Uncategorized

Objetivo profissional no currículo: dicas e exemplos

Objetivo Profissional no Currículo

O currículo é considerado um documento importante na disputa por uma vaga no mercado de trabalho. É um material que não pode ser muito extenso, com no máximo duas páginas. Quem prepara um material muito enrolado e acha que vai se dar bem, está completamente enganado.

Ele deve mostrar as suas experiências profissionais anteriores, suas qualificações profissionais e apresentar um objetivo. Quem faz desta maneira sai na frente dos rivais e tende a ser chamado para uma entrevista. Não é difícil de prepara-lo. A seguir mostraremos exemplos de como você deve fazer.

Como montar um currículo?

O currículo é uma das partes mais importantes para a contratação de um novo funcionário por uma empresa. Ele antecede a entrevista, que é o momento em que o avaliador conhece o candidato. Se o seu objetivo é encontrar um novo emprego, aprenda a preparar da melhor maneira o currículo, sendo que uma das partes é o objetivo profissional.

A pessoa deve entender que o currículo é a sua maior chance de ficar com a vaga. Ter um documento bem estruturado vai fazer diferença entre a escolha por você ou por algum concorrente. Caso esteja buscando a primeira oportunidade no mercado de trabalho, o material apresentado deve estar impecável, já que ainda não possui experiência na área.

A pessoa deve se preocupar com as informações que realmente são necessárias para o avaliador. Por isso, devem tomar cuidado para citarem os cursos já realizados e as empresas que passou anteriormente. Informar o seu objetivo profissional também é importante e alguns recrutadores eliminam os candidatos que não dão essa atenção.

O que colocar nos objetivos profissionais?

Os objetivos profissionais podem ocupar entre três e quatro linhas em um currículo, sendo um espaço para falar sobre informações relacionadas com a sua área de atuação, assim como a vaga que espera ocupar e a oportunidade que pretende ter ao conquistar essa chance. Serve para que os recrutadores encontrem perfis alinhados com os anseios da empresa.

O candidato que escreve bem seus objetivos profissionais possui maiores chances de ficar com a vaga, no mínimo irá aumentar as suas chances de chegar até a entrevista de emprego. Portanto, além de se preparar para entrar no mercado de trabalho ou voltar a exercer uma atividade profissional, é fundamental ficar atento para o currículo, que deve ser elaborado com sabedoria.

É importante que o interessado na oportunidade esteja atento ao que ela disponibiliza. Assim, os objetivos profissionais devem ser escritos de acordo com o que ela necessita. É necessário mostrar criatividade e fugir das fórmulas já preparadas. Tente se destacar entre os outros que estão tentando ficar com a mesma oportunidade.

Quais táticas devo utilizar?

O número de desempregados no Brasil é maior do que 12 milhões, assim as empresas contam com diversos candidatos para uma única vaga. Como a demanda no setor de RH é elevada, é interessante seguir algumas estratégias e táticas para agilizar o trabalho. Pesquisas já indicaram que os avaliadores não perdem mais do que 30 segundos para lerem um currículo.

Como você viu, eles gostam de agilidade e praticidade, então nada de fazer um texto corrido e chato de ler. Prefira colocar as informações em tópicos curtos. Como já destacamos, o objetivo profissional é um dos pontos-chaves para conquistar a empatia do avaliador e ficar com a vaga. Servirá para mostrar um panorama relacionado com o perfil de pessoa que está tentando a oportunidade.

Caso o candidato se preocupe com o clima organizacional da empresa e com os valores adotados na firma, como trabalhar em equipe e colaborar para o crescimento da organização, colocando em prática as suas habilidades, então poderá se destacar entre os demais. É recomendado que o material seja elaborado de maneira direta, focado no perfil da empresa que está fazendo o recrutamento.

Quais as melhores ideias para colocar no objetivo de um currículo?

Diversas pessoas já passaram pelo mercado de trabalho e estão em busca de uma nova oportunidade para retornar. Só que muitas delas ainda possuem dificuldades em encontrar frases curtas e boas para colocarem no objetivo do currículo. De maneira geral, elas devem ser simples, fáceis de entender e objetivas. Mas precisam ser únicas, quem vai com uma frase clichê pode ser descartado.

Para te ajudar nessa missão, preparamos uma lista com frases boas que podem ser utilizadas. Não esqueça de fazer adaptações focadas no seu segmento. Elas podem deixar o seu currículo mais atraente e te ajudar nessa busca por uma oportunidade. Outra dica interessante é unir duas em uma só.

Veja os exemplos:

  • Pretendo entrar para a equipe de funcionários da empresa, com o objetivo de crescer profissionalmente e de modo produtivo. Além disso, posso contribuir para o desenvolvimento da organização e de seus lucros.
  • Estou em busca de novos desafios profissionais e pretendo ter uma efetivação. A geração de resultados positivos e o desenvolvimento de minhas habilidades são meus objetivos profissionais. Quero auxiliar no crescimento qualitativo e quantitativo da empresa.
  • Estou à procura de uma efetivação, para que consiga colocar em prática o que eu aprendi ao longo do meu tempo de estudos. Pretendo desenvolver minhas habilidades e contribuir para o crescimento da organização.
  • Quero uma vaga que eu possa pôr as minhas habilidades em prática, para colaborar com a equipe de trabalho, buscando o crescimento da organização e o meu desenvolvimento pessoal e profissional.

Posso aumentar minhas chances de contratação?

Sim, existem alguns passos que podem fazer com que você seja o escolhido para a função que está vaga. A disputa pelas melhores vagas tem sido intensa, então é preciso colocar estratégias em prática, para reduzir as chances de erro e ampliar as possibilidades de acerto.

Avalie bem a cultura organizacional da empresa que pretende trabalhar, isso pode ser feito com base em uma pesquisa prévia. Não tenha medo de expor os seus defeitos, mas faça isso com cautela.

Se prepare bem para a entrevista de emprego, existem alguns questionamentos comuns que os patrões gostam de fazer. Não deixe de responder nenhuma pergunta e seja firme nas respostas.

Deixe seu Comentário