Currículo

Como enviar currículo pelo WhatsApp? Aprenda de vez aqui!

Usado da maneira certa, o WhatsApp pode dar aos candidatos uma forte vantagem competitiva em um mercado de talentos de alta demanda. O aplicativo é onde as conversas acontecem para a maior parte do mundo e dispensa apresentações.

É o lugar onde as pessoas se comunicam de diversas formas. Com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais, é de longe o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Só em 2016, havia 3 vezes mais mensagens enviadas via WhatsApp do que via SMS em todo o mundo.

Para os recrutadores que procuram se conectar com talentos, faz sentido encontrá-los no WhatsApp.

Já para os candidatos que vão enviar o currículo por lá, as facilidades também são grandes, já que o processo é simplificado.

Afinal, enviar o currículo pelo WhatsApp é mais fácil e acessível, especialmente pelo fato de os candidatos estarem em um “ambiente” natural e confortável para eles, e não há nada mais natural para a maior parte do mundo do que conversar no WhatsApp.

Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar como enviar currículo pelo WhatsApp e explorar todas as possibilidades para conseguir um emprego utilizando a plataforma.

Confira também dicas para enviar as mensagens aos recrutadores. Vamos lá?

Como se apresentar ao enviar o currículo pelo WhatsApp?

whatsapp

Ao enviar seu currículo pelo WhatsApp, comece com uma saudação educada. Sempre que você enviar um ping para um empregador no WhatsApp (ou em qualquer outra plataforma de mensagens instantâneas), inicie sua conversa com um educado “Olá” ou “Oi”.

É claro que todos já sabem disso, mas enviar o currículo ao recrutador de forma antecipada, sem uma introdução e sem dizer como encontrou a vaga e por que se candidatou ao emprego deles, não criará a melhor primeira impressão.

Então, depois de dizer “Olá”, vá em frente e pergunte como eles estão, diga onde encontrou a vaga e por que está se candidatando. Mantenha um tom de voz respeitoso e educado em toda a sua mensagem.

Exemplo:

“Olá, boa noite! Espero que esteja bem. Me chamo XX, vi o anúncio sobre a vaga XX e fiquei interessado (a). Por isso, estou enviando em anexo o meu currículo. Desde já, obrigado(a)!”

Veja também:

Dicas sobre o que escrever na hora de enviar seu currículo pelo WhatsApp

whatsapp

Veja, agora, mais algumas dicas sobre o que você pode estar escrevendo durante a troca de mensagens com o recrutador:

Use frases completas

O responsável pela contratação não conhece você ainda (eles conhecerão em breve!). Por isso, ao escrever sua mensagem para eles, use frases com educação e completas para mostrar a eles que você é um craque da comunicação profissional.

Revise sua mensagem

Verifique a ortografia correta, uso de pontuação e gramática. Não se esqueça de capitalizar suas letras e adicionar pontos finais no final de suas frases. Prestar atenção a coisas tão pequenas, mas importantes, pode fazer um mundo de diferença!

Apesar do envio do currículo pelo WhatsApp ter um grau de formalidade menor do que quando o currículo é enviado por e-mail, não esqueça de fazer o uso correto da gramática e de manter a conversa em nível formal.

Dica extra: antes de mais nada, siga sempre as instruções do empregador sobre como enviar seu currículo. O anúncio de emprego deve fornecer informações detalhadas sobre como você deve se candidatar.

Se você for solicitado a enviar seu currículo por WhatsApp, poderá ser informado sobre qual formato deve usar para seu currículo, o que incluir no corpo da mensagem de texto e o prazo em que o empregador precisa recebê-lo.

Por exemplo, o empregador pode solicitar que você carregue ou envie por e-mail seu(s) documento(s) em PDF ou documento do Word.

Ao enviar um currículo ou carta de apresentação por WhatsApp, normalmente você será solicitado a adicioná-los à mensagem como anexo (documento do WhatsApp).

Como enviar seu currículo pelo WhatsApp?

whatsapp

Se você está enviando um currículo no WhatsApp pela primeira vez e não sabe como, siga os passos abaixo:

Para enviar um documento via WhatsApp no Android:

  • Abra o bate-papo com a pessoa para quem ou o grupo para o qual você deseja enviar o documento;
  • Na caixa de texto, clique no ícone do clipe de papel;
  • Clique em “Documento”;
  • Procure o documento na pasta do seu dispositivo e clique nela;
  • O documento é enviado. Você pode clicar no arquivo e fazer o download para visualizá-lo.

Para enviar um documento via WhatsApp no iOS:

  • Abra o bate-papo com a pessoa ou o grupo para o qual você deseja enviar o documento;
  • Clique na seta à esquerda da caixa de texto e escolha “Enviar documento”;
  • Navegue no documento do iCloud e clique nele;
  • O documento é enviado. Você pode clicar no arquivo e fazer o download para visualizá-lo.

Dicas para criar um bom currículo

whatsapp

Na hora de criar o seu currículo online, aproveite a oportunidade para se apresentar e destacar seus verdadeiros talentos. Revise o anúncio de emprego e adapte sua mensagem ao empregador de acordo com a vaga.

Deixe seu potencial recrutador saber como seu conjunto de habilidades o tornará uma excelente opção para a função anunciada.

Você é maravilhoso do jeito que é, não precisa errar no seu currículo ou embelezar sua experiência em suas mensagens. É melhor não querer saber o que acontece depois de mentir no seu currículo.

Escolha um formato de arquivo de currículo apropriado à vaga. Ao ler atentamente a lista de empregos para obter instruções sobre o envio do currículo, priorize o formato que o empregador prefere para o seu currículo.

Se não houver instruções, envie o currículo como um documento do Microsoft Word (.doc ou .docx) ou como um documento PDF. Estes são os formatos mais comumente preferidos pelos empregadores.

Se você salvou seu currículo como um Documento Google ou com um software de processamento de texto diferente do Microsoft Word, converta seu currículo em um documento do Word.

Você deve poder clicar em “Arquivo”, depois em “Baixar”, e salvá-lo como um documento do Word ou PDF.

Se gostou desse texto, não deixe de comentar e compartilhar com mais amigos!

Deixe seu Comentário