o que você já fez, corrigindo os erros, ler em voz alta sempre facilita para você identificar se o que escreveu ficou bom ou não, se não ficou, reescreva quanta vezes precisar até encontrar uma carta de apresentação que demonstre o quão incrível você é.

Tipos de carta de apresentação

Como dissemos antes, para cada caso existe um tipo diferente de carta que devem ser enviadas, agora vamos falar os dois principais casos que acontecem.

Carta de resposta a um anúncio: quando esse for o caso você deve demostrar muito interesse em participar da entrevista, além de incluir as informações pedidas na propaganda.

Carta de candidatura espontânea: é quando você gostaria de entrar em uma empresa e por isso manda uma carta para tentar aderir em uma possível vaga que esteja em aberto.

Exemplo de carta de apresentação:

Já que explicamos tudo sobre carta de apresentação, por último iremos dar um exemplo de como escrever, para que você tenha uma base de onde começar a fazer a sua própria carta de apresentação.

Prezado (nome do responsável), meu nome é … e gostaria de me candidatar a vaga de … da sua empresa…

Possuo … anos de experiência nessa área como … em empresas do ramo como a…

Tenho as qualificações necessárias e requisitadas para exercer a profissão na sua empresa: (formação), (disponibilidade), (conhecimento).

Conheço a empresa …, há muito tempo e possuo a certeza de que poderia contribuir para que ela obtenha ainda mais sucesso. Uma vez que já tive experiência em outras redes da área como (empresa que trabalhou).

Agradeço por sua atenção e fico a disposição para caso possua interesse em me entrevistar.

Atenciosamente.

(Seu nome).

(E-mail).

(Número de contato).

Deixe seu Comentário