Você abriu uma empresa e contratou funcionários, mas nunca ouviu falar sobre a declaração de trabalho? Este documento pode ser solicitado pelos colaboradores ao departamento de recursos humanos de uma empresa a qualquer momento e para diferentes finalidades, com o intuito de comprovar a existência de um contrato de trabalho.
Ele pode ser exigido por bancos, instituições, escolas e até para garantir a vaga de uma criança em uma creche. Nestes casos, a declaração de trabalho vai servir para confirmar o vínculo empregatício formalmente e conferir valor jurídico ao que está sendo afirmado no documento. Geralmente, ela é feita para relações de trabalho que não estão descritas na Carteira de Trabalho (CTPS).
Mas, afinal, como fazer uma declaração de trabalho? Quais informações ela deve conter? Continue a leitura e aprenda como fazer uma declaração de trabalho passo a passo!
Como fazer uma declaração de trabalho simples?
De modo geral, a declaração de trabalho é muito fácil e simples de ser feita. Afinal, a sua função principal é afirmar que uma pessoa é empregada de uma empresa ou pessoa física. Por isso, ela não precisa conter muito mais informações que isso, isto é, deve ser objetiva e simples.
Neste caso, o documento deve conter os dados pessoais do funcionário, tais como nome completo, RG, CPF, estado civil, nacionalidade, além de informações sobre o cargo desempenhado na empresa, tipo de trabalho e data da contratação.
Finalize informando a cidade, dia, mês e ano, o nome completo da pessoa que está declarando (a empresa, chefe ou departamento) e assinatura, que é o principal ponto para garantir a validade da declaração. Vale lembrar que, apesar de ser um documento mais simples, precisa ser escrito de maneira totalmente formal.
Veja também:
- Contratar bons funcionários: Confira 3 Testes Simples e Essenciais não errar na contratação
- 7 Dicas para garantir o sucesso em RH
- Mapeamento de competências: uma carta na manga do RH
5 modelos de declaração de trabalho
Os tipos de declaração de trabalho vão variar conforme o objetivo da solicitação. Por isso, separamos abaixo alguns dos principais modelos para diferentes finalidades que você pode usar, conforme o seu caso. Veja:
1 – Declaração de trabalho simples
Declaramos para os devidos fins que o(a) Sr(a). (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), no RG nº (informar) e portador(a) da CTPS nº (informar), é funcionário(a) desta empresa desde (data em que ocorreu a contratação) atualmente no cargo de (cargo ocupado no momento).
(localidade), (dia) de (mês) de (ano).
(assinatura)
(nome do responsável)
(cargo do responsável)
(nome da empresa)
CNPJ nº (informar)
2 – Declaração de trabalho para creche
Declaramos para os devidos fins, que _____________, inscrito (a) no CPF nº________, portador (a) do RG de nº _____________ ocupa o cargo de _______ na empresa _________, CNPJ nº____________, desde [data de início do trabalho], tendo uma jornada de trabalho das ___ às ___ horas.
Por ser expressão da verdade, assino a presente.
[Local, Dia, mês e ano]
(Assinatura)
(Nome do representante da empresa)
(Cargo)
(Nome da empresa)
(Número do CNPJ)
3 – Declaração de trabalho para autônomos (informal)
Eu, ____________, inscrito (a) sob o CPF nº ____________, portador (a) do RG nº___________, declaro, para fins de comprovação de renda, que exerço trabalho de função autônoma, desde ____________________ [data de início da atividade], obtendo como remuneração média mensal de __________ [valor dos ganhos].
Local, Dia, mês e ano
(Assinatura)
(Nome completo do profissional autônomo)
4 – Declaração de trabalho para faculdade
Eu, [nome do empregador], declaro para os devidos fins, que o senhor (a) [nome do empregado], inscrito sob o CPF nº ____________, portador do RG nº___________, trabalha na minha empresa no cargo de ________, de segunda a sexta-feira, das [horário de início e término do expediente], sendo que a sua contratação aconteceu em ___/___/___.
Local, Dia, mês e ano
(Assinatura)
(Nome do empregador)
(Cargo)
(Nome da empresa)
(CNPJ)
5 – Declaração de trabalho voluntário
Declaramos que [nome do trabalhador], inscrito sob o CPF nº ____________, portador do RG nº___________, prestou trabalho voluntário nesta instituição, entre o período de ___/___/___ a ___/___/___, como [nome da função]. Ele desenvolveu atividades relacionadas à ________, _________ e ________.
Local, Dia, mês e ano
(Assinatura)
(Nome do representante)
(Cargo)
(Nome da instituição)
Gostou de aprender como fazer uma declaração de trabalho? Compartilhe esse artigo!
Até a próxima!
Deixe seu Comentário