Carreira

Recolocação profissional: saiba como fazer

Recolocação profissional

O atual cenário econômico brasileiro e internacional faz com que muitas empresas contém com inúmeras incertezas. E estas incertezas, mescladas com um mercado imprevisível e dinâmico, faz com que estas entidades, muitas vezes, acabem reduzindo a quantidade de pessoas que compõem a equipe de funcionários.

E passar por uma demissão definitivamente não é uma das coisas mais agradáveis para se vivenciar. Este ato, apesar de ser comum durante toda uma carreira profissional, pode acabar nos deixando tristes, arrasados e decepcionados – mesmo quando a culpa não necessariamente seja nossa.

Acontece que a demissão, apesar de difícil, pode ser encarada de uma forma totalmente diferente para algumas pessoas: uma oportunidade para se renovar e crescer profissionalmente. Não é fácil abandonar hábitos confortáveis, ainda mais em questões profissionais, mas experimentar novas áreas e profissões é algo que pode nos ajudar, e muito, a desenvolver novas habilidades – e novas habilidades significam, também, maiores oportunidades.

E esse misto de altas demissões no mercado e novas possibilidades de emprego faz com que muitas pessoas busquem por uma recolocação profissional. Sendo assim, se você busca por novas experiências no mercado de trabalho, saiba agora algumas das melhores dicas para alcançar novas oportunidades e se recolocar profissionalmente.

Recolocação profissional: o que é preciso?

Que estamos vivendo tempos incertos mercadologicamente, isto quase ninguém duvida. Mas, apesar disso, novos tipos e modelos de empregos continuam surgindo a todo momento. E para nos adequarmos à isto, é necessário muita persistência.

É necessário persistir sempre, estar sempre buscando por novas habilidades que façam com que você se diferencie dentro dos demais no mercado de trabalho. Dessa forma, persista, persista muito e, também, utilize de algumas dicas que podem lhe ajudar, e muito, a se recolocar profissionalmente.

Saiba se você possui o Outplacement

Algumas empresas oferecem um tipo de suporte para aquele profissional que acaba sendo demitido. Este suporte, que não é ofertado por todas as organizações, se chama Outplacement, e consiste, basicamente, na orientação e no apoio aos profissionais que começaram por uma procura por um emprego após a demissão efetiva.

Mas vale ressaltar que definitivamente não são todas as empresas que oferecem este suporte – então, verifique se você tem direito à ele, e aproveite.

Olhe para a sua própria carreira profissional

Uma demissão pode se tratar de um momento muito difícil e até mesmo vir a acarretar em muitas dificuldades, mas faça proveio deste período para olhar para trás e reavaliar todas as suas experiências durante a sua carreira profissional. Olhe para todas as suas habilidades pensando em readequá-las para o atual cenário.

Reflita, pense nos quesitos os quais você precisa investir, mudar e se aprimorar para, então, ser um melhor profissional.

Novas metas para o futuro

Assim como já citado anteriormente, é recomendado que você faça avaliação de todos os seus pontos positivos, negativos e que podem melhorar e contribuir para o seu crescimento profissional. A partir disso, estabeleça novas metas e objetivos para a sua carreira, não deixando de sonhar alto – já que é exatamente isto que irá guiá-lo pelo caminho que você realmente pretende seguir.

Saiba que cada passagem por uma organização, instituição ou o que for é um ponto a mais para a nossa carreira e uma experiência à mais para a nossa vida – o que pode nos render muito mais domínio sobre determinadas informações.

Mantenha o seu currículo e as suas redes sociais sempre atualizadas

Não adianta, as redes sociais são, atualmente, as portas de entradas para muitos empregos e profissões. Por estarmos conectados à elas quase que 100% de nosso o tempo, apresentando lá nossos gostos, experiências e, também, nossas habilidades, as mídias servem quase que como um currículo digital aberto ao público.

Por isso, é importante não só tomar cuidado com o que apresentamos nestas mídias, como também cuidar com um certo carinho delas, atualizando informações importantes com uma certa frequência – afinal de contas, nunca se sabe quando um empregador pode topar com você em sua própria rede social não é mesmo?

Procure por sites de vagas de emprego

Existem diversos tipos de sites e aplicativos ofertando diariamente diferentes tipos de vagas de emprego. Sendo assim, aproveite a praticidade e a grande diversidade que a internet proporciona em relação aos anúncios de emprego e procure por algo que possa agregar positivamente em sua vida profissional ou, pelo menos, que lhe agrade como pessoa.

Um dos pontos mais positivos de se fazer isso é o fato de ser totalmente gratuito na maioria dos sites – além de você poder realizar uma busca filtrada, que te dará opções mais certeiras sobre o que você realmente está procurando. Dessa forma, mantenha sempre um currículo em documento Word ou PDF atualizado com as melhores das suas informações e, ao navegar pelos sites de divulgação de empregos, não existe em se cadastrar no que lhe for interessante.

Esteja sempre atualizando as suas profissões

Com um mercado tão dinâmico, em que conhecimentos fundamentais mudam de uma hora para outra, nos restando apenas a missão de nos adaptarmos novamente, você não pode se dar ao luxo de se manter desatualizado. Por isso, esteja sempre em contato com novas informações, buscando por cursos que agregam profissionalmente à sua carreira e palestras que debatam temas importantes para a atualidade.

Leia livros, se inspire em grandes personalidades e esteja sempre de olho nas novidades que surgem e recheiam o mercado de trabalho, para nunca ficar para trás. Estar sempre se atualizando é buscar por uma renovação frequente – o que pode vir a lhe dar mais e mais oportunidade dentro do mercado empreendedor.

Usufrua do seu tempo livre para preenchê-lo com informações relevantes e que possam dar um UP na sua carreira. Atualmente, com a democratização da internet, está cada vez mais fácil encontrar no YouTube, em blogs ou plataformas de podcasts assuntos que podem ser úteis para o nosso crescimento profissional – então tente absorver o máximo possível do melhor que a internet tem a oferecer.

Sendo assim, siga essas dicas e tente aproveitar o máximo do que lhe parecer interessante e importante para a sua vida profissional. Persista e estude, assim você terá mais chances de se realocar profissionalmente.

Deixe seu Comentário