Carreira

Jovem Aprendiz Santander: Como funciona e como participar

O Programa Jovem Aprendiz nasceu com o intuito de oferecer melhores oportunidades para os jovens brasileiros que estão em busca do primeiro emprego. O Santander é uma das empresas que se juntaram a essa causa e levam aprendizados e capacitação para eles.

A Lei do programa Jovem Aprendiz foi criada com o intuito de garantir que as empresas entendessem a importância desse espaço para os jovens e, hoje, é um dos maiores programas profissionalizantes que temos no país.

Vamos conhecer o programa e entender o que é necessário para ingressar no Santander? Confira.

Jovem Aprendiz Santander: Como funciona e como participar

O Jovem Aprendiz é um programa que foi criado com o intuito de oferecer a oportunidade do primeiro emprego para pessoas que ainda não tiveram essa experiência na vida, voltado para os nossos jovens.

Leia também:

É uma ótima solução para a questão da dificuldade de conseguir uma vaga de emprego hoje em dia, em vista que a grande maioria das empresas pedem experiência profissional para realizar uma contratação.

Há uma Lei que obriga as empresas a acatarem o programa Jovem Aprendiz, contratando jovens que tenham entre 14 e 24 anos para terem sua primeira experiência empresarial.

Deve haver uma porcentagem, que fica entre 5% e 15%, na empresa de jovens trabalhando neste cargo de Jovem Aprendiz. É uma forma do governo garantir que eles sejam incluídos no mercado de trabalho e não sofram com a falta de experiência na hora de conseguir um emprego fixo.

Através desse programa, eles aprendem a trabalhar em equipe, passam a entender os processos que ocorrem dentro de uma empresa, também têm a oportunidade de conhecer algumas áreas e, assim, até mesmo escolher a profissão que irão exercer através disso.

Ou seja, é um benefício para a empresa e para o jovem que precisa dessa experiência inicial para ser bem sucedido lá na frente.

Pré-requisitos para fazer parte do Programa

Existem alguns pré-requisitos que devem ser cumpridos pelos jovens que tiverem interesse em se inscrever no programa. São eles:

  • Ter entre 14 e 24 anos. Se for PCD (Pessoa Com Deficiência), não há limite de idade;
  • Estar estudando, seja no ensino fundamental ou no ensino médio;
  • Ter boas notas e poucas faltas na escola;
  • Se dedicar nas atividades teóricas e práticas que são oferecidas pelo programa e também pela empresa na qual estiver trabalhando;
  • Ser um bom aluno e um bom profissional, se dedicando em ambos.

Benefícios do Programa

Os benefícios podem variar de acordo com a empresa em que você ingressar, mas, geralmente, são esses:

  • Férias remuneradas (no mesmo período das férias escolares);
  • Assistência médica e odontológica;
  • Vale-Transporte;
  • Vale-Refeição ou Vale-Alimentação;
  • FGTS;
  • 13º Salário;
  • Cursos oferecidos pelo SENAC.

O Jovem Aprendiz terá contrato assinado, podendo ser de até 2 anos, e irá trabalhar apenas de segunda à sexta.

Qual é o salário de um Jovem Aprendiz 2022

Para o ano de 2022, o salário de Jovem Aprendiz ficou definido como sendo R$ 653,00 a média salarial e podendo chegar a, no máximo, R$ 1.581,00.

É preciso lembrar que o contrato de Jovem Aprendiz diz respeito a meio horário de trabalho, cerca de 6 a 8 horas de trabalho por dia, de segunda à sexta.

Assim como nos demais cargos e posições da empresa, o salário do Jovem Aprendiz pode variar de acordo com sua posição, grau de escolaridade, dentre outras particularidades.

Caso esse profissional seja contratado após o período em que trabalhou como Jovem Aprendiz, vindo a ser um profissional efetivo da empresa, seu salário irá mudar para o referente ao novo cargo e posição.

Consulte a empresa na qual você irá trabalhar como Jovem Aprendiz para saber qual será o salário que receberá, seus benefícios, horários e outras informações no mesmo grau de importância.

Quais as vantagens de participar do programa Jovem Aprendiz?

Pouco se fala sobre o que acontece com os jovens depois que o período de participação no programa se encerra. Pois bem, muitos desses jovens conseguem permanecer na empresa em que realizaram seus trabalhos neste cargo de aprendizado.

Isso porque eles conseguem se destacar, através da dedicação e esforço que eles oferecem à empresa, o que faz com que eles vejam o potencial desses jovens e queiram contratá-los de uma vez.

Outra vantagem de fazer parte deste programa é que você já sairá com um amplo conhecimento sobre o mercado de trabalho, terá garantido sua primeira experiência e terá aprendido a lidar com as responsabilidades.

Muitas portas podem se abrir para você se tiver demonstrado interesse e preocupação com essa fase de estudos e trabalho.

Como participar do Jovem Aprendiz Santander?

O Santander possui algumas exigências para os jovens que desejam ingressar em seu programa de aprendiz. São elas:

  • A pessoa deve estar cursando o Ensino Técnico ou Profissionalizante;
  • É preciso ter disponibilidade tanto na parte da manhã quanto da tarde (estar estudando no período da noite) Os horários de trabalho vão de segunda a sexta, das 9h às 15h;
  • Deve ter idade mínima de 16 anos e a máxima de 22 anos (Com exceção em caso de candidatos PCD – Pessoa Com Deficiência);
  • Estar cursando o Ensino Médio ou já ter completado os estudos;
  • Ser a primeira vez que irá participar do programa Jovem Aprendiz.

Importante: essas são regras do Santander, mas as regras do Jovem Aprendiz (para outras empresas, por exemplo) continua sendo as que apresentamos anteriormente.

Para conferir todas as informações para realizar seu cadastro, assim como salário, benefícios, etc, clique aqui e acesse o site do Santander! Por lá, você fará a sua inscrição e concorrerá a uma ótima vaga de emprego.

Conclusão

O programa Jovem Aprendiz abre novas vagas todos os anos, por isso fique atento para quando houver novas oportunidades!

Se preparar para o mercado de trabalho é a melhor forma de se destacar e conquistar bons caminhos profissionais.

Antes de se candidatar, tenha certeza de que você preenche todos os pré-requisitos necessários.

Deixe seu Comentário