Você está preparado para o Jovem Aprendiz Senai? Essa é uma oportunidade única para os jovens entre 14 e 24 anos que desejam ter uma boa experiência profissional antes de entrar (de fato) no mercado de trabalho.
O programa Jovem Aprendiz é para aqueles que desejam se destacar, aprender com quem já possui bastante conhecimento, se superar e chegar no mercado de trabalho preparado e com ótimas oportunidades de emprego.
Ele foi um projeto criado para garantir que todos tenham a chance de conseguir um primeiro emprego sem grandes dificuldades, já que boa parte das empresas prezam por experiência até mesmo de quem está começando.
Se você tem entre 14 e 24 anos, tem interesse em se destacar e se tornar um grande profissional, não deixe de conferir o programa Jovem Aprendiz Senai. A sua grande chance pode estar aqui! Confira, a seguir, mais detalhes.
Leia também:
- Jovem aprendiz Coca-Cola: Como funciona e como participar
- Currículo de Jovem Aprendiz: Como fazer corretamente?
- Como funciona e como fazer um relatório de estágio?
Jovem Aprendiz Senai: Como funciona e como participar
O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é uma instituição privada brasileira de interesse público, e sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, estando fora da administração pública.
Através do Senai, muitos jovens encontram oportunidades de crescer e se preparar para o mercado de trabalho.
Ele é responsável por preparar muitos jovens através de seus cursos profissionalizantes. Dentre eles, é possível encontrar vários cursos gratuitos inclusive.
Ele oferece oportunidade para todos, o que pode fazer toda a diferença na vida profissional de uma pessoa que precisa adquirir esse conhecimento.
E, além dos cursos que preparam essas pessoas para o mercado de trabalho, eles ainda possuem o programa de Jovem Aprendiz Senai.
O que é Jovem Aprendiz?
O Jovem Aprendiz é um programa que foi criado com o intuito de oferecer a oportunidade do primeiro emprego para pessoas que ainda não tiveram essa experiência na vida, voltado para os nossos jovens.
É uma ótima solução para a questão da dificuldade de conseguir uma vaga de emprego hoje em dia, em vista que a grande maioria das empresas pedem experiência profissional para realizar uma contratação.
Há uma Lei que obriga as empresas a acatarem o programa Jovem Aprendiz, contratando jovens que tenham entre 14 e 24 anos para terem sua primeira experiência empresarial.
Deve haver uma porcentagem, que fica entre 5% e 15%, na empresa de jovens trabalhando neste cargo de Jovem Aprendiz. É uma forma do governo garantir que eles sejam incluídos no mercado de trabalho e não sofram com a falta de experiência na hora de conseguir um emprego fixo.
Através desse programa, eles aprendem a trabalhar em equipe, passam a entender os processos que ocorrem dentro de uma empresa, também têm a oportunidade de conhecer algumas áreas e, assim, até mesmo escolher a profissão que irão exercer através disso.
Ou seja, é um benefício para a empresa e para o jovem que precisa dessa experiência inicial para ser bem sucedido lá na frente.
Benefícios Jovem Aprendiz Senai
São vários os benefícios que um Jovem Aprendiz irá receber no Senai. Além do salário referente à Lei do Jovem Aprendiz, ele ainda receberá:
- Férias remuneradas (no mesmo período das férias escolares);
- Assistência médica e odontológica;
- Vale-Transporte;
- Vale-Refeição ou Vale-Alimentação;
- FGTS;
- 13º Salário;
- Cursos oferecidos pelo SENAC.
Observação: o Jovem Aprendiz terá contrato assinado, podendo ter duração de até 2 anos, e irá trabalhar apenas de segunda à sexta. Algo fora disso vai contra as regras do programa e pode ser noticiado.
Visando que seja um emprego para aprendizado, com uma baixa carga horária de trabalho e alguns dias apenas de estudos, é uma ótima remuneração e benefícios que são oferecidos.
Como participar do programa Jovem Aprendiz Senai?
Para começar, você precisará preencher alguns pré-requisitos. São eles:
- Ter entre 14 e 24 anos. Se for PCD (Pessoa Com Deficiência), não há limite de idade;
- Estar estudando, seja no ensino fundamental ou no ensino médio;
- Se dedicar nas atividades teóricas e práticas que são oferecidas pelo programa e também pela empresa na qual estiver trabalhando;
- Ser um bom aluno e um bom profissional, se dedicando em ambos.
Preenchendo esses pré-requisitos, você poderá concorrer a uma vaga como Jovem Aprendiz Senai.
Para participar, você irá acessar o site do SENAI, ir até o final da página e (no canto esquerdo) irá buscar e clicar em “Jovem Aprendiz (Aprendizagem Industrial)”. Ou só clicar aqui mesmo.
Através dessa página, você poderá conferir todos os detalhes sobre o programa de Jovem Aprendiz Senai e encontrar a unidade que está mais próxima à você.
Em seguida, será encaminhado para essa unidade e, a partir daí, poderá conferir as vagas disponíveis para Jovem Aprendiz e fazer sua inscrição!
O processo é super simples e você não terá dificuldades se cumprir os pré-requisitos que o programa exige.
Para agilizar o processo, tenha em mãos os seguintes documentos:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- CPF;
- RG;
- Currículo.
Eles serão exigidos no momento de realizar a sua inscrição.
Conclusão
O programa Jovem Aprendiz Senai não só prepara o jovem para a vida profissional, como também para saber lidar com as responsabilidades, ter mais preparo na hora das adversidades, conhecer novas áreas e saber escolher uma boa faculdade, dentre vários outros benefícios.
E, além disso, existe uma grande possibilidade desse jovem profissional conseguir se destacar e conseguir ser contratado oficialmente como parte da equipe após concluído o tempo do programa.
Isso acontece bastante quando um jovem se dedica de verdade e consegue chamar a atenção pelo seu trabalho bem feito.
Por isso, se você quer participar do programa Jovem Aprendiz Senai, tenha consciência da importância que ele possui para a sua carreira profissional e crescimento pessoal. Você poderá colher bons frutos neste período de dedicação.
O programa é para aqueles que desejam, realmente, aprender e se preparar para ser um ótimo profissional na área que decidir seguir carreira.
Se você é essa pessoa, está dentro dos pré-requisitos que o programa Jovem Aprendiz exige, tem boas notas na escola e quer começar a se preparar para o mercado de trabalho, não perca mais tempo e faça a sua inscrição para participar do programa!
Deixe seu Comentário